Perfumaria de Nicho PITTI FRAGRANZE 14: Tendência de Rosas

PITTI FRAGRANZE 14: Tendência de Rosas

09/20/16 02:33:35

por: Sandra Raicevic Petrovic

O tema da Pitti Fragranze 14 deste ano foi “Números e Flores” e entre as novas edições, nós focamos nas flores, a maior parte delas rosas. A tendência de rosas adentrou tão silenciosamente que na maioria dos visitantes não teve o sentimento de que rosas, juntamente a fragrâncias amadeiradas, dominaram as novas edições... talvez porque numerosos estandes não tiveram arranjos florais para sugerir as notas proeminentes.

Além das fragrâncias amadeiradas, que foram agora verdadeiramente o centro da atenção e são a mais pura e mais gritante das tendências deste ano, minha intuição me diz que podemos esperar por uma nova tendência de fragrâncias gourmands que não sejam pesadas nem orientais, mas não convencionais, confortáveis e usáveis (cítricos e cookies, fruta tropical, notas cremosas e chocolate). Rosas vêm agora numa ampla gama olfativa e vão impressionar até mesmo aqueles (como eu) que não preferem ela no papel principal em perfumes.

As rosas agora são leves e transparentes, arejadas, pinks pálidas e macias como vestidos gentis feitos de tule, verdes e frescas, inesperadamente picantes. Pétalas sussurram no verde e no frescor. Rosas também são quentes, suculentas e doces, profundas e aveludadas, completamente fofas. Mas, é claro, rosas orientais e apaixonantes também estão presentes. Elas são escuras, xaroposas, com resinas e especiarias quentes, fortes e intensas. Começarei com a mais leve de todas...

MONTALE

Montale expande sua coleção de fragrâncias com as novas edições The New Rose e Aoud Legend. The New Rose é apenas a nova rosa da coleção que coloca um contraste em relação a tudo que foi lançado com este tema. The New Rose é leve e feminino, arejado, primaveril, muito fresco, ligeiramente frutado e muito gentil. Isso não afeta sua beleza nem longevidade ou intensidade na pele. É jovial e muito usável.

MONTALE THE NEW ROSE

limão, pêssego, framboesa, groselha, rosa búlgara
rosa, lírio do vale, ylang-ylang
sândalo, baunilha

 


DIANE PERNET

Esta incomum rosa verde-especiada é promovida por Diane Pernet que a nomeou como Love Affair. Essa rosa é inspirada pela atriz Anna Magniani de “Rose Tattoo”, por Daniel Mann, mas também do filme “A Bela e a Fera” dirigido por Jean Cocteau. Invocando memórias dos tempos quando ela era uma garota e passava o tempo na casa de campo de sua família, Diane ia ao jardim e colhia um buquê com as mais lindas rosas. Eu realmente gostei da composição e o tema imediatamente me lembrou do maravilhoso Rozy lançado por Vero Kern dois anos atrás, e que também fora inspirado pela famosa atriz Anna Mangiani e seu carisma. A Fragrância é baseada em rosa combinada com notas musgosas de vetiver; úmida e elegante. A composição foi criada para ilustrar uma mulher forte cheia de personalidade.

DIANE PERNET LOVE AFFAIR

rosas, vetiver

 


SANTA EULALIA

Santa Eulalia Rosa Aprilis celebrate a priemira rosa que floresce em Barcelona. Esta rosa é uma das mais clássica e frescas, e sua beleza é refletida no desenvolvimento e doçura de uma genuína pétala de rosa. Sem muitos detalhes, Santa Eulalia oferece uma rosa minimalista mais linda, refrescada com um espírito primaveril e com o charme mediterrâneo de Barcelona.

SANTA EULALIA ROSA APRILIS

bergamota, anis, rosa, íris, musgo, notas amadeiradas

 


TIZIANA TERENZI

A mais linda rosa que eu testei este ano na exposição foi apresentada pela marca Tiziana Terenzi e lançada com um frasco transparente com ornamentos dourados. O frasco estava acomodado numa seda vermelha brilhante sobre um elegante e massivo livro de veludo preto. A fragrância foi nomeada TYL e oferece rosas opulentas enquadradas na elegância do jasmim e âmbar dourado. O calor cremoso do musk, baunilha e ébano cria um manto confortável para as pétalas de rosas, enquanto a leveza sutil de cítricos brilha sobre as pétalas.

TIZIANA TERENZI TYL

bergamota, limão, lavanda, oxigênio
rosa, jasmim, âmbar dourado
baunilha, almíscar, ébano

 


PUREDISTANCE

A ideia de Jan Ewoud Vos foi adicionar uma sofisticada rosa oriental especiada à linha Puredistance enquanto permanecia verdadeira à característica elegante e feminina das edições anteriores feitas para mulheres. Puredistance Sheiduna é na verdade uma rosa seca e especiada, abrindo particularmente de um jeito que eu gosto. As primeiras gotas são doces e suculentas mesmo que eu possa sentir as notas especiadas secas e compactas sob a doçura frutada. Se eu a comparar com fragrâncias lançadas recentemente com o tema de rosa oriental, eu faria uma conexão com FeHom de Hayari, uma marca que também expôs suas fragrâncias na Pitti Fragranze deste ano. FeHom na minha pele é similar a Sheiduna com uma diferença na oitava fragrante; FeHom é uma oitava mais baixa, mais quente e cremosa quando evolui, enquanto Sheiduna é mais seca e feminina por uma sombra na sua evolução. A direção de ambas fragrâncias é a mesma, e M permanece minha favorita da casa Puredistance.

PUREDISTANCE
SHEIDUNA

O nome Sheiduna consiste das palavras "she", "sheika" e "dune" e tem o mesmo ritmo da palavra “seduction”

 


MONTALE

A clássica rosa oriental de Montale está escondida na nova fragrância Aoud Legend em um contraste com “a nova rosa”. Sua evolução é completamente diferente, pois a rosa é cercada de patchouli, âmbar e oud. A potência da fragrância é refletida na sombra masculina que está em harmonia com a profundidade e calor das madeiras e incenso. Açafrão está presente por toda a composição e acentua seu caráter ácido-especiado.

MONTALE
AOUD LEGEND

oud, couro, açafrão
vetiver, sândalo, rosa, patchouli
labdanum, âmbar, musgo de carvalho

 


KAJAL

Warek é o novo perfume de The Fiddah Collection, que é inspirada por e dedicada à prata. A coleção inteira é oriental e maravilhosamente composta; e as rosas podem ser encontradas em três fragrâncias: Warek, Sawlaj e Alujian. A nota mais proeminente está em Warek: enquadrada no calor do couro, oud, baunilha e âmbar. As fragrâncias desta coleção tomam o design de Kahal Pour Homme e estão em harmonia com detalhes em prata.

KAJAL THE FIDDAH COLLECTION
WAREK

açafrão, incenso
rosa, patchouli, âmbar, guaiac
couro, baunilha, oud

 


THE SPIRIT OF DUBAI

A mais forte rosa oriental – a rosa taif – foi apresentada no novo perfume feito por The Spirit of Dubai e chamada de Narjesi. O frasco de Narjesi é incrível, opulento e arquitetônico, coroado com uma rosa negra na tampa. Narjesi pertence à nova coleção, a qual eu prestarei atenção especial, e a qual chega como um ‘upgrade’ da linha clássica com a qual estamos familiarizados. Os frascos são esculturais, no formato de arranha-céus com tampas, cada uma com uma conexão com a composição do perfume. O esplendor da coleção é refletido em cada detalhe nos novos conjuntos para presente, mas também nas composições. A rosa taif nessa composição é retratada com uma rosa negra no topo que, segundo a marca, representa um símbolo de paixões selvagens, amor profundo e eterno, emoções e pureza.

THE SPIRIT OF DUBAI
NARJESI

rosa Taif

 


Entre as rosas deste ano as fragrâncias também apresentadas foram Amouage Opus XJean-Charles Brosseau Ombre Rose num frasco dourado; duas fragrâncias exclusivas da Coleção Harrods por Tiziana Terenzi contendo rosa; Oud Ashlain e Oud Nihal; também uma das fragrâncias da nova coleção Coquilette que eu vou cobrir separadamente, já que será promovida no começo de outubro (apresentada na Pitti Fragrance mas sem o nome da fragrância).

Entre as flores oferecidas na exposição deste ano, eu fui atraída por Amouage Lilac Love (gardênia achocolatada por uma baunilha que remete a heliotrópio), Neela Vermeire Rahele (osmanthus chiprado que não mostra sua faceta chipre na minha pele mas praticamente floresce), Antonio Allesandria Eperdument (flor de laranjeira e osmanthus num abraço mediterrâneo de cítricos e notas marinhas e ozônicas), o mais novo Dear Rose Nymphessence (magnólia, frésia e flor de laranjeira com leves notas amadeiradas-musky banhadas de sol com mandarina), assim como Mancera Pearl (um lindo perfume denso e “branco” entrelaçado com bala açucarada feita de amêndoas). O estande de Simone Cosac foi decorado com buquês de rosas brancas e orquídeas anunciando a nova fragrância Amore Proibito num frasco lindo (luxuoso e feito a mão com cristais Swarovski; seu custo é 4500 euros). A composição dessa fragrância é floral densa com especiarias delicadas e toques amadeirados exóticos.

Fotos da Pitti Fragranze 2016 por Sandrina

 

    

Autora: Sandra Raičević Petrović
(
sandrina_bambina)


   Editora Executiva, Escritora e Designer do Fragrantica

sandrina@fragrantica.com

Tradução: Daniel Barros




 



Anterior Perfumaria de Nicho Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Marcas populares e perfumes: