Matérias primas Anosmia Parcial, Adaptação Olfativa ou Por Que Não Sinto Cheiro

Anosmia Parcial, Adaptação Olfativa ou Por Que Não Sinto Cheiro

08/04/16 07:43:27 (2 comentários)

por: Matvey Yudov

O clamor do público depois do surgimento dos perfumes de Escentric Molecules tem ultrapassado todas as expectativas. Para ser honesto, a ideia de Geza Schoen me atrai bastante; tenho certeza de que ele quis manifestar a elegância austera de materiais sintéticos individuais. Mas marqueteiros não acharam sua ideia muito empolgante; a falta de conhecimento deles foi a causa de fantasias bobas sobre poderes “feromônicos-afrodisíacos” que ao mesmo tempo foi extremamente eficiente na venda de “Molecules”. Eu prefiro pular essa parte e debater sobre uma questão muito comum: Por que eu (ou minha sogra, amigos ou colegas) não conseguem sentir o cheiro de “Molecules”?

Por exemplo, encontrei em uma revista lustrosa um anúncio de Escentric Molecule 02 em que uma informação típica sobre o aspecto afrodisíaco era suportada pela afirmação de que não podemos sentir seu cheiro:


Fragrância-afrodisíaca. Um novo capítulo na história da sexualidade humana. Um substituto para o âmbar animálico afrodisíaco. Puro e limpo, ele é sobrecarregado de sexualidade animal. Este perfume é uma verdadeira poção de amor, uma arma secreta de sedução. Sem fragrância. 100% Ambroxan.

A primeira razão por não sentirmos alguns aromas é chamada anosmia parcial. Diferente da perda completa do olfato, anosmia parcial é bastante normal e acontece com muitos de nós de tempos em tempos. Isso significa que algumas pessoas não podem sentir o cheiro de algumas substâncias. Por que e quando isso acontece?

Todos os sentidos humanos operam dentro de uma certa gama operacional, assim como qualquer outra ferramenta de medida. Por exemplo, o olho humano responderá a frequências de 380 a 720 nm. De uma grande variedade de vibrações, de ondas de rádio a raios gama, os humanos podem perceber somente 0,01% deles. A mesma situação acontece com frequências auditivas, uma gama padrão que nosso ouvido consegue aceitar está entre 20 e 20.000 Hz – quanto mais velho você ficar, menor será o limite mais alto, ele baixa para aproximadamente 12.000 Hz para pessoas que atinjam 50 anos de idade.

цвет и звук

O que as pessoas veem e ouvem

O olfato nos humanos também tem suas limitações. Foi descoberto que bebês recém-nascidos têm o olfato mais apurado e perdem 50% de sua habilidade no primeiro ano. Nós gradualmente vamos perdendo todo tipo de sensibilidade ao longo da nossa vida.

Nós sentimos o cheiro de um material fragrante quando suas moléculas entram fisicamente no nosso nariz, o que significa que a substância fragrante precisa ser volátil o suficiente. Os receptores não são grandes, e aceitam apenas moléculas menores. Moléculas pesando mais que 350 Da não tem cheiro algum, ao menos para nós. A substância fragrante mais pesada hoje disponível é Ciclopentanoato de helvetolide – tal componente tem um odor almiscarado com esta aparência:

самое тяжелое пахнущее вещество

Quase sempre, a anosmia parcial está relacionada a compostos pesados cuja massa está próxima ao limite de 350 Da. Frequentemente, eles possuem um dor amadeirado almiscarado ou ambarado. No caso de substâncias leves como, por exemplo, Citral ou Eugenol, elas podem ser percebidas por qualquer pessoa saudável. Anosmia parcial não é uma doença, mas um fenômeno que também pode ocorrer com perfumistas. Às vezes, mesmo se uma substância pura, devido à sua massa, não puder ser detectada pelo nosso olfato, nós podemos possivelmente a sentir se misturada com outros ingredientes.

Todas as três "Molecules" consistem de compostos bastante pesados e encorpados, e é provável que você possa não os sentir. O peso de um composto é uma causa de anosmia parcial, mas não é a única. Nós podemos deixar de lado essas “moléculas sem fragrância” e considerar outros casos. Às vezes nós não conseguimos sentir fragrâncias porque nos adaptamos ou nos cansamos delas.

ADAPTAÇÃO é quando as pessoas percebem odores como um pano de fundo sem prestar muita atenção a eles. Frequentemente não estamos cientes do cheiro do ambiente onde passamos muito tempo ou do odor do nosso próprio corpo. O processo do olfativo é uma ação complexa: primeiro, a substância entra em contato com o epitélio nasal, sua interação com nossos receptores causa um sinal elétrico que vai para nosso cérebro. O cérebro processa o sinal recebido e o compara com odores familiares (nós inconscientemente colecionados nossos índices de odores durante toda a vida). Depois disso, nosso cérebro conclui se o cheiro é de algum interesse ou não. No nível biológico, o cheiro “mais interessante” para nós é o cheiro de comida ou perigo. Se não há perigo ou comida no cheiro, o cérebro perde interesse e muda o foco para algo mais importante. Recentemente, os resultados de um projeto de pesquisa foram publicados: dois “focus groups” receberam o mesmo material com um odor neutro. Ao primeiro grupo foi dito que se tratava de um perfume, ao segundo que se tratava de um solvente tóxico. O processo de adaptação do odor no segundo grupo foi muito mais lento.

A propósito, é oportuno esclarecer que não é correto dizer “molécula” como sinônimo de “substância, composto, ingrediente de perfume ou fragrância.” Molécula é a menor parte de uma substância. A estrutura de uma molécula reflete as propriedades químicas e físicas da substância. Então, quando você ler “este perfume contém a molécula adoxal, estritamente falando, significa que o perfume contém 0,00000000000000000000035 gramas de adoxal."
 

FADIGA OLFATIVA ocorre no nível receptor. Uma molécula da substância causa um sinal elétrico apenas uma vez, quando entra no nosso nariz e transforma a configuração dos receptores. Assim, ao longo do tempo, chega uma hora em que todos os receptores estão ocupados, nenhum sinal é enviado para o cérebro e nós paramos de sentir o cheiro. Posso comparar isso com a visão de um sapo – ele só vê objetos que se movem. Se nós sentimos o mesmo odor por um longo período de tempo, paramos de senti-lo. Se você deseja apreciar o seu perfume favorito, meu conselho é usá-lo apenas de tempos em tempos. Não bloqueie os seus receptores com ele, senão você não o sentirá segundos depois da aplicação.

A mesma situação ocorre com muitos de nós quando entramos numa perfumaria. Os vendedores borrifam perfumes num ar tão empesteado que nosso nariz se cansa e não podemos fazer justiça a um perfume. Perfumarias não são os melhores locais para sentir perfumes. Eu sugiro que você borrife perfumes numa fita olfativa e vá cheirá-lo em algum lugar com ar fresco. Ou melhor, prove fitas ou amostras numa atmosfera relaxada em casa. Agora falando diretamente com os nossos leitores que vendem perfumes em lojas: seria melhor e mais saudável para vocês e seus clientes borrifar o perfume apenas uma vez e com proximidade à fita olfativa.

Às vezes, nossos receptores, já cansados de uma substância, perdem a sensibilidade para outros cheiros similares. Isso é chamado de adaptação cruzada. Por exemplo, Benzaldeído reduz a sua sensibilidade a Acetofenona e Nitrobenzeno – todos eles possuem um aspecto marcante de amêndoas.

Essa característica do nosso olfato às vezes é usada num método popular de reconhecimento de partes fragrantes na composição do perfume. Você pode bloquear uma nota principal se a cheirar individualmente por um longo período de tempo. Ao bloqueá-la, você consegue uma habilidade de cheirar o resto da fragrância muito mais claramente. Esse método era usado para analisar perfumes antes da cromatografia e outras ferramentas tecnológicas serem inventadas.

Outra coisa para se ter em mente quando cheirar um perfume é etanol, um solvente usado na maioria de perfumes modernos. Ele prontamente bloqueia nossos receptores por alguns minutos. É aconselhável deixá-lo evaporar antes de você começar a cheirar um perfume.

Трое из ларца

 

Mas, de qualquer forma, qual é o cheiro dos “Molecules”?

01 Iso E Super: um odor amadeirado seco, próximo ao cedro, com nuances ambaradas e um aspecto ligeiramente fenólico (alcatrão doce). É bastante difuso e se mistura perfeitamente com a maioria de outros materiais de perfumes. Leia mais sobre Iso E Super aqui.

02 Ambroxan: um odor de âmbar gris. Esta substância tem um cheiro seco e doce, que remete a papel velho e cartolina, com um acorde marinho perceptível e nuances de cedro, agulhas de pinho e musk (próximo a sementes de ambrette). Para algumas pessoas, ele também tem uma nuance de chá, assim como labdanum ou mesmo nozes.

03 Acetato de Vetiveryl: é um material semissintético, derivado do vetiverol, que é o principal material responsável pelo cheiro de vetiver. O Acetato de Vetiveryl é quente, especiado e fresco, tem cheiro de madeira (relativamente próximo a sândalo), com nuances marcadamente polvorosas, terrosas/”raízosas” e lactônicas/amendoadas doces.

 

Mat Yudov

Mat Yudov é um químico, perfumista e músico. Mat é um investigador e especialista na química de materiais aromáticos. Ele se formou na Universidade Estatal de Moscou "Lomonosov" em 1999. Ele escreve no popular blogue de perfumes  leopoldray.blogspot.com 

(em russo).

Tradução: Daniel Barros



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

catinarezi
catinarezi

Muito interessante e explicativo, mas gostaria de entender por exemplo porque eu conseguia sentir meu perfume antigo de forma intensa em mim mesma durante o dia inteiro (e era eau de toilette!) e ele preenchia o ambiente todo mesmo sendo muito suave e agora estou usando outro que tenho a sensação de que não dura meia hora e não projeta mais que uma braçada (e a maioria das pessoas que usam o mesmo perfume juram que dura mais de 10h, tem uma fixação maravilhosa e algumas também dizem que projeta até 2m). Primeiro pensei nessa questão da saturação nasal, mas porque as mesmas substâncias saturariam meu nariz e não o de outras pessoas? Hoje estou sentindo ele um pouco mais, mas acho que ele grudou foi na roupa. Perguntei pra alguém se dava pra sentir e a pessoa só sentiu cheirando meu pulso, acho que não fixa nem projeta muito em mim mesmo. :(

Aug
04
2016
moreorlessa
moreorlessa

Excelente artigo!

Aug
04
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Marcas populares e perfumes: