Avaliação de Fragrâncias Paris Baroque - Jean Couturier Ainda Tem Muito Para Nos Oferecer

Paris Baroque - Jean Couturier Ainda Tem Muito Para Nos Oferecer

01/02/16 08:17:57 (Um comentário)

por: Miguel Matos

Paris Baroque é uma fragrância feminina que foi timidamente lançada em 2015 como exemplo do novo espírito de Jean Couturier, a marca que nos deu a grande obra de arte que foi Coriandre nos anos 1970. Quando eu o vi pela primeira vez, a comunicação de Paris Baroque me deu a impressão de ser uma edição dirigida a mulheres jovens, com uma composição frutal-floral. Mesmo sendo de Jean Couturier esta breve descrição me manteve afastado deste perfume; até que em Outubro em Cannes na exposição TFWA eu conheci os donos da marca e finalmente cheirei esta charmosa criatura.

Paris Baroque não é realmente o meu estilo pessoal de perfume. Contudo, posso dizer que ele me encantou assim que o vi. O simples mas elegante frasco, a sensação romântica e algo de clássico pegou minha atenção. A simpatia pela marca também desempenhou um papel importante, claro. Admiro Coriandre e o uso regularmente por isso tenho uma natural ligação emocional a este nome. Nos últimos meses tenho estado trabalhando com o frasco de Paris Baroque em minha frente na minha sala/escritório e regularmente sinto a necessidade de colocar um pouco. Uma coisa vos digo: não o ignorem como eu fiz inicialmente, porque este é um perfume muito bom.

Paris Baroque começa com um aspeto frutal, mas muito fresco, uma onda transparente baseada em bagas vermelhas, groselha e um ligeiro toque de líchias suculentas. Consigo sentir alguma bergamota e aquilo que aparenta ser o prelúdio de um acorde chypre. É agradável, refrescante e revitalizante. O que se segue é uma sinfonia floral de rosas. Rosas e patchouli, é o que o meu nariz me diz serem os atores principais. E há a ocasional brisa de chocolate preto que o faz ter um toque gourmand, apesar de ele nunca se tornar numa fragrância doce. É este aspeto amargo/doce que me encanta, com as rosas e a geral transparência da combinação. O perfume é leve mas permanece por um bom tempo na pele. Para mim trata-se de uma fragrância de primavera e aposto que floresce maravilhosamente em tempo quente. O patchouli é bem assertivo e dá à fragrância um caráter terroso. Se o perfumista tivesse acrescentado um pouco de musgo de carvalho e a concentração fosse mais forte seria um perfeito chypre. Por vezes me faz lembrar Tea Tose ou a rosa em Aromatics Elixir, talvez numa versão mais doce e adolescente.

O conceito desta fragrância é baseado numa interpretação do estilo barroco e inspira-se em Paris. Bem, eu não vejo a ligação entre o perfume e o seu conceito mas geralmente eu não dou atenção às fantasias do marketing. O resultado é bom e é isso que importa. Mas devo dizer que adoro o frasco - um prisma de vidro facetado que capta a luz e a espalha em várias direções - assim como o delicado líquido rosa e uma simples mas chique tampa. Despretensiosa e elegante: duas palavras-chave para esta edição.

 

Eu acho que esta é uma interessante evolução para a marca Jean Couturier, pois todos a conhecemos por causa de Coriandre que tem estado na penumbra há muito tempo. Paris Baroque é um perfume completamente diferente, mas tem o mesmo caráter clássico, mesmo contendo em si um lado de fruitchouli. Desta forma a mulher moderna e jovem consegue encontrar algo de familiar e assim estabelecer uma ligação mais fácil com ele. Na minha maneira de pensar e cheirar, este é um chypre moderno que demonstra uma forma de olhar para o passado como inspiração para o presente. 

PARIS BAROQUE

Notas de topo

líchia, bagas vermelhas, groselha, pêssego e frésia

Notas de coração

neroli, rosa, heliotrópio, jasmim, notas atalcadas

Notas de base

patchouli, cedro, baunilha, âmbar e almíscar

Não posso dizer que Paris Baroque seja revolucionário ou original, mas é tão agradável e refinado que merece mais atenção. E o preço é bem atrativo... Uma coisa eu sei: Paris Baroque é uma beleza à espera de ser descoberta.

Miguel Matos

Miguel é um jornalista português obcecado com arte e perfume. Miguel prefere descrever-se como um curador de fragrâncias, investigando as possibilidades do perfume como arte contemporânea em exposições e outros projetos multimedia. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, além de colaborar com textos para museus e galerias. Ele é um colecionador de perfumes e especializa-se em perfumaria vintage, organizando conversas mensais chamadas Vintage Perfume Sniffing em Lisboa. Ele é um escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br.

 



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Jernê Knowles

Que delícia de matéria! Um perfume contemporâneo em uma garrafa que lembra perfumes vintages, e as notas me transportaram a um casamento apaixonante! Parabéns meu querido Miguel!

Jan
03
2015

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