Avaliação de Fragrâncias Floriental: Vermelho para os Homens do Exército

Floriental: Vermelho para os Homens do Exército

09/03/16 07:25:08 (Um comentário)

por: Sergey Borisov

Os frascos bizarros de COMME des GARÇONS feitos no formato de seixos arredondados são hoje famosos no mundo todo. Eles vêm pintados em cores diferentes, decorados com muitos detalhes diferentes, embalados em caixas robustas – elementos que podem adicionar à surpresa. Tirando da caixa algo com formato estranho e inesperado definitivamente surpreende. Mas Comme des Garçons nunca se limita ao seu formato estranho.

Bottle of Floriental

O termo Floriental é uma combinação das palavras Flor e Oriental. Mas flores não é o que você encontrará tanto nesta fragrância. Na cor vermelha do frasco e embalagem há mais rosas do que no perfume em si. A pimenta rosa que abre a composição representa uma quantidade muito maior da cor vermelha do que as flores que surgirão depois. Uma nuvem doze e boozy também aparece. Mas cadê as flores?

A parte oriental de Floriental é seca e severa. De acordo com a tradição aromática de Comme des Garçons, há notas amadeiradas quentes dominando a fragrância – incenso, vetiver, sândalo. Essas notas são o DNA da marca e marcam a maioria de suas fragrâncias. São na maior parte cinzas, secas, reservadas, masculinas, com um toque animálico evidente mas agradável. Logo após a saída de pimenta vermelha, há um acorde doce de cedro e sândalo evoluindo na minha pele (e minha pele normalmente exala mais doçura do que as fitas olfativas).

.

Store set up for Floriental

As flores perdidas e as notas orientais adicionais vêm do coração da fragrância, juntamente a uma doçura e um acorde frutado-resinoso. Algumas notas animálicas, madeira queimada, e caramelo leitoso estão presentes no pano de fundo.

Mas a coisa mais importante é que a parte Oriental assim como a parte Floral é devida a uma única nota – cistus labdanum. Essa planta mediterrânea tem lindas flores e é inclusive nomeada por causa da rosa (rock rose), mas o absoluto e resinoide de labdanum são produzidos pelas folhas e espinhos da planta. As flores desta “rosa” tem um cheiro delicado demais para ser usado na perfumaria.

Labdanum plant with blooms

    Cistus creticus em flor (do blog de Dimitris Nyktaris, fornecedor de ládano de Creta)

É o aroma desta “flor sem cheiro” que Emilie Coppermann estava tentando criar em Floriental, segundo o briefing de Christian Astuguevieille. Embora haja alguns componentes aromáticos similares em ambas a rosa e o labdanum, é impossível dizer que o labdanum tem mesmo um pouco mais de aroma floral. É sempre descrito como quente, balsâmico, resinoso-doce, amadeirado-ambarado. Esse é o componente exato que uniram as notas no esqueleto do chipre clássico – consistindo de quase 300 componentes diferentes, o cheiro de labdanum pode conectar diferentes aromas a partir de lavanda, laranja e rosas a musgo, cedro e patchouli. Uma curiosidade: antigos cipriotas compuseram um proto-chipre misturando resinoide de labdanum com cálamo e estoraque, e cruzados trouxeram a mistura à Europa. Água de Chipre, Cyprus birdies... chipre tem uma longa história.
Red jacket of mounted police Canada

Uniforme da polícia real montada do Canadá 

 

Floriental é uma fragrância linda e simples amadeirada e resinosa, um agradável oriental amadeirado sem lantejoulas, bordados ou qualquer outra decoração. Eu diria que tal fragrância tem um caráter até que formal. Esse tipo de vermelho é apropriado para a polícia montada do Canadá ou boinas marrons e não tanto para haréns ou um ninho de fumadores de ópio. Emilie Copperman criou o perfume de um Oriente moderno e urbanista e ele apareceu ser mais confortável para narizes europeus que numerosas fragrâncias à base de oud.

Floriental COMME des GARÇONS parfums

Notas: incenso, pimenta rosa, licor de ameixa, vetiver, labdanum, sândalo

Sergey Borisov

Sergey Borisov está envolvido na perufmaria desde o início dos anos 90 quando ele tinha seu programa dedicado aos perfumes “Close to Body” ra rádio Krasnoyarsk (1993). Como entusiasta de perfumes (conhecido como moon_fish), ele se tornou famoso na Rússia pela sua tradução de  Luca Turin Perfume: Le Guide. Ele fez carreira como jornalista de fragrâncias e colaborou com revistas importantes como GQ, Vogue, Elle, Cosmopolitan, Interview, Forbes, Allure, Robb Report, Flacon, Departure, RBC-Style, TSUM-Magazine (2008-2016). Suas colunas online para RBC-Style.ru, Vogue.ru, e GQ.ru (2006-2015) deram-lhe reconhecimento internacional e um convite para ser editor da edição russa de “The Little Book of Perfumes” de Luca Turin & Tania Sanchez.  Sergey Borisov foi convidado como conferencista na Esxence 2012 (Milão) e Intercharm 2015 (Moscou). Em 2013, Sergey integrou a equipe Fragrantica

Traduzido por Daniel Barros.



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Antifon
Antifon

Minha parte otimista se animou quando o crítico disse que a pimenta rosa possui muito mais representatividade vermelha que as flores que surgirão.

Por um instante vi a possibilidade de conseguir novamente algo que poderia ser o mais próximo do Guerrilla 2, que foi a mais interessante nota de pimenta vermelha que pude conhecer até o momento, ainda a busco, tornou-se referência.

Mas talvez isto não se concretize neste lançamento já que o Guerrilla 2 foi descontinuado se não me engano.

Sep
03
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

AbundanceChristy Organics
Abundance

UrbaneChristy Organics
Urbane

SatisfactionChristy Organics
Satisfaction

AmberChristy Organics
Amber

TranceChristy Organics
Trance

IX Ambre OttomanRPL
IX Ambre Ottoman

ExoticaMaison Du Sage
Exotica

Noir WoodMaison Du Sage
Noir Wood

Prima VeraMaison Du Sage
Prima Vera

Velvet AngelMaison Du Sage
Velvet Angel

DesireMaison Du Sage
Desire

Aqua NeroMaison Du Sage
Aqua Nero

Green MuskMaison Du Sage
Green Musk

Rose BrillantMaison Du Sage
Rose Brillant

AmberloveMaison Du Sage
Amberlove

Blue MoonMaison Du Sage
Blue Moon

Rose MillesimeeJovoy Paris
Rose Millesimee

VelorumTiziana Terenzi
Velorum

VetyverBahoma London
Vetyver

Imperial OudBahoma London
Imperial Oud

ErebusBahoma London
Erebus

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

Marcas populares e perfumes: