Matérias primas Aromas de Natal: Parte V, Tangerina

Aromas de Natal: Parte V, Tangerina

12/25/15 09:30:20 (3 comentários)

por: Juliett Ptoyan

Durante as ultimas semanas falámos sobre os aromas associados com as celebrações do Natal e do Ano Novo, partilhámos as nossas opiniões sobre as fragrâmcias favoritas com estes aromas, e reunimos ideias sobre como desfrutar deles em casa, no banho, e nas decorações festivas. Para aqueles que perderam: já descobrimos a picea, a canela, o fir, e os cravos, e hoje vamos considerar a tangerina - o cítrico essencial do Natal.

 
Estritamente falando, há uns anos já publicámosum grande artigo sobre esta fruta, no qual Marina nos contou tudo (ok, quase tudo) o que precisamos saber sobre a Cītrus reticulāta e sua família imediata. Neste momento em que estamos a uma semana antes do Ano Novo, proponho relembrar os fatos mais interessantes sobre esta árvore perene e discutir as fragrâncias que têm notas dominantes desta fruta ou folhas.
 
 
Antes de aparecer nos EUA no início do século XIX, a tangerina viajou pelo planeta durante muitos séculos;agora a maior plantação destas árvores localiza-se na China e na Coreia, assim como em alguns países mediterrâneos. 
 
Estas pequenas árvores (até quatro metros de altura) com troncos grosseiros e curvados são as mais resistentes da família dos citrinos, e o volume de produção desta fruta só fica atrás das laranjas - nada mau! Imediatamente a seguir está a toranja, e depois o limão.
 
 
Provavelmente já encontrou o óleo essencial de tangerina, mesmo que não o tenha comprado em farmácias; sua casca consiste em células microscópicas com óleo, por isso se esfregá-la em suas mãos, ficará com um rastro de laranja com um claro cheiro cítrico - muito eraneante, apesar do fato de estar frutas amadurecerem no final do outono e no início do inverno. Numa escala industrial, o óleo desta fruta é produzido por pressão; as folhas de tangerina, cujo óleo se assemelha a um cheiro cítrico com um toque de ervas e pele de uvas, é muitas vezes extraído por destilação. Existem, é claro, outros híbridos, mas falamos aqui da Cītrus reticulāta, como o limpo cheiro da tangerina.
 
Na perfumaria, a tangerina pode ser encontrada em aromas como Mandarine & Cardamom de Maurer & Wirtz, Mandarine Glaciale de Atelier Cologne, Eau Ensoleillante de Clarins. Gosto dela como parte das fragrâncias fougere (como em Fleurs de Bois de Miller Harris).
 
Yves Rocher apresentou a tangerina em Mandarine de Noel, cuja linha continha um belo gel de ducha, e Fruit de Noel. L'Artisan Parfumeur (com a vive e bela Mandarine); Odin NY (o quente 02, e o licoroso 08); Love & Toast (fizeram parecido com ice tea com um pouco de tangerina) Mandarin Tea; e a H&M lançou recentemente Mandarin Gold (que, para quem conhece o trabalho anterior damarca, parece uma revolução). Todos estes perfumes têm o aroma da tangerina. Quais são seus favoritos?
 
Não direi muito sobre como usar as tangerinas; mas quando as escolhe, deverá ter em atenção sua pele - se for muito brilhante, é provável que tenha sido tratada com conservantes. Não é um desastre, mas se gosta de cozinhá-las caramelizadas ou secas, tente o fruto não tratado. É sempre legal fazer geléia de tangerina, usar as frutas na mesa de Natal, ou usá-las como base para uma poma.
 
Quais são as vossas fragrâncias de tangerina favoritas?
 Associa a tangerina com outras estações ou é para si uma fruta de inverno?
 
Desejando a todos um feliz Natal!
 
 
 

Juliett Ptoyan é uma jornalista de perfumes que colabora com revistas de moda, organiza workshops de perfume e escreve regularmente no seu blogue, bouquetjuliett.ru.

 


Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

MathKortz
MathKortz

Pra quem tem um pé de mexerica, tangerina, laranja ou limão em casa, uma dica: depois de descascar a fruta para comer, chupar ou fazer suco, guarde as cascas, aqueça uma frigideira com algumas lascas de carvão (já ativado, usado, ou não, só não pode estar em cinzas) e quando estiver bem quente, quase em brasa, lance as cascas sobre a frigideira com o carvão, quando começar a exalar o cheiro, percorra toda a sua casa. Vai deixar tudo perfumado, um incenso de citrinos. Rsrs Ou no churrasco também pode lançar as cascas no fogo, além de perfumar o ambiente, pode dar um aroma à carne também!

May
27
2016
parfumage
parfumage

Está ai um dos aromas que mais combinam com Natal Brasileiro! Verão, calor e nada melhor que o toque cítrico e fresco da tangerina. Os que conheço são Bergamota Fresca (linha todo dia) e o descontinuado Pomar de Bergamotas (linha águas) de Natura, uma alternativa perfumada pra quem gosta de bergamota fresca é um body splash da linha Encanto Alegria da Avon, embora a propaganda seja em torno da pitanga as notas mais evidentes são de tangerina ou bergamota, vale apena.

Dec
28
2015
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Estou super contente em poder acompanhar esse conjunto de matérias da minha amiga querida Ptoyan, são tantas descobertas que fico tentando ligar as coisas aqui... Muito interessante descobrir que alguns elementos têm representações culturais totalmente diferentes dos nossos (Brasil), para determinada época ou estação, bom exemplo são essas frutas e especiarias do Natal, aos olhos da colunista!

Dec
25
2015

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Marcas populares e perfumes: