Matérias primas SÉRIE OUD: A Obra Oud

SÉRIE OUD: A Obra Oud

01/24/14 17:01:16 (Um comentário)

por: Jordan River

Durante as próximas semanas exploraremos A Obra Oud. Olharemos alguns fatos históricos e cheiraremos as destilações do século XXI assim como as interpretações deste antigo óleo. Em vez de explorar as obras de um único artista exploraremos a arte que o próprio Oud inspirou na produção recente de vários artesãos. Se perdeu a primeira parte talvez seja útil entrar em nossa viagem aqui.

Muitos de vós já se familiarizaram com o cheiro do Oud sintético nos perfumes modernos. Não é disso que estamos falando. Falamos do Oud da natureza, quem vem de uma árvore. A maioria das pessoas nunca se cruzariam com este cheiro em sua vida diária a menos que tenham passado algum tempo na cultura islâmica.

Oud é uma viagem pelos aromas com todos os gêneros de interessantes "brisas" aparecendo ao longo do tempo, como um tesouro encontrado na natureza que congrega cheiros que vão desde o celeiro às flores da primavera.

agarwood de primeira qualidade, wikipedia

Eu gosto de pensar no "celeiro" como o cheiro da Mãe Natureza se regenerando. Existem outras palavras usadas para descrever este aspeto de alguns óleos de Oud, especialmente os óleos do norte da Índia. Os Ouds do Cambodja (árvores agarwood cultivadas na área do Cambodja/Tailândia) cheiram menos a celeiro, enquanto o Oud da Papua é mais floral. No Bornéu o perfil de aroma do Oud muda com notas doces, leves e frutadas. Uma nota de borracha queimada é encontrada no Oud do Irian Jaya. O Oud do Laos é ainda mais multifacetado, se tornando num ingrediente fantástico para perfumes. A nota medicinal / bandaid / cadeira de dentista é uma característica fugaz de muitos óleos verdadeiros de Oud. Estas descrições são muito latas; um universo de aromas rodopia em cada óleo de Oud. Veremos todas estas diferenças regionais em maior profundidade mais tarde nesta série.

 

"Outra coisa a notar acerca do Oud é que ao contrário dos perfumes ocidentais, o Oud se transforma com o tempo e à medida que seca há notas que desaparecem e o que fica são outras notas que não eram óbvias no início."
              Masstika, Especialista de Oud

 

A primeira vez que me cruzei com o Oud foi lendo o website de Trygve Harris. Era o único artigo na web em 2004 com informação aprofundada sobre o Oud. Agora já existem vários websites dedicados exclusivamente ao Oud, assim como uma jangada de patifes vendendo madeira e óleo "magia negra" aos mais ingênuos.

A madeira "Magia Negra" é madeira que foi impregnada com Oud sintético e é muitas vezes pintada com listas negras para parecer resinosa. Pesos de metal podem também ser inseridos na madeira para lhe dar peso e portanto uma sensação de madeira que se afunda (qualidade superior) com o correspondente preço mágico. A qualidade superior da madeira que afunda está relacionada com a quantidade de resina na árvore—suficiente para fazer com que um pedaço de madeira se afunde num rio em vez de flutuar. Pedaços muito antigos de madeira agar são por vezes encontrados em pântanos e rios no Sudeste Asiático.


Hindi Super Assam, Indonesian Bouya, Laotian Gold. Foto: David Falsberg


  foto. de qrbiz.com

O óleo "Magia Negra" é óleo Buaya, a destilação que cheira a terpenos de madeira de agar não infetada ou maioritariamente não infetada. Por vezes chamado Bouya ou Boya, Buaya é a palavra Bahasa Melayu para "crocodilo," por isso neste contexto significa óleo de crocodilo—um aviso, na verdade, pois na fala Indonésia local um crocodilo se chama crocodilo a uma pessoa que é mentirosa.

Este óleo é frquentemente usado para prolongar o verdadeiro óleo de Oud ou como base para adicionar aromaquímicos de Oud com o propósito de enganar. É também vendido abertamente como óleo Buaya, presumivelmente para trapaceiros. Contudo também existe um uso legítimo para este óleo: criar um acorde de couro.

A resina fragrante de Oud se forma como mecanismo de defesa contra uma invasão de fungos. A invasão de fungos é causada por um golpe na casca da árvore feita por insetos, por vezes por um relâmpago mas também pela intervenção humana com um prego, uma faca ou por injeção química. É esta resina que é destilada para formar o óleo de Oud. A árvore, Aquilaria, apenas se torna em madeira agar quando produz a resina.

Existe uma outra árvore, não tão conhecida, que pode produzir a resina. A Gyrinops genus é intimamente relacionada com a Aquilaria como parte da família de árvores Thymelaeaceae.

Existe também um forum chamado Gaharu. Gaharu é a palavra Bahasa Melayu (Indonésio/Malaio) para madeira agar. Os novatos neste site ficam muitas vezes assoberbados com as intensas descrições dos vários óleos de Oud. Os comentadores com mais poder neste site são conhecidos como "Os Poetas Gaharu."

Os conhecedores de Oud consideram o Oud um perfume por si só. Eis um comentário de "Perfumed Politics" sobre Oud e a proliferação de perfumes com Oud listado como ingrediente.

 

"O Oud se tornou completamente dissociado do produto natural, um significante que representa exclusividade, raridade, tradições místicas orientais do lado do marketing, mas é uma base do tipo iso-e-super estereotipicamente amadeirada em termos de aroma."
            State of the [Car]Nation

 

Foram Luca Turin e Tania Sanchez em Perfumes: The Guide que nos alertaram para a invasão de aromaquímicos que cheiram a Oud e são responsáveis por este ingrediente normalmente caro ser incluído na perfumaria moderna e mainstream. Arpur (Givaudan)* é o que você cheira em Tom Ford Oud Wood e 10760E (Firmenich)** é o aromaquímico com o aroma oudesco mais presente tanto na perfumaria de nicho como na mainstream. O sintético de Oud 10760 E (Firmenich) é a base de Le Labo Oud27*. Esta tendência do Oud na perfumaria ocidental é normalmente atribuída a M7 de Tom Ford para Yves Saint Laurent. Contudo, M7 não teria sido possívem sem a disponibilidade comercial dos primeiros aromaquímicos. Alberto Morillas e Jacques Cavallier foram os perfumistas que criaram esse perfume pioneiro que ainda divide as opiniões hoje em dia. O Oud no Médio Oriente nunca foi uma tendência; é parte da cultura Árabe, e isto será explorado mais tarde nesta série.

A árvore Aquilaria  que produz o Oud, Aquilaria crassna está protegida sob o Apêndice II da Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES) e está classificada como Criticamente Ameaçada la lista da IUCN.

 
Árvore Aquilaria e agarwood (parte negra interior), wikipedia

Criticamente ameaçada significa que está a dois passos da extinção. Este estado tem encorajado a plantação orgânica de madeira de agar que não tem sido bem sucedida em induzir as árvores a produzir a resina.

Mais tarde nesta série visitaremos uma plantação de Agarwood. Também andaremos de camelo numa Caravana de Oud. Veremos onde vamos parar. Algures pelo caminho conheceremos o homem com um nariz de "cão alfa" assim como alguns especialistas de Oud que partilharão connosco alguns conhecimentos da selva prifunda. Também haverá tigres.

 

Créditos:
* Fonte: Elena Vosnaki - The Perfume Shrine
** Fonte: Vir Sanghvi - on Oud

Jordan River é o anfitrião de The Fragrant Man e escreve também para Olfactoria's Travels e Australian Perfume Junkies.

Ele cobriu recentemente a primeira colheita do sândalo Santalum album na Austrália. Jordan tem estado a ler o Fragrantica e outros sites de fragrâncias durante muitos anos e aprecia a confluência de subjetividade, conhecimento e opinião. Ele não é um Pontífice do Perfume e gosta sempre de ser esclarecido com o nosso conhecimento e desafiado por opiniões diversas.

 

Os seus perfumes em alta rotação são Jubilation XXV, Cuir 28, Fate Man e Puredistance BLACK. Os seus perfumes para ocasiões especiais são Cuir de Gardenia, Spiced Citrus Vetiver e RealOud Feral.

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

smauricius
smauricius

Eu ainda não sei se gosto ou não de Oud... Eu acho que gosto, mas não tenho a certeza!

Jan
24
2014

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Les Gourmandises de LunaNina Ricci
Les Gourmandises de Luna

EgosGuru Perfumes
Egos

Folie de MargueriteSimimi
Folie de Marguerite

Seduction 2AK France
Seduction 2

Seduction 1AK France
Seduction 1

Georges et MoiSabe Masson
Georges et Moi

Ne des RosesSabe Masson
Ne des Roses

Parisian RhapsodySabe Masson
Parisian Rhapsody

Eu Vent de VousSabe Masson
Eu Vent de Vous

No. 10 Lace UpThe Trend by House of Sillage
No. 10 Lace Up

No. 9 City DreamsThe Trend by House of Sillage
No. 9 City Dreams

No. 8 Retro PopThe Trend by House of Sillage
No. 8 Retro Pop

Lys d'Or Eau PoudreeDorin
Lys d'Or Eau Poudree

Petales de Camelia Eau PoudreeDorin
Petales de Camelia Eau Poudree

Rose des Bois Eau PoudreeDorin
Rose des Bois Eau Poudree

Gardenia Garden Eau PoudreeDorin
Gardenia Garden Eau Poudree

SilverElisire
Silver

GoldElisire
Gold

He Wood CologneDSQUARED²
He Wood Cologne

Eau de Rochas Escapade EstivaleRochas
Eau de Rochas Escapade Estivale

DiapasonSospiro Perfumes
Diapason

EnsembleSospiro Perfumes
Ensemble

No. 7 DestinyThe Trend by House of Sillage
No. 7 Destiny

No. 6 Bow DeepThe Trend by House of Sillage
No. 6 Bow Deep

Become the ShamanDSH Perfumes
Become the Shaman

FoxyDSH Perfumes
Foxy

Gekkou HanamiDSH Perfumes
Gekkou Hanami

AbundanceChristy Organics
Abundance

UrbaneChristy Organics
Urbane

SatisfactionChristy Organics
Satisfaction

Marcas populares e perfumes: