Vintages Hot Glam: Revisitando Scherrer 2

Hot Glam: Revisitando Scherrer 2

11/08/16 06:02:40

por: Miguel Matos

Scherrer logo

Scherrer perfumes

Quando um perfume com mais de 30 anos ainda está em produção hoje, isso significa uma de duas coisas: ou ele tem um considerável número de clientes ou ele é uma obra-prima que representa a imagem de sua marca. Scherrer 2 é ambas as coisas. Contudo, é uma fragrância pouco famosa e que não é abundantemente discutida pelos resenhadores, tanto amantes dos perfumes como profissionais da perfumaria. E eu penso que ele merece mais atenção.

2 foi obviamente o segundo perfume de Jean-Louis Scherrer, o famoso designer de moda parisiense. Sobre o primeiro podemos ler neste artigo maravilhoso da minha colega Jodi. Nascido nos anos 30, Jean Louis Scherrer teve treino de balê clássico, que o introduziu no mundo dos figurinos teatrais e o preparou para desenhar roupas que serviriam os papéis públicos de mulheres ligadas à política, ao teatro e às artes. Seu caso amoroso com a moda o levou à Dior, on de trabalhou com Yves St Laurent nos anos 50. De 1962 a 1992, Jean-Louis Scherrer vestiu as mais prestigiadas mulheres dessas décadas: Farah Diba, a família Kennedy, a Princesa Paola da Bélgica, a então Primeira Dama da França Giscard d’Estaing, as atrizes Michèle Morgan, Sophia Loren, Raquel Welch e Isabelle Adjani, a aclamada escritora Françoise Sagan e muitas mais. Por isso quando falamos de Scherrer, ou pelo menos de Scherrer nos anos 80, referimo-nos a top glam, haute couture, fragrâncias de rica. E 2 encarna tudo isso.

Scherrer 2 é, antes de mais, uma fragrância oriental. Âmbar é o acorde ao qual tudo o resto está ancorado. Mas ele vem com todas as ferramentas de um perfume operático esnobe dos anos 80: mel, tuberosa, aldeídos. Esta é uma mulher de batom vermelho, casaco de peles, saltos stiletto (apesar de eu achar ele bem recomendável para homens também). Ele tem uma agressividade quando o encontramos pela primeira vez, e isso pode manter-nos à distância. Isto não é apenas uma fachada, você tem de gostar mesmo de perfumes fortes para desfrutar deste. Mas tal como o primeiro spray pode parecer agressivo, ele também se desenvolve rapidamente de uma forma que parece prometer outras carícias após a primeira chicotada. Scherrer 2 é falado por causa do seu uso do ananás. Para o meu nariz este perfume não é, no entanto, uma referência para este acorde. Ou seja, sim ele está lá, mas quando a nota de ananás se funde com enormes doses de laranja, mel, e flores brancas, ela se torna uma nota funcional que liga tudo junto de forma exótica, dourada e tropical. Todas estas notas, juntamente com a carnal tuberosa e a acidez das frutas, pode fazer lembrar uma intensa flor de laranjeira. Mas isso é um efeito. Para juntar a tudo isso e fazer com que este perfume mais carne, existem tonalidades animálicas que vêm em partes de todas as notas já mencionadas, mas a adição de civeta e castoreum envolve tudo em langor de couro. A pirâmide olfativa é um sonho de ingredientes ricos e exóticos:

Bottle

 

Notas de Topo
Tangerina de Portugal, Rosa, Jasmim, Angélica, Tuberosa, Folhas de Violeta

Notas de Coração
Canela, Veriver Bourbon, Sândalo de Mysore, Mirra, Cedro

Notas de Base
Civeta, Castoreum, Benjoim, Patchouli, Opoponax, Almíscar, Musgo de Carvalho

 

Dito isto, penso que Scherrer 2 é um exemplo de quebrar as regras. Ele tem a mordida elegante de um chypre, é um oriental sexy, é um floral doce, e é ousadamente animálico... e na tensao criada por esta batalha, ele representa uma experiência muito interessante de se ter. Hoje em dia ele pode ser o underdog da marca que é gerida pela Designer Parfums, mas ele merece ser falado, louvado e cheirado. Especialmente no inverno, quando ele é uma coisa quente, tropical e sexy sobre a pele. Impossível não mencionar o frasco excecionalmente glamouroso, desenhado por Serge Mansau, evocando uma escultura arquitetural de estilo Art Deco. Scherrer 2 é uma experiência que qualquer amante dos vintages deveria ter, se pensa que consegue lidar com a explosão do primeiro spray. Sim, ele é um pouco datado. Ele vem com cebelo armado e chumaços. Mas é por isso que gosto dele.

Bottle


Scherrer 2 está disponível ainda em Eau de Toilette 25ml, 50ml & 100ml spray.

Miguel Matos é um jornalista português obcecado com perfume. Miguel gosta de ser visto como um curador de fragrâncias, investigando o perfume como arte contemporânea. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, e tem um background como crítico de arte. Ele coleciuona perfumes vintage e organiza conversas regulares chamadas Vintage Perfume Sniffing. Membro honorário da International Perfume Bottle Association. Ele escreve sobre beleza e e grooming no Beautyalmanac.com. Miguel é escritor do Fragrantica e tradutor e editor do Fragrantica.com.br.



Anterior Vintages


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Rose MillesimeeJovoy Paris
Rose Millesimee

VelorumTiziana Terenzi
Velorum

VetyverBahoma London
Vetyver

Imperial OudBahoma London
Imperial Oud

ErebusBahoma London
Erebus

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

JolieBahoma London
Jolie

Pepe & MentaSinfonia di Note
Pepe & Menta

PatchouliSinfonia di Note
Patchouli

HoS N.004House Of Sillage
HoS N.004

TuberosaBahoma London
Tuberosa

Ombrella CrashJacques Zolty
Ombrella Crash

Belle de JourBahoma London
Belle de Jour

Sparkling SandJacques Zolty
Sparkling Sand

VeleTiziana Terenzi
Vele

CasTiziana Terenzi
Cas

KaffTiziana Terenzi
Kaff

FoconeroTiziana Terenzi
Foconero

DeloxTiziana Terenzi
Delox

PorporaTiziana Terenzi
Porpora

EclixTiziana Terenzi
Eclix

BardiglioI Profumi Del Marmo
Bardiglio

Marcas populares e perfumes: