Coluna Viciado: Como Eu Mudei como um Amante de Perfumes ou a Análise do Ano de 2016

Viciado: Como Eu Mudei como um Amante de Perfumes ou a Análise do Ano de 2016

01/06/17 09:28:01 (2 comentários)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Addicted Column logo

Como um autoproclamado viciado em fragrâncias, uma coisa que eu posso dizer com certeza é que os meus gostos por cheiros muda, assim como meus hábitos de compras, meu olfato, e minha atitude geral em relação à indústria de fragrâncias em geral. Aqui, na virada do ano, eu ofereço algumas reflexões em como meus pensamentos e ações mudaram e encorajo vocês a enviar suas próprias reflexões no campo de comentários abaixo!

frasco de perfume largando dinheiro

O Alto Preço do Perfume

Fragrância tem se tornado como um todo muito cara. Eu sei disso há anos, mas 2016 foi o ano onde eu finalmente “me enchi” dos preços ridículos de muitos perfumes que oferecem pouca originalidade ou longevidade. Eu não sou de forma alguma um esnobe de marcas e com milhões de opções disponíveis para mim via internet, eu não me sinto compelido a buscar o último perfume exclusivo, de nicho ou de luxo. Eu posso ficar feliz com um flanker de designer de $25 USD assim como um com uma criação vanguardista europeia de $250 USD. Eu não sou mais um colecionador de frascos e a qualidade de ingredientes no perfume não está sempre de acordo com a etiqueta de preço. Eu sou professor e escritor então acessibilidade é sempre chave. Minha conclusão é que se cheira bem e me faz feliz então estou rendido.

Agora, estou sempre grato de receber uma amostra ou item grátis de uma marca ou agência de RP e discutir minhas impressões honestas sobre perfumes apesar de seu preço, mas de forma alguma eu acredito que preço signifique qualidade. Isso é ainda mais reforçado para mim enquanto comprando fragrância na Europa no começo do ano quando eu experimentei centenas de fragrâncias (que custam mais do que a prestação do meu carro) enquanto estive na Milan’s Esxence mas aproveitei meu Monotheme de $15 USD e Erbolario de $25 USD tanto quanto algumas das criações artísticas que as pessoas estavam discutindo por toda parte. No final das contas, eu amo variedade, então eu prefiro ter 10 fragrâncias acessíveis que criam um armário de opções do que apenas um perfume pelo preço de 10.

 

Ebay Addict

Minha Resposta ao Alto Preço do Perfume

Ebay é tanto meu melhor amigo quanto inimigo. Buscar na categoria de fragrâncias é um prazer cheio de culpa que é às vezes terapêutico e às vezes vergonhoso. Para reduzir a vergonha e aumentar o prazer, eu desenvolvi uma nova abordagem para a navegação. Eu costumava simplesmente buscar por todos os itens novos listados como “Buy It Now”, mas isso me levou a gastar demais e depois ter remorso (há a vergonha que eu mencionei). Então nesta última primavera eu coloquei limites de preço no menu de busca no lado esquerdo da página para visualizar apenas itens entre $8 e $35 USD.

Por que esses preços? Qualquer preço abaixo disso retorna frascos vazios e amostras ou miniaturas, itens que eu nunca compro. Qualquer preço acima é simplesmente muito (sim, realmente, com raras exceções). E deixei me dizer, você ficaria surpreso com o que eu consigo encontrar nessa faixa de preços, meus amigos. Eu já consegui fragrâncias maravilhosas, às vezes frascos usados, às vezes testes (eu não consigo em vendedores do EBay o suficiente para comprar decants ou frações). Eu já encontrei L’Artisan, Chanel, Diptyque, Goutal autênticos... Faça uma tentativa e veja o que aparece. A caça é a melhor parte de todas!

colagem de fragrâncias

O Armário é Dinâmico, ou seja, Nada de Back-ups

Eu costumava comprar back-up de aromas favoritos com medo de que fossem descontinuados ou reformulados. O fato é que em 2016 eu especialmente aceitei que a) Eu provavelmente nunca usarei meus back-ups porque vamos combinar que eu nunca termino um frasco, b) há sempre CENTENAS de outros perfumes que eu gostaria de adicionar à minha “wish list” toda semana, c) perfumes de que eu gosto hoje posso me cansar amanhã, e d) uma coleção de fragrâncias é dinâmica, uma entidade em transformação. Assim sendo, eu prefiro ter uma variedade de escolhas do que um tesouro de perfumes similares.

Narizes

Uma Crescente Consciência da minha Anosmia

No verão passado eu tive o privilégio de visitar uma feira internacional de fragrância aqui no Sul da Flórida onde eu encontrei muita gente que trabalha nos bastidores da indústria de fragrância – narizes, avaliadores, químicos, exportadores, etc. Você pode ler tudo sobre a minha estimulante experiência em World Perfumery Congress 2016: Sustainability, Virtual Reality, and New Aromachemicals. Na foto abaixo você pode me ver no Congresso.

No final do dia eu sentei com Brian Campbell, perfumista sênior na IFF, para explorar algumas das moléculas aromáticas que foram criadas e como a inclusão desses materiais melhoram/mudam a composição em uma variedade de formatos (por exemplo, cera vs álcool vs loção). Nós lenta e metodicamente exploramos um número de produtos interessantes e Brian tinha guardado o que ele considerava o mais pungente como exemplo final.

Eu estava empolgado para finalmente experimentar esse grandioso aroma ambarado e Brian introduziu o perfume, me advertindo sobre sua força e volatilidade. Então com cuidado e hesitação eu coloquei meu nariz sobre o recipiente com vela perfumada. Hmmmm. Nada. Eu balancei minha cabeça como se eu tivesse cheirado a fragrância, com medo de dizer que não tinha sentido nada. Aí eu cheirei a fita olfativa do aroma na base em álcool. Novamente, nada. Insira um palavrão aqui.

Como poderia ser que um crítico viciado em perfume não poderia registrar o que um perfumista classificou como um aroma pungente e dominante? O que isso significa para a minha vida? Quais outros aromas eu posso não estar registrando?

Brian perguntou sobre a minha impressão e eu de repente senti o salão inteiro da feira em silêncio e todos os olhos focados em mim.

"Ummmm, é....."

Honestidade é a melhor política, disse a mim mesmo.

“É... Eu na verdade não sinto o cheiro.”

Brian olhou para mim e respondeu, “SÈRIO”?

“Sim, por algum motivo eu não sinto nada. Quero dizer, os outros exemplos eu senti, mas este aqui... nada.”

“É possível”, ele começou, “que você seja anósmico a este material.”

Oh o horror, a vergonha, o embaraço.

“Acontece com todos nós”, ele educadamente acrescentou.

E com essa experiência eu comecei a perceber que todos nós temos limites em relação às nossas habilidades olfativas e talvez esse seja um dos motivos de nossa experiência aromática ser tão diferente. Aparentemente, não é garantido que todos possamos perceber a mesma gama de cheiros da mesma forma!

Meu nome é Marlen e, sim, há alguns aromas que eu simplesmente não consigo cheirar.

Marlen no World Perfumery Congress

Aqui vão alguns artigos de 2016 da minha coluna Viciado para a sua apreciação:

Desejo a todos um feliz 2017 perfumado de aromas acessíveis, compras agradáveis, um armário em expansão e uma aceitação dos nossos próprios limites olfativos.

 

Image of the author

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Editor-Chefe e Colunista

Dr. Marlen Elliot Harrison é jornalista no segmento de fragrâncias, suas publicações têm aparecido na imprensa internacional e em publicações on-line, tais como Playboy, Men’s Journal, Men’s Health e no The New York Times. Marlen também trabalha como coordenador de escrita no Museu Nacional de História Natural e como professor/supervisor do corpo docente de Literatura para os programas de pós-graduação on-line da Southern New Hampshire University’s. Saiba um pouco mais sobre Marlen em www.marlenharrison.com.

Tradução: Daniel Barros

 

 





Advertisement

AlizeBernardes
AlizeBernardes

Procurar perfumes de desapegos tem se tornado um vício para mim. Prazer e culpa definem a busca incessante por aromas diferentes a baixo custo. Isso me fez perceber que tenho dado mais importância em adquirir uma variada gama de perfumes que não conheço - principalmente, pois os que já conheço e gosto mas não possuo sempre vão ficando para depois - do que para repor amadas fragrâncias que acabaram e que custam mais salgado sim, porém facilmente poderiam ser adquiridas com o valor que gastei nessas compranças sem fim. Ás vezes me questiono sobre se realmente quero acabar acumulando 50 frascos de perfumes que não terminam nunca ou ter 5 ou 10 perfumes realmente amados (deixar os que gosto e só ficar com os que amo), mas quando olho para a lista dos desejados, não sei se eu conseguiria manter a sanidade mental com tantos cheirosos à minha espera - pelo menos não acompanhando o fragrantica quase em tempo real, hahahaha

Jan
17
2017
Joanna
Joanna

Se na Europa e Estados Unidos os preços estão altos, no Brasil o valor é de 2 a 3 vezes maior!!!!

Jan
08
2017

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

IX Ambre OttomanRPL
IX Ambre Ottoman

ExoticaMaison Du Sage
Exotica

Noir WoodMaison Du Sage
Noir Wood

Prima VeraMaison Du Sage
Prima Vera

Velvet AngelMaison Du Sage
Velvet Angel

DesireMaison Du Sage
Desire

Aqua NeroMaison Du Sage
Aqua Nero

Green MuskMaison Du Sage
Green Musk

Rose BrillantMaison Du Sage
Rose Brillant

AmberloveMaison Du Sage
Amberlove

Blue MoonMaison Du Sage
Blue Moon

Rose MillesimeeJovoy Paris
Rose Millesimee

VelorumTiziana Terenzi
Velorum

VetyverBahoma London
Vetyver

Imperial OudBahoma London
Imperial Oud

ErebusBahoma London
Erebus

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

JolieBahoma London
Jolie

Pepe & MentaSinfonia di Note
Pepe & Menta

PatchouliSinfonia di Note
Patchouli

HoS N.004House Of Sillage
HoS N.004

TuberosaBahoma London
Tuberosa

Marcas populares e perfumes: