Matérias primas Aromas de Natal: Parte I, Picea

Aromas de Natal: Parte I, Picea

11/21/15 05:03:48 (4 comentários)

por: Juliett Ptoyan

 
Benvindos a uma nova série de artigos dedicados à discussão sobre árvores, plantas e especiarias que criam um ambiente festivo e explicam as fragrâncias relacionadas com o Natal.
 
PICEA 
picea é talvez a mais famosa de todas as árvores de Natal; normalmente ela ocupa seu lugar nesta altura do ano nas salas ou jardins e é um tipo de conífera que muitos de nós vemos em postais de Natal clássicos. De fato, quem não magoou já um dedo ao tentar decorar os ramos de uma picea? 
 
 
A oicea é também muito fácil de encontrar nas feiras destivas - mais fácil do que o abeto, que tem sua origem no Norte. As principais características da picea são as muitas e pequenas agulhas pontiagudas, galhos quase planos, e altura variável - deste a espécie pequena canadiana (aproximadamente 1 metro) à picea Sitka que pode crescer até aos 90 metros de altura. Não é muito difícil confundir uma picea com um abeto, mas a sua aparência é a resposta: os cones dos abetos mantêm-se triangulares, e os das piceas ficam soltos. As agulhas dos abetos também não são tão afiadas.
 
 
O cheiro da picea é rico, balsâmico e maravilhoso e pode ser comparado com o aroma do abeto, mas a picea é mais intensa e resinosa, e o aroma não é tão volátil (de fato, ambos são de caráter fugaz).
 
Para fazer um óleo essencial de picea, os produtores escolhem muitas vezes a variedade norueguesa, espalhada por toda a Europa, porque as outras variedades não conseguem garantir a alta qualidade da resina: por exemplo, a picea Ayan oferece uma pequena quantidade de óleo, e o Jezo oferece muito pouco acetato de bornila, o líquido incolor que produz o cheiro de picea. Os produtores usam o método de destilação a vapor para extrair os componentes fragrantes e o resultado é apenas 15-20 ml por cada quilo de agulhas e ramos. 
 
Além de seu cheiro magnífico, o óleo de picea é altamente estimado por sua capacidade de ajudar rapidamente em caso de resfriados, por aumentar a imunidade e limpar os mucos. 
 
 
 
A picea como nota de perfume é aplicada pouco frequentemente, mas existem algumas fragrâncias impressionantes de perfumistas naturais modernos que merecem atenção: Ayala Moriel oferece dois perfumes - Rainforest Orcas; Joanne Bassett oferece Petit Trianon; e Teone Reinthal oferece Black Spruce.
 
Outras marcas incluem Christopher Brosius Christmas Tree para a Demeter, e The Fir Tree para sua própria CB I Hate Perfume; Serge Lutens uniu abeto e picea em Fille en Aiguilles; e há um toque de picea gelada em The Vagabond Prince Enchanted Forest
 
 
Existem numerosas velas de companhias como P.F. Candle Co., Voluspa, UCandles', e numerosos artesãos de velas no Etsy. 
 
Mas a picea não é só usado para perfume na Rússia: na região Ural, podemos fazer geléia a partir das pinhas! É deliciosa e realmente invulgar invulgar, e um pouco reminiscente de nozes (já experimentou?). A meio do verão, os fazendeiros locais apanham as pinhas verdes, que são fáceis de partir quando estão verdes, e cozem as mesmas com açúcar e água. O resultado é uma compota maravilhosamente cheirosa com uma textura invulgar: as pinhas tornam-se tão suaves que é possível comê-las à dentada. 
 
Finalmente, podemos usar os ramos em banhos quentes! Mas é melhor ter cuidado - a picea é espinhosa e é preciso amar o aroma para apreciar...
 
 
O que acha do aroma da picea? Você usa alguma fragrância onde ela seja uma nota dominante, e se usa, qual é e quando - todo o ano ou só no inverno?
 
Desejo-vos um fim de semana cheiroso!
 

 

Juliett Ptoyan é uma jornalista de perfumes que colabora com várias revistas, organiza ateliês de perfume e regularmente escreve em seu blogue, bouquetjuliett.ru.

 

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

MathKortz
MathKortz

A picea lembra muito a araucária brasileira, folhas que espetam e sementes comestíveis que rendem compotas, doces e etc...

Porque raios só a loccitanne fez fragrâncias inspiradas em araucária (sendo que nem dá pra ter certeza se usa mesmo o óleo essencial/seiva/bálsamo/resina dela)

Cadê natura, boticário, phebo honrando nossa natureza? Muita gente quer importar um parfum de picea sendo que poderíamos ter nacionais até mesmo melhores...

May
27
2016
parfumage
parfumage

Se for pra falar de fragrancias mais populares, aqui no Brasil temos os clássicos HORUS de Natura que também possuem agulas de pinheiro e Spirit for Men da Avon com notas de pinheiro.

Nov
30
2015
C Henrique Medeiros
C Henrique Medeiros

Complementando o @adao.machado, os perfumes Acqua Fresca e Free, d'O Boticário, tem notas de pinheiro bem evidentes.

Nov
29
2015
adao.machado
adao.machado

A resenha é bela, mas cita essencialmente perfumes raros, cult ou de nicho. Para nós, brasileiros existem alternativas fascinantes e acessíveis, como Pino Silvestre e seus flankers (inclusive o delicioso Pino Silvestre Sport, que combina muito bem com o calor do nosso Natal). Agua Brava, de Puig, também tem toques de pinheiro, mas bem misturadas - e até escondidas- em meio a diversas especiarias, couro e madeiras.
Nem todos gostam- são perfumes diferentes e até estranhos para quem está acostumado com a perfumaria atual. Mas valem uma cheirada com a mente aberta!

Nov
25
2015

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

IX Ambre OttomanRPL
IX Ambre Ottoman

ExoticaMaison Du Sage
Exotica

Noir WoodMaison Du Sage
Noir Wood

Prima VeraMaison Du Sage
Prima Vera

Velvet AngelMaison Du Sage
Velvet Angel

DesireMaison Du Sage
Desire

Aqua NeroMaison Du Sage
Aqua Nero

Green MuskMaison Du Sage
Green Musk

Rose BrillantMaison Du Sage
Rose Brillant

AmberloveMaison Du Sage
Amberlove

Blue MoonMaison Du Sage
Blue Moon

Rose MillesimeeJovoy Paris
Rose Millesimee

VelorumTiziana Terenzi
Velorum

VetyverBahoma London
Vetyver

Imperial OudBahoma London
Imperial Oud

ErebusBahoma London
Erebus

ChurchillBahoma London
Churchill

K2Bahoma London
K2

No. 5 Tropical JungleThe Trend by House of Sillage
No. 5 Tropical Jungle

No. 4 United We StandThe Trend by House of Sillage
No. 4 United We Stand

No. 3 Beauty & GraceThe Trend by House of Sillage
No. 3 Beauty & Grace

No. 2 Hot in CamoThe Trend by House of Sillage
No. 2 Hot in Camo

No. 1 Polka Dot DanceThe Trend by House of Sillage
No. 1 Polka Dot Dance

Black OrrisBahoma London
Black Orris

Bois de RoseBahoma London
Bois de Rose

JolieBahoma London
Jolie

Pepe & MentaSinfonia di Note
Pepe & Menta

PatchouliSinfonia di Note
Patchouli

HoS N.004House Of Sillage
HoS N.004

TuberosaBahoma London
Tuberosa

Marcas populares e perfumes: