Perfumaria de Nicho Uma Tendência Moderna: Perfumes com uma Mensagem Social

Uma Tendência Moderna: Perfumes com uma Mensagem Social

04/12/17 10:26:27

por: Sergey Borisov

Em adição ao puro hedonismo por perfume e arte de perfume, quando perfumes induzem algum prazer, as fragrâncias podem se tornar um tipo de dazibao (大字報), um pôster de parede em que slogans sociais ou políticos são inscritos. Nós notamos essa tendência antes (leia AQUI), e agora está se desenvolvendo mais. As mensagens sociais de fragrâncias, marcas e movimentos têm se tornado significativas para consumidores socialmente ativos e responsáveis. Na Esxence 2017 em Milão, essa tendência foi evidente e crescente.

Paloma Y Raices HomoElegans
 

 

HomoElegans se expressa de uma forma muito convincente: como um passo de uma pessoa em direção à beleza – a beleza externa de um ser humano e a beleza da alma. A nova fragrância Paloma Y Raices (Pomba e Raízes) é dedicada à biografia da artista mexicana Frida Kahlo. Com a ajuda de metáforas fragrantes, a contradição da linda tuberosa conquistando o céu e as raízes de vetiver a segurando na terra, tudo da vida de Frida é mostrada depois de seu trágico acidente de carro.

Sendo acamada, ela se tornou uma famosa artista e depois casou. Inspirados por sua vida, os proprietários da marca HomoElegans, Maurizio Piazzi e Francesco Gini a vieram como seu modelo de ser humano, um raio de luz no escuro. O perfumista Maurizio Cerrizza genialmente combina a sensualidade da tuberosa e ylang-ylang, a doçura do tabaco, café e bálsamo tolu para criar a perfeita paixão latino-americana.


Collection Parfumeurs de Monde:
IZWA, KASHI, TSINGY, AGUA NATURA

 

Parfumeurs du Monde

Os perfumistas deveriam ser responsáveis à natureza e àquelas pessoas que querem cultivar raízes de vetiver, colher as resinas de elemi e frankincense, polinizar flores de baunilha e colher pétalas de rosas manualmente em alguma ponta da terra. Michel Roudnitska, o chefe da companhia Accords et Parfums em Grasse, decidiu proteger a Terra ao criar a coleção de aromas 100% naturais para Parfumeurs de Monde. Parte da arrecadação vai para a ONG Coeur de Foret, que ajuda pequenos produtores de matérias-primas em todos os países a reflorestar.

Assim, criando fragrâncias dedicadas a um componente natural de um país, perfumistas (Michel Roudnitska, Perrin Scandel, Isabelle Gelle, Thierry Bernard e Gigodot, pai e filho) ajudarão a proteger florestas na Bolívia, Camarões, Indonésia, Peru e Madagascar. Compradores responsáveis podem comprar as fragrâncias responsáveis.


Coleção Anfas:
Salam, Mahaba, Samaha, Sa’adah, Rahaba, Shaghaf

 

Asim al-Qassim, diretor de arte e perfumista da ANFAS perfumes

Pode parecer que ANFAS seja qualquer outra marca oriental da região do Golfo. Mas não – Anfas é criado de acordo com regras de hospitalidade árabe, e cada perfume é uma incorporação fragrante de um ritual de boas-vindas, desde um caloroso alô (Salam) e uma xícara de café árabe com doces, a uma eterna amizade e aceitação dentro de uma família (Shaghaf). Uma mensagem social – “Vivamos em paz e sejamos amigos” – forma a imagem dos países do Golfo Persa e de Dubai. O slogan “Bem-vindo a Dubai, amigos” é escrito à mão no banner de perfume por Asim al-Qassim, o perfumista e dono da marca Anfas, com a ajuda dos perfumistas italianos e espanhóis: Andrea Casotti (Moresque, The House of Oud) e Chris Carbonnel.


Eau de Virginie Au Pays de la Fleur d`Oranger
 

Há o título “Les Droits de la Femme a la Reine" nesse pôster de fragrâncias. Os francofones imediatamente se lembrarão disso como a carta epônima de Olympe de Gouges para a rainha Maria Antonieta em 1791 (Artigo 1: “As mulheres nascem livres e permanecem iguais aos homens em direitos”). Atrás desse pôster, as costas de uma mulher nua com sua mão em seu longo cabelo decorado com flores de mimosa se desabrochando. A diretora de arte Virginie Liberte Roux, cujo nome essa fragrância carrega, explica essa imagem como o direito inalienável da mulher em ter seus próprios sentimentos (a tuberosa é a nota de sensualidade no aroma). Flores amarelas de mimosa são incluídas na fragrância como um símbolo terno o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Quando eu encontrei essa marca na forma abreviada (APFO), eu me senti familiar ao hábito da URSS com seu gosto por abreviações como RSFSR, GOELRO, BAM – mas depois de ver o nome Eau de Virginie APFO, eu acho que verdadeiras femininas provavelmente se lembrarão do slogan “O Pessoal é Político” de Carol Hanisch.


You or Someone Like You Etat Libre d`Orange
 

A fragrância criada pela perfumista Carolyn Sabas é intitulada com base no romance de Chandler Burr de mesmo nome. O diretor de arte de Etat Libre d`Orange, Etienne de Swardt, ficou tão impressionado com o romance e seu nome que ele pediu para o tão conhecido Burr para nomear uma fragrância com o nome de seu personagem principal.

Não nativa de Hollywood, a personagem de Anna é o símbolo de todas as mudanças que não-nativos carregam para a Fábrica de Sonhos (leia-se EUA ou o mundo todo) para fazê-lo melhor. “Cada um de nós pode fazer o mundo melhor!” é um excelente slogan. Especialmente quando as mudanças são feitas em nome da família, amor e valores pessoais. A fragrância poderia dar início a discussões sobre o futuro da perfumaria (como um livro faz sobre sociedade e pessoas), mas ele poderia ser apenas um perfume fresco e correto.

 

Se começarmos a lembramos atribuições de funções de arte, então nós podemos considerar “arte como um protesto político”, “arte como uma forma de comunicação” e “arte para as causas sociais”; tudo isso poderia ser a meta dos artistas. Bem, parece que em Milão a perfumaria tomou mais um passo em direção ao que chamamos de arte real. 

 

Sergey Borisov está envolvido na perufmaria desde o início dos anos 90 quando ele tinha seu programa dedicado aos perfumes “Close to Body” ra rádio Krasnoyarsk (1993). Como entusiasta de perfumes (conhecido como moon_fish), ele se tornou famoso na Rússia pela sua tradução de  Luca Turin Perfume: Le Guide. Ele fez carreira como jornalista de fragrâncias e colaborou com revistas importantes como GQ, Vogue, Elle, Cosmopolitan, Interview, Forbes, Allure, Robb Report, Flacon, Departure, RBC-Style, TSUM-Magazine (2008-2016). Suas colunas online para RBC-Style.ru, Vogue.ru, e GQ.ru (2006-2015) deram-lhe reconhecimento internacional e um convite para ser editor da edição russa de “The Little Book of Perfumes” de Luca Turin & Tania Sanchez.  Sergey Borisov foi convidado como conferencista na Esxence 2012 (Milão) e Intercharm 2015 (Moscou). Em 2013, Sergey integrou a equipe Fragrantica

Traduzido por Daniel Barros.



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