Perfumaria de Nicho Caron Relança Montaigne!

Caron Relança Montaigne!

12/18/16 05:46:32

por: Miguel Matos

Caron

Tem sido um ano de mudanças para a histórica casa francesa de perfumaria Caron. Primeiro, porque William Fraysse foi anunciado oficialmente como o novo perfumista residente (ele é o filho do lendário perfumista Richard Fraysse e co-desenlvolveu Tubereuse) e a marca lançou sua primeira criação individual para a Caron, Pour un Homme Sport. Segundo, a Caron celebrou a abertura da nova boutique na Rue François 1er em Paris com uma versão modernizada do estilo art deco style em pleno glamour e glória. Mas as novidades da Caron nao terminam aqui. Há um mês atrás a marca relançou uma grande fragrância que tinha sido descontinuada no passado: Montaigne.

Montaigne ad

Montaigne bottle

É interessante que Montaigne foi uma fragrância cuja intenção era celebrar a icônica boutique Caron na Avenue Montaigne e agora que esta loja fechou suas portas, a marca relança a fragrância. Bem, o fecho dessa loja não é uma desgraça porque agora, a uma distância de poucos passos, abriu uma loja nova, maior, e ainda mais bela. Quanto a Montaigne como perfume, sua glória está plenamente restaurada. A marca apenas mudou um pormenor na formulação: a substituoção da semente de ambrette pelo químico aromático ambrettolide, de acordo com as regulamentações do IFRA. O frasco é também diferente, muito simples e minimalista, mas devo dizer que prefiro o mais antigo, o chamado frasco “monument”.

Montaigne 2016 bottle

O desenvolvimento de Montaigne teve um caminho retorcido. Talvez poucos saibam que seu nome inicial era Baby Vamp e seu objetivo era oferecer um perfume sexy com poderes sedutores. De acordo com Jean-Marie Martin-Hattemberg em seu livro Caron, “O novo extrato tinha de ser deslumbrante para mostrar às mulheres que elas podiam contar com Caron para surpreender, desafiar e seduzir.” Então, esta fragrância, Baby Vamp, foi composta, com especiarias, frutas e flores com laranja amarga, jasmim, coentro, tangerina entrando num coração de mimosa e groselha, terminando com a base de sândalo, benjoim e baunilha.

Baby Vamp Bottle

O frasco tinha sido desenhado por Joël Desgrippes e consistia numa jaula cúbica de metal que encerrava Uma gosta de vidro de perfume dourado.

Baby Vamp box

Mas enquanto Caron estava desenvolvendo este produto, a companhia foi vendida a outro proprietário e devido à turbulência da passagem de mãos, Baby Vamp foi abandonado e embalado num frasco mais tradicional, com o nome Montaigne, em homenagem à loja localizada na avenida com o mesmo nome em Paris. Montaigne viu a luz do dia em 1987. A fragrância esteve disponível durante muito tempo com sucesso moderado mas foi de alguma forma descontinuada anos mais tarde... até agora, para alegria dos seus admiradores.

Montaigne bottle

Montaigne é, em minha opinião, um perfume luxuoso, glorioso, opulento e rico. E ele é isso ao mesmo tempo que se mantém confortável, cálido, sensual e suave. Ele é dourado e profundo e eu o adoro. Seu caráter oriental vem de uma concentração de mais de 50% de sândalo de Mysore e um intenso coração de mimosa que traz nuances melífluas e empoadas ao mesmo tempo que se une a um cremoso jasmim. O narciso dá o toque animálico e há uma sensação geral de efervescência como bolhas de champanhe. Aqui e ali ele me faz pensar em Guerlain Samsara embora ainda melhor. Nunca cheirei o original de Montaigne mas asseguro que a edição de 2016 é nada menos que maravilhosa.

Notas de topo: jasmim, coentro, laranja amarga, mimosa e tangerina. Notas de coração: narciso e groselha. Notas de base: sândalo, âmbar, baunilha e almíscar branco.

Miguel Matos é um jornalista português obcecado com perfume. Miguel gosta de ser visto como um curador de fragrâncias, investigando o perfume como arte contemporânea. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, e tem um background como crítico de arte. Ele coleciuona perfumes vintage e organiza conversas regulares chamadas Vintage Perfume Sniffing. Membro honorário da International Perfume Bottle Association. Ele escreve sobre beleza e e grooming no Beautyalmanac.com. Miguel é escritor do Fragrantica e tradutor e editor do Fragrantica.com.br.



Anterior Perfumaria de Nicho Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Marcas populares e perfumes: