📡 Fragrantica team reporting Esxence live now from Milan, Italy! Click to watch! 📺
Coluna Viciado: Aqueles Que Eu Comprei Apenas pelos Frascos

Viciado: Aqueles Que Eu Comprei Apenas pelos Frascos

09/28/16 13:01:45 (5 comentários)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Embora nós regularmente foquemos no aroma de uma fragrância – afinal é o líquido que usamos e que nos acompanha ao longo de nossas experiências – eu sei que muitos de nós somos atraídos pelo design e embalagem. Cor, formato e textura têm um papel vital na criação do conceito visual de uma fragrância, sem o qual é um fenômeno completamente invisível e intangível. E eu sou o primeiro a admitir que às vezes é um frasco que inicialmente prende a minha atenção. Na verdade, houve um tempo que toda prateleira, penteadeira e mesa de canto na minha casa foram agraciadas com um frasco favorito e as prateleiras do meu banheiro pareciam uma perfumaria!

Marlen's bathroom in Osaka
Banheiro de Marlen em Osaka, ca 2005

Embora eu não mais exiba minhas fragrâncias em prateleiras ou penteadeiras, exceto por duas ou três no meu banheiro (devido à minha atual situação e desejo de proteger minhas fragrâncias da luz e calor), eu ainda adoro um fraco intrigante de todo jeito. Então, sem mais delonga, eu apresento 7 frascos, sem qualquer ordem particular, que gritaram pela minha atenção, tanto que eu o aroma foi secundário para os frascos como objetos de arte.

É um raro evento quando uma marca anuncia o designer de um frasco e infelizmente eu não tenho ideia sobre os cérebros por trás de muitos dos meus frascos favoritos. Então aqui vai um chamado para que mais marcas divulguem, e não apenas divulguem, mas celebrem os criadores de frascos em adição aos narizes!

floruish

Fendi Asja

Fendi AsjaImagem de Victor Wong

 

Fendi Asja é um dos meus frascos favoritos e um que meu nariz inexperiente não ligou muito pois meus olhos é que foram afetados. Os hemisférios com listras pretas e douradas com um texto em vermelho foi lançado em dois formatos diferentes para os diversos tamanhos dos frascos. Mesmo a caixa vermelha, preta e dourada de tema similar era atraente. O design como um tudo foi inspirado em art déco e decoração asiática, mostrando motivos e cores laqueados tradicionais.

Este é um perfume que eu orgulhosamente coloco na minha penteadeira e prateleira do banheiro. Seu plástico opaco protege o líquido do exterior, um oriental alinhado criado por Jean Guichard (CK Obsession for Women) na veia de YSL Opium e Chanel Coco, mas lançado em 1992, cerca de dez anos mais tarde. Ainda assim, eu adorei o aroma apesar de preferir Coco EDP hoje em dia. Esse foi um frasco que pareceu menos como um frasco e mais como um acessório de antiquário.

floruish

Halston
Man/Woman Amber

Halston Woman Man Amber

Originalmente projetado em 1975 pela modelo italiana que virou designer Elsa Peretti, os frascos de Halston se tornaram ícones clássicos da perfumaria. Enquanto o frasco feminino original nunca me encantou, visualmente, o vidro marrom translúcido e verde acinzentado dos masculinos Z e I com seus torsos beliscados e tampas como cabochão são obras de arte de sofisticada simplicidade.

Quando eu primeiro avistei os novos perfumes Man/Woman e Man/Woman Amber, pensei que eles eram maravilhosos e me lembravam de uma escultura Koons. Porque eu gosto tanto de Z-14 e I-12, e porque esses novos Halton podem ser encontrados on-line por preços tão acessíveis, eu me esbaldei e comprei 4 dos frascos cobertos de prata e ouro por um total de 50 dólares. Fiquei surpreso em descobrir que eu absolutamente adoro o novo Halson Woman e Woman Amber assim como Man Amber. O novo Halston Man me deixou um pouco frio. Eu mantenho alguns deles na pia do meu banheiro por eles serem tão chamativos. Esses foram um caso de comprar frascos porque eram bonitos mas dando conta das fragrâncias por dentro.

floruish

Pasha de Cartier

Pasha

Foi o frasco de Pasha de Cartier lançado em 1992 que primeiro capturou meu olhar como um adolescente louco por perfumes. Contudo, devido à alcarávia e musgo de carvalho na composição de Cavallier, o aroma nunca me conquistou. Assim sendo, eu nunca quis comprar um frasco. Contudo, como o preço desse perfume caiu nos mercados eletrônicos, eu recentemente decidi que me o daria uma segunda chance com uma experiência completa.

Quando o frasco chegou, eu dei uma cheirada e imediatamente descobri que meu nariz não havia feito progresso algum em relação a Pasha. Contudo, o frasco... Uau. Com o cabochão preto de joia colocando dentro da tampa prata estriada sobre um vidro de ranhuras com um anel dourado, esse deve ser um dos designs mais atraentes de perfumes masculinos do século XX.

floruish

Boucheron Jaïpur Homme
Jaipur Homme EDP
Outro frasco que eu acho igualmente surpreendente e similar em grande parte ao frasco de Passha é o Jaïpur Homme Eau de Parfum de Boucheron (1998) no formato recarregável. Outro design prata, com vidro e cabochão dourado, eu comprei um conjunto de Boucheron no tamanho para viagem; esse é o meu favorito! Infelizmente, eu nunca fui muito fã do líquido oriental criativo e popular “tingido” de cravo.

floruish

Chapeau Bleu
 
Chapeau Bleu
 

Sendo um ENORME fã de Picasso, esse supostamente frasco cafona de Chapeau Bleu (1994) da neta de Pablo, Marina, de certa forma me encantou. Apesar de a parte inferior do frasco ser uma simples grama de azul cobalto, a parte superior é uma escultura 3-D da famosa pintura, moldada em algum tipo de plástico ou resina. Eu o vi numa loja de desconto lá pelos anos 90 e fiquei empolgado em colocá-lo exposto na minha sala de estar – quem poderia dizer se tratar de um frasco de perfume!?!? Melhor ainda, a fragrância é na verdade bastante boa, um aroma frutado, amadeirado e musky bem típico dos complexos florais dos anos 90.

 

floruish

Tom Ford Tuscan LeatherTom Ford Tuscan Leather

Ok, eu sei no que você está pensando: “Você comprou ESSE frasco?” Deixe-me explicar... Frascos vazios de muitas fragrâncias podem ser facilmente comprados em mercados eletrônicos de leilões. No meu último apartamento, as cores do meu banheiro foram vermelho, preto e bege. Eu tinha alguns frascos de vidro lindos e vermelhos venezianos na pia e essa linda belezura os acompanhava. Há algo tão atraente na simplicidade desses frascos – vidro retangular negro com uma tampa circular, cordão dourado e rótulo dourado. Quem me dera eu tivesse dinheiro para comprar o que está dentro, mas eu optei com prazer por um frasco vazio em vez disso.

floruish

O Frasco Dourado da Abelha da Guerlain

Guerlain gold bee bottle

Uma vez eu fui visitar um amigo que trabalhava na boutique Guerlain em uma determinada loja de departamento de Nova York. Eu estava curioso para ver a nova reedição do tradicional frasco de abelhas dourado a mão em ouro fino. Desembalado e exibido na mesma manhã da minha chegada, foram calorosamente recebidos com um entusiasmado: "Você não vai acreditar, mas a Guerlain acidentalmente nos enviou Shalimar na concentração perfume puro, mas com preço e embalagem do eau de parfum ... nada mais que na garrafa de abelha. Você simplesmente tem que o comprar antes que alguém o faça! " Estou bastante certo de que eu gritei em descrença ...

E é assim que eu obtive o meu frasco dourado de abelha. Eu tinha cobiçado isso há anos e nunca imaginei que fosse realmente possuir um. Foi uma pechincha total que eu comprei por três razões: 1) o cheiro; minha mãe é uma devota de Shalimar; 2) o frasco; eu só tinha que ter isso, então eu decantei a fragrância para a minha mãe e mantive a garrafa para mim mesmo; 3) o preço; eu não podia não o comprar!

Originalmente criado em 1853 para Sua Majestade a Imperatriz Eugénie da França e cheio de Eau de Cologne Impériale, o frasco foi oferecido com várias fragrâncias clássicas Guerlain nos últimos anos, com e sem o dourado. Infelizmente, eu o vendi durante uma mudança recente e agora estou sem o meu frasco precioso. Ah, bem, eu sei que ele encontrou um bom lar!

Que frascos de perfume mais o atraíram a fazer uma compra? 

Image of author

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Editor-Chefe e Colunista

Dr. Marlen Elliot Harrison é jornalista no segmento de fragrâncias, suas publicações têm aparecido na imprensa internacional e em publicações on-line, tais como Playboy, Men’s Journal, Men’s Health e no The New York Times. Marlen também trabalha como coordenador de escrita no Museu Nacional de História Natural e como professor/supervisor do corpo docente de Literatura para os programas de pós-graduação on-line da Southern New Hampshire University’s. Saiba um pouco mais sobre Marlen em www.marlenharrison.com.

Tradução: Daniel Barros

 

MEH
 





Advertisement

wvfonseca
wvfonseca

Assim como Marlen, também sou fascinado pelos frascos. É incrível como uma "garrafinha de 30, 50 ou 100Ml" tem o poder de nos instigar a comprar algo pelo qual na maioria da vezes, nós não temos nenhuma afinidade.
Foi assim que comprei 8 frasco da linha Bellissima de Blumarine, 2 de cada. Bellissima Eau de Parfum, Bellissima Parfum Intense, Bellissima Acqua de Primavera e Innamorata.
O preços estava uma bagatela, então não fui tão lezado assim nesta compra.
De todos eles o único que conseguiu prender minha atenção foi somente Bellíssima Parfum Intense, um perfume rico e suntuoso. Muito bem elaborado. Um floral frutado fechado com, Laranja, Cravo, Gengibre e Especiarias.
Na minha pele ele tende muito para o Coco Mademoisele da Chanel Eau de Parfum.
Os demais...
Tanto o Bellissim Eau de Parfum quando o Bellíssima Acqua de Primavera, explodem na minha pele e sobressai um almiscar intoxicante. Me sinto praticamente como um dos apóstolos de Cristo.
Enquanto que o Innamorata sobressai uma Goiaba vermelha e suculenta intensa. Me sinto como se estive em Marços e esfregado goiaba por todo o meu corpo.
Até parece mentira, mas as vezes se vejo rodeado por abelhas quando uso este perfume.
Mas enfim. Comprei unicamente pelo frasco. Parede e fundo grosso, tampa em vidro. Um projeto simples e ao mesmo tempo luxuoso. Já o Innamotata possui o fundo grosso e as paredes multifacetadas com detalhes dourados. Também de muito bom gosto.
Outro que comprei somente por causa do frasco foi Amen de Thierry Mugler, na embalagem de metal, de armadura recarregável. Confesso que gosto do perfume. Na verdade eu o odeio. Na minha pele sobressai um café torrado com eucalipto que quase me enlouquece. Mas o frasco é lindo.
E o ultimo que comprei também somente pelo apelo visual do frasco foi um frasco de Yvresse 100ml de Yves Saint Laurent da década de 90.
Aquele com detalhes em alumínio batido, fazendo alusão a ouro. O frasco é um espetáculo a parte. E neste caso, a fragrância é muito respeitável.
Também tenho uma pequena coleção frascos vazio. Meu preferidos neste caso são os frasco de Nu de Yves Saint Laurent, Dolce Vita da Dior, aquele sem spray. Champagne da Yves Saint Laurent e também tenho uma coleção inteira dos frascos de Jazz da Yves Saint Laurent dos anos 90, aquele em plástico preto e branco e 4 tamanhos.
São lindos quando você os coloca lado a lado. Lembra exatamente um teclado de piano.

Nov
20
2016
Juli
Juli

Também coleciono os frascos vazios sempre fica um ml para sentir o cheiro quando dá vontade de comprar o perfume novamente e não lembro o cheiro. Os frascos são lindos para colocar fora, tenho 32 frascos vazios e poucos repetidos. Também compro alguns perfumes pela embalagem mas até agora gostei do cheiro de quase todos, e os que não gosto faço doação mas depois recebo o frasco vazio de volta.

Oct
04
2016
Psynno
Psynno

Também faço coleção de vidrinhos vazios de perfume, porém no meu caso só guardo os que eu usei, não tenho interesse puramente pelo frasco, mas pela memória evocada pelo resquício de cheiro. As boas e as ruins, ultimamente tenho deixado pelo menos uns 3ml pra eu borrifar quando eu me sentir na vibe específica que aquele cheiro carrega.

Oct
02
2016
Bira
Bira

Como bem lembrou a Gisele, jamais jogo no lixo os vidros dos meus cheirosos que já se foram, rs. Guardo-os com todo o carinho numa prateleira grande em casa, a qual chamo de "Meu cemitério dos perfumes". Deixo-os com alguns poucos mls para relembrar o cheirinho quando destampo e matar a saudade das épocas vividas com eles. Existem vidros que são obras de arte, jogá-los fora é um pecado, como dos quatro Aliens que tenho, são lindos.

Oct
01
2016
Giseleuchoa
Giseleuchoa

Nossa, toca aqui, Dr. Marlen! Eu sou fascinada por vidros de perfumes, muitos dos que já comprei foram justamente por conta dos frascos. Tenho uma coleção de vidros vazios da qual me orgulho muito. A coleção de vidros de Gatinhos da novae, por exemplo, comprei única e exclusivamente para ter os frascos. Se fosse falar todos os que tenho por causa do vidro, não caberiam aqui, teria que abrir uma postagem para citá-los. Minha tática, quando não gosto da fragrância é decantar e trocar o líquido, já fiz muito isso. Tenho outros amigos que colecionam vidros vazios (Bira, estou falando de vc, rsrs). Fico morrendo de paixão quando fico sabendo que alguém jogou fora um vidro de perfume, façam doação para os amigos que colecionam.

Sep
29
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

JolieBahoma London
Jolie

Pepe & MentaSinfonia di Note
Pepe & Menta

PatchouliSinfonia di Note
Patchouli

HoS N.004House Of Sillage
HoS N.004

TuberosaBahoma London
Tuberosa

Ombrella CrashJacques Zolty
Ombrella Crash

Belle de JourBahoma London
Belle de Jour

Sparkling SandJacques Zolty
Sparkling Sand

VeleTiziana Terenzi
Vele

CasTiziana Terenzi
Cas

KaffTiziana Terenzi
Kaff

FoconeroTiziana Terenzi
Foconero

DeloxTiziana Terenzi
Delox

PorporaTiziana Terenzi
Porpora

EclixTiziana Terenzi
Eclix

BardiglioI Profumi Del Marmo
Bardiglio

FantasticoI Profumi Del Marmo
Fantastico

Hamaca27 87
Hamaca

Roja Dove Parfum Royale #2Roja Dove
Roja Dove Parfum Royale #2

Secret of SuccessState of Mind
Secret of Success

 L'Ame SlaveState of Mind
L'Ame Slave

Marcas populares e perfumes: