Matérias primas Para viciados em chocolate

Para viciados em chocolate

06/30/13 15:48:27

por: Fragrantica

Antes de ele se derreter na nossa boca e nos dar a sua energia e otimismo, o chocolate tem um longo caminho a percorrer a partir do momento em que ainda é uma vagem verde que cresce numa árvore tropical.



A história do cacau se cruza com a história da antiga civilização americana. Na América Central as árvores de cacau eram cultivadas pelos Maias e depois pelos Toltecas e pelos Aztecas. A palavra "chocolate" deriva da palavra ‘xocolatl’ que é originária da linguagem Nahuatl, um dialeto Azteca, e significa 'água amarga''. a palavra "cacau" vem da palavra "kakaw" que os Maias adotaram das civilizações precedentes. Os europeus não sabiam da existência do cacau até 1502 - 10 anos depois de Colombo descobrir a América.
 

O fruto da árvore do cacau, a vagem de cacau, pesa 200 - 800 gramas. Demora 6 meses até que o fruto possa ser colhido. Enquanto as vagens amadurecem, a sua cor muda de verde para amarelo e laranja. Uma árvore produz cerca de 30 vagens cada uma delas contendo cerca de 30 - 40 sementes: os grãos de cacau. Existem várias espécies de cacau. Criollo, que representa 3% da produção mundial de cacau, é o de mais alta qualidade e Forastero, que representa 85% da produção mundial de cacau, e é o mais comum.


COLHEITA

Os grãos de cacau e a polpa branca são extraídos da vagem madura de cacau antes de serem postos a fermentar cobertos com folhas de bananeira. O processo de fermentação de duas semanas é de suma importância uma vez que potencia o sabor e aroma do cacau.


Uma vez fermentados os grãos de cacau contêm aproximadamente 60% de humidade que tem de ser reduzida a 7.5% pois altos níveis de humidade causam bolor e podem danificar a colheita. Por isso os grãos de cacau fermentados secam ao sol após o processo de fermentação. E depois disso os grãos de cacau estão prontos para seguirem para as fábricas onde serão processados.
 

Nas fábricas os grãos de cacau são limpos e tostados a baixa temperatura. O tostar dos grãos é o que lhes dá o seu característico sabor e cheiro que todos nós conhecemos e amamos. Uma vez arrefecidos os grãos, eles são refinados, ou seja retiradas as cascas e o germen, através de máquinas. O cacau limpo é então moído até chegar a uma pasta chamada licor de chocolate que é o principal componente do chocolate. A pasta de cacau consiste em manteiga de cacau (a gordura natural do cacau) e uma substância seca. Quando a manteiga de cacau é separada da pasta, a substância seca é moída até chegar ao pó de cacau.



O chocolate é feito de licor de chocolate. Açúcar, manteiga de cacau, agentes emulsionantes e baunilha são adicionados ao licor de chocolate. Então, o chocolate líquido é refinado e temperado para perfeita consistência e aroma. O cheiro do chocolate negro é encorpado, quente e ligeiramente especiado. O chocolate branco é feito de manteiga de cacau, açúcar e leite em pó e por isso o seu aroma não é tão intenso. É menos especiado, mas cremoso e suave.
 

Aromas irresistíveis de cacau podem ser sentidos em:
Cacao by Aftelier, Pure Cacao by Monotheme, Amour de Cacao by Comptoir Sud Pacifique e algumas fragrâncias de Demeter e CB I Hate Perfume.

O aroma rico e encorpado do chocolate negro potencia muitas fragrâncias como: BVL Notte Pour Femme e Pour Homme, Coney Island by Bond No 9, Angel by Thierry Mugler e Extraordinary by Avon. Chocolate e avelã são notas importantes em Missoni e Chocolovers, enquanto o chocolate branco aparece em Omnia by Bvlgari e Provocative interlude by Elizabeth Arden.

Fotos: carolann.quart, IITA Image Library, Mark Fischer, rore



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

AbundanceChristy Organics
Abundance

UrbaneChristy Organics
Urbane

SatisfactionChristy Organics
Satisfaction

AmberChristy Organics
Amber

TranceChristy Organics
Trance

IX Ambre OttomanRPL
IX Ambre Ottoman

ExoticaMaison Du Sage
Exotica

Noir WoodMaison Du Sage
Noir Wood

Prima VeraMaison Du Sage
Prima Vera

Velvet AngelMaison Du Sage
Velvet Angel

DesireMaison Du Sage
Desire

Aqua NeroMaison Du Sage
Aqua Nero

Green MuskMaison Du Sage
Green Musk

Rose BrillantMaison Du Sage
Rose Brillant

AmberloveMaison Du Sage
Amberlove

Blue MoonMaison Du Sage
Blue Moon

Rose MillesimeeJovoy Paris
Rose Millesimee

VelorumTiziana Terenzi
Velorum

VetyverBahoma London
Vetyver

Imperial OudBahoma London
Imperial Oud

ErebusBahoma London
Erebus

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

Marcas populares e perfumes: