Fragrâncias Transgênero Transgênero: Pi de Givenchy (1998)

Transgênero: Pi de Givenchy (1998)

05/08/15 04:39:24

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Benvindos a minha nova coluna aqui no Fragrantica: “Transgenero” uma exploração de aromas, gênero e liberdade olfativa. Ainda que de maneira alguma eu prescreva pessoalmente que as fragrâncias tenham um gênero, os estereótipos socioculturais sobre a masculinidade e a feminilidade muitas vezes prevalecem nas perfumarias. Junte-se a mim na exploração de algumas das obras-primas da perfumaria minhas favoritas do século XX para responder à seguinte questão, “Como é que as fragrâncias transcendem o gênero?”

Sumário: Um lançamento clássico dos anos 90 da Givenchy, Pi experimentou o doce e o atalcado, o acorde alcoólico, gourmand e de baunilha/amêndoa contra uma composição mais tradicional, herbal/amadeirada e o resultado é de fazer crescer água na boca, ainda relevante, e completamente acessível.

Perfumista: Alberto Morillas

Experimente se gosta de: YSL Manifesto, Angel, L’Instant, Shalimar, ou Must de Cartier; aromas orientais com fortes notas de base de baunilha; amaretto, amêndoas ou massapão; cheiros doces e atalcados.

Prós & Contras: Uma poderosa e duradoura mistura de surpreendente profundidade e riqueza num estranho frasco; definitivamente para amantes de amêndoas. Como Pi é uma bomba de baunilha, aqueles que evitam os gourmands atalcados poderão ser facilmente afastados; e uma vez que o perfume passou por alguma reformulação, não posso atestar a qualidade dos frascos correntes. A falta de florais e frutas, e a adição de madeiras, permite a esta baunilha permanecer segura e quente.

Notas: “Amadeirado Oriental; Topo: Tangerina, Gálbano; Coração: Infinium; Base: Benjoim, Iron Wood” GivenchyBeauty.com. Fragrantica lista uma pirâmide anterior de “mangericão, alecrim, estragão e tangerina. O coração engloba neroli, gerânio, lírio do vale e anis, enquanto as notas de base incluem: baunilha, tonka, cedro, benjoim, amêndoa e açúcar amarelo.”

Me faz lembrar: Joop! Le Bain, Hilde Soliani Orgasmo, YSL Body Kouros, Gaultier 2, Kenzo Amour, Guerlain L’Instant, L’Artisan Havana Vanille, Calypso St Barth Lea, Castelbajac (2001), YSL Cinema, Montale Sandalsilver.

Descrição do Designer: “Uma fragrância magnética que encarna a exploração e a descoberta, Pi inspira cada homem a descobrir territórios desconhecidos. Fortes notas de tangerina e gálbano almiscarado são suavizadas com Infinium (uma nota baseada na cevada) e suaves madeiras para criar um final verdadeiramente masculino. Pi é uma fragrância dedicada aos aventureiros em busca de novos territórios, exploradores de experiências infinitas e sensacionais. O homem que usa Pi é um pioneiro. Ele é masculino, mas sensível. Um homem de ação que sempre excede as expetativas...Além do infinito.”—GivenchyBeauty.com

Número de vezes que testei: 100+ nos últimos 17 anos.

Número de vaporizações aplicadas para esta resenha: Uma única vaporização nas costas da mão a partir de um frasco vintage que eu comprei online (2002).

Força da fragrância: Eau de Toilette

Desenvolvimento: (Linear / Médio / Complexo): Pi é realmente linear e sem grande mudança durante sua evolução. Em vez de levar-nos em uma viagem, Pi imediatamente nos envolve numa manta macia e quente de maravilhas gourmand.

Longevidade: (Curta / Média / Longa) Incrível! Consigo umas boas 8-10 horas com uma pequena aplicação.

Projeção: (Pouca / Média / Muita) Pi é um poderoso chamariz em suas primeiras 2-3 horas e depois se torna um aroma de pele reconfortante, ainda que muito presente.

Nota sobre a embalagem: Pi ainda é embalado em seu original frasco de vidro esculpido, piramidal mas os frascos originais têm o sinal pi na frente em baixo enquanto os mais recentes têm o sinal maior e mais ao topo no centro. Igualmente, a nova caixa é toda branca enquanto que a original tinha um desenho em castanho dourado na parte da frente.

Onde posso comprar? Encontrei online por apenas $35 USD um tester de 100 ml.

Conclusão: Para muitas mulheres, suas explorações em fragrâncias começaram com algumas baunilhas icônicas: Shalimar, por exemplo, ou talvez CK Obsession, ou mesmo Vanilla Fields. E julgando pela história das fragrâncias masculinas do século XX, este gênero pertenceu sempre mais ao mercado feminino. O final dos anos 80 e 90 viu alguns desenvolvimentos neste campo; perfumes como o doce Joop! Homme e o aquático Eternity for Men brincaram com nossas expetativas acerca daquilo que os gêneros podem oferecer. No final dos anos 90, à medida que mais e mais linhas começaram a borrar os limites daquilo que era masculino e feminino nas perfumarias, a Givenchy lançou uma obra-prima moderna muito distante dos lançamentos de 1993 e 1995 Insense e Insense Ultramarine, respetivamente. Adoraria saber a estória de como Pi surgiu; deixem um comentário se sabem de algum pormenor sobre sua criação.

Sendo há muito tempo um amante de tudo o que baunilha, meu primeiro encontro com Pi foi uma completa revelação. Um cheiro e soube imediatamente que estava destinado a me apaixonar; foi como reencontrar um velho amigo. Nessa altura, meus símbolos de baunilha eram o fantástico e similar Joop Le Bain, Must de Cartier, Coty Raw Vanilla e L’Artisan Vanilia agora tristemente descontinuado. Namorei com a baunilha de Comptoir Sud Pacifique e as propostas de Bath and Body Works, mas sempre achei suas criações doces demais, apesar de a versão de CSP de cacau ainda estar em meu armário (Amour de Cacao). Mas a baunilha de Pi era ligeiramente diferente, ligeiramente mais quente, torrada, como o extrato de baunilha usado para fazer bolos.

Nos meados dos anos 90, eu não considerava muito o aroma das amêndoas; e parece que a indústria de perfumaria também não. Algo excitante deve ter acontecido por volta de 1988, pois de repente a amêndoa começou a aparecer. Já experimentou o delicioso Heliotrope (1989) da Etro? Acho isto muito interessante pois pelo que posso dizer foi quase 100 anos antes que a amêndoa era muito aplicada em outra fragrância de heliotrópio da Guerlain—Heliotrope Blanc (1890). Ironicamente, a Guerlain acaba de lançar recentemente um parente próximo de Pi— L’Homme Ideal. E apesar de eu ter gostado dele, achei ele uma pálida comparação a Pi, especialmente em termos de longevidade. De qualquer forma, entre 1988 e 1998 a nota começaria a ser mais e mais popular: Dior Hypnotic Poison, por exemplo, faz grande uso da nota de amêndoa.

E isto é tudo o que há a dizer acerca de Pi. Quente, baunilhado, amendoado, ligeiramente amadeirado, com grande longevidade, não demasiado enjoativo, acessível e um dos melhores da Givenchy. Se ao menos a Givenchy seguisse as pisadas da Dior e nos oferecesse uma versão parfum…

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Perfumista/proprietário da King's Palace Perfumery, o Dr. Marlen Elliot Harrison é também Criador e Editor de ThePerfumeCritic.com e do anterior PerfumeCritic.com (2006-2010).

Autor do Basenotes.net na coluna ADDICTED e colaborador do Fragrantica.com, ele também escreve para NowSmellThis blog, BeautyAddictMag, e The Washington Blade. Tendo vivido nos EUA, Reino Unido, Japão & Finlândia, Marlen reside atualmente em Washington DC.

Ele passou 13 anos na universidade como professor de Inglês, Escrita, Pesquisa e Comunicação e seu trabalho pode ser encontrado em publicações resenhadas por colegas desde Investigação Qualitativa em Psicologia a Aprendizagem de Linguagem no Ensino Superior. O trabalho de Marlen na indústria de perfumes nos últimos vinte anos lhe valeu menções na Forbes.com, Men’s Journal, NYTimes.com, e Men's Health assim como convites para orar no Sniffapalooza e na American Society of Perfumers. Saiba mais sobre Marlen em www.MarlenHarrison.com..



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