Avaliação de Fragrâncias ck2: Fatalmente o Segundo

ck2: Fatalmente o Segundo

08/08/16 05:24:43 (Um comentário)

por: Sergey Borisov

O design da embalagem de ck2 me faz lembrar de uma garrafa refrigeradora high-tech que tem dentro a mais pura água do planeta vinda de glaciares remotos, fretada via aérea e em que cada gole comprova seu preço, ridículo à primeira vista.

Esta água simultaneamente faz lembrar duas coisas aparentemente opostas: exotismo e simplicidade, – e ambos são sobre a água. Urbana e natural, feita por mãos humanas num quadrado arredondado pela natureza, esta é uma ideia de embalagem simples - que faz um elo entre os dois opostos, para se dirigir ao mundo com a garantia de que não falta nada.

Outra declaração desta fragrância é a falta de importância do gênero e a alta importância da comunicação, entre pessoas como pessoas. A água é para todos, e para bebê-la não é preciso ser um homem ou uma mulher ou fazer parte de uma estrutura social, religiosa, política ou nacional. A água é o primeiro sinal de vida. 

A fragrância é muito próxima da ideia da água e cheira familiar para mim. Todas as famosas fragrâncias ozônicas baseadas em Calone dos anos 90 vieram à minha mente. Os aromas aos quais chamamos fragrâncias de melancia: L`Eau par Kenzo, L`Eau d`Issey Issey Miyake, Acqua di Gio Pour Homme Giorgio Armani, Cool Water Davidoff, e uma grande variedade de flankers de verão aquáticos, gelados, energéticos. Lembro algumas fragrâncias de nicho deste gênero como Jamais le Dimanche EgoFacto e  Embruns d`Essaouira Montale.

Fui buscar todos os perfumes de "água" que tenho de momento: até os mais intensos perfumes de melancia dos anos 90 são mais ricos e mais complexos do que ck2. Parece que Pascal Gaurin teve a missão de criar uma fragrância tão simples e minimal como a água, mais simples do que as aguarelas de seus mentores, Pierre Bourdon e Sophia Grojsman. ck2 está perto da mais básica simplicidade, está ainda mais perto da água do que L`Eau d`Issey de Issey Miyake em seul lendário frasco em forma de gota.

O Calone em ck2 toma naturalmente a forma de seu ambiente: peônia e pétalas de rosa, uma ocasional tangerina e folhas de violeta. Um leve pó de violetas flutua como um nevoeiro transparente sobre a água. Um almíscar ligeiramente frutal e madeiras minerais na base mantêm o único local mais ou menos seco em toda a composição, e produzem um efeito atalcado. A impressão geral de ck2 é o orvalho matinal antes dos raios de sol, e o astral é pacífico e relaxado.

É surpreendente que eu não senti alusões a detergente ou sabonete, não há nada em comum com qualquer "química", poderia ser facilmente outro Odeur Commes des Garcons com um qualquer número, mas o algarismo já está lá – 2!

ck2 não pretende sobrepôr-se ao clássico ck one, ele é calmamente e amavelmente submisso, tal como acontece em cada casal, permitindo ao outro ser mais brilhante e "melhor".

Quem sabe, talvez ainda tenhamos um ck3 ou mesmo ck∞ para largar os números e entrar noutra definição a caminho da liberdade.

ck2 Calvin Klein

top: wasabi, tangerina, folha de violeta, pêra;
coração: pedrinhas, rais de iris, rosa, peônia, hedione;
base: vetiver, sândalo, incenso, almíscar branco.

Sergey Borisov

Sergey Borisov está envolvido na perufmaria desde o início dos anos 90 quando ele tinha seu programa dedicado aos perfumes “Close to Body” ra rádio Krasnoyarsk (1993). Como entusiasta de perfumes (conhecido como moon_fish), ele se tornou famoso na Rússia pela sua tradução de  Luca Turin Perfume: Le Guide. Ele fez carreira como jornalista de fragrâncias e colaborou com revistas importantes como GQ, Vogue, Elle, Cosmopolitan, Interview, Forbes, Allure, Robb Report, Flacon, Departure, RBC-Style, TSUM-Magazine (2008-2016). Suas colunas online para RBC-Style.ru, Vogue.ru, e GQ.ru (2006-2015) deram-lhe reconhecimento internacional e um convite para ser editor da edição russa de “The Little Book of Perfumes” de Luca Turin & Tania Sanchez.  Sergey Borisov foi convidado como conferencista na Esxence 2012 (Milão) e Intercharm 2015 (Moscou). Em 2013, Sergey integrou a equipe Fragrantica

Traduzido por Miguel Matos.

MEH



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Rachelsam
Rachelsam

Não sei pq mas senti algo q já conhecia.... fiquei 2 dias tentando lembrar... Thierry mulher womanity EDP. Péra. .. Não pode ser não tem figo nas notas! Coloquei womanity num braço e voltei pra loja.... borrifei este no outro braço e bingoooo! Tem uma pegada aquática, quase salgada...que faz lembrar o womanity. Só q muito mais leve (b diluído),alegre e agradavel... algo doce no fundo q lembra figo, acho q é a folha de violeta mais a peônia...
Posso estar louca, mas foi o que senti...

Aug
08
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Marcas populares e perfumes: