Matérias primas Âmbar - Luz do Sol Capturada

Âmbar - Luz do Sol Capturada

09/30/13 14:39:33 (9 comentários)

por: Naheed Shoukat Ali



Brilhando como o sol, 

estão as contas de âmbar 
deitadas numa mesa de vidro.

Âmbar - Admirado pelo seu charme e graciosidade, tem tido vários nomes sobre os quais se pode escrever poesia e dizer palavras de louvor. As palavras incluem Lágrimas do Sol, Alma do Tigre, Mel Endurecido, Luz Petrificada, Janela do Passado, Ouro Nórdico e muitas mais. De acordo com os cientistas, o âmbar é resina fossilizada que levou milhões de anos a formar. Esta resina aromática, também referida como gema orgênica, é a resina endurecida da agora extinta pinus succinifera, e de outras árvores. O âmbar se tornou centro de interesse para cientistas e público em geral, com a descoberta de que restos de plantas e insetos que tinham sido aprisionados e preservads, teriam milhões de anos. Daí, não só aprendemos sobre a existência da vida na terra como também ficámos familiarizados com o âmbar.

A maior parte do âmbar do mundo tem entre 30 a 90 milhões de anos, contudo, o âmbar mais antigo tem uma idade de 345 milhões de anos. A resina semi-fossilizada ou âmbar sub-fóssil é chamado de goma copal. Há cerca de 3,000 especimes catalogados de inclusões de âmbar entre insetos, aracnídeos, pequenos animais e plantas. No entanto, as mais comuns e espetaculares são as inclusões de insetos e folhas em âmbar.


Falando da origem do âmbar, ele é encontrado em quase todas as pertes do globo. Os depósitos mais antigos de âmbar foram encontrados na Europa incluindo cerca de 50 tipos de resinas fósseis de diferentes idades. O âmbar da região do Báltico, que é também conhecido como âmbar do Báltico, é unicamente conhecido pela sua qualidade e é o mais cobiçado. Tem uma cor amarelada clara, rica e brilhante. É considerado o melhor para fazer jóias e é chamado sucinite a partir do Latim succinum ("substância derivada da seiva.). Por outro lado, o âmbar mexicano é o resultado das resinas de árvores de folha perene e é largamente usado na joalharia. As resinas fósseis asiáticas mais antigas que se conhecem (por vezes em pedaços do tamanho de uma cabeça) foram encontradas em Burma. Elas são quase sempre opacas, castanho escuras, por vezes vermelhas e amarelas. Em África,  os locais, especialmente as mulheres, as usam para fazer adornos e amuletos. Na Sicília e no norte da Itália encontramos depósitos de resinas fósseis vermelho escuro e amarelas de árvores da família das Cupressaceae e se chamam âmbar siciliano. Deste a antiguidade o âmbar tem sido usado na manufatura de adornos. O âmbar vem em várias cores como laranja, amarelo, vermelho, verde, castanho, branco, azul e quase preto. Pode ser transparente ou baço. Os tons transparentes vão do amarelo pálido e escuro ao castanho amarelado claro.

Antes de vos conduzir pelas páginas da história, devo partilhar convosco alguma informação sobre o âmbar nas fragrâncias. Segundo o perfumista Adam Gottschalk a nota de âmbar nos perfumes é obtida através de uma combinação de benjoim, ládano, e baunilha que dão a sensação de âmbar quente, um pouco doce e amadeirado. Misturado com outras notas, ele emerge com suas diferentes personalidades. Com apenas uma combinação básica de âmbar e oud, o attar de Rasasi Amber Oudh dá a quem usa um calor de âmbar doce colocado sobre um oud amargo. A melhor forma para eu descrever esta combinação é como um pendente de ouro cuidadosamente desenhado pendurado numa pesada corrente de ouro. É essa a sensação.


O âmbar era também muito popular na Roma antiga durante o reinado de Nero quando a joalheria, os ornamentos, amuletos, e até dados eram feitos de âmbar. Nero também realizou uma expedição à Escandinávia para encontrar "ouro do norte," que resultou no estabelecimento de novas e importantes rotas comerciais para o Império. A Sala de Âmbar da Rússia é considerada uma das melhores criações na história e foi chamada a 8ª maravilha do mundo. A Sala de Âmbar era uma coleção de painéis de parede de câmara comissariada em 1701. Foi construída a partir de 1701 para ser instalada no Palácio de Charlottenburg, residência de Friedrich I, o primeiro Rei da Prússia, aquando da ascenção de sua mulher, Sophie Charlotte.

 

Em 1717 foi dada ao Tras Russo Pedro o Grande, da Prussia e foi construída com seis toneladas de âmbar dispostas em painéis ornamentados. Em 1755 foi transferida pela primeira vez e instalada no Palácio de Inverno e depois do Palácio Catherine pela Tsarina Elizabeth da Rússia. Era uma decoração completa de câmara de painéis de âmbar sobre folha de ouro e espelhos. A sala âmbar foi destruída em 1945 o que contribuiu para se tornar na sala de âmbar perdida. A rua reconstituição foi decidida em 1975, e foi aberta ao público pela primeira vez em 2003.

As pedras de âmbar são sempre quentes ao toque e reconfortantes para o sentido do olfato. O âmbar tem sido usano não só em joalheria e fragrâncias, ele tem sido considerado como remédio para muitas maleitas desde a antiguidade.

Falando ainda em fragrâncias, consideremos Imari, um clássico da Avon. Aqui, o âmbar foi bem misturado com aldeídos, sândalo, gálbano e baunilha para lhe dar uma sensação quente e brilhante. O âmbar em DKNY Gold é leve e amadeirado, tal como um pendente de âmbar usado no pescoço, e quando toca na pele, o calor do corpo junto com o âmbar emitem uma fragrância calorosa que é suave e reconfortante.

Quais são as suas fragrâncias de âmbar preferidas?




Autora: Naheed Shoukat Ali (naheed)
Escritora do Fragrantica

 

 

Traduzido e adaptado por Miguel Matos

 


 

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Ronaldo Choy
Ronaldo Choy

Uma das notas que mais amo em um perfume. Se tem âmbar na fragrância já olho pro perfume com outros olhos. Âmbar é maravilhoso.




Ps. O Âmbar do sabonete Phebo é divino!

May
29
2016
luizadb
luizadb

Fiquei intrigada uma vez que senti o Kriska Beleza. Uma das notas é âmbar, mas antes de ver na base, pensei ser algo como xarope de bordo (Mapple Syrup, seiva elaborada deliciosamente comestível rs).

Tenho a impressão que a nota de âmbar é às vezes alcançada também a partir das resinas e das seivas não fossilizada das coníferas, carregando algumas propriedades olfativas do âmbar. Foram essas resinas afinal que deram origem a esse material (nesses processos de milhões de anos).

May
28
2016
Bira
Bira

O melhor âmbar que conheço até o momento chama-se NY Amber, Bond n°9. Simplesmente esplêndido.

May
28
2016
MathKortz
MathKortz

Gente do céu, como que eu podia achar que existisse mesmo uma essência de âmbar, sendo que a resina leva milhões de anos (e de condições climáticas) para chegar a "empedrar"(solidificar, fossilizar); como o petróleo. Não à toa por muito tempo foi tida como pedra preciosa, garantidora de sorte, especialmente entre os germânicos e nórdicos da europa medieval.

Ela resultado aromático de outras resinas e essências... aprendido! (Mas quem sabe um dia conseguem reproduzir laboratorialmente o ambar mesmo, ou suas moléculas de propriedade aromática, o problema do petróleo é ser uma cadeia de carbono muito longa, o que creio que não seja o caso do ambar)

May
27
2016
gatoburi
gatoburi

Miguel, ô se é bom ! Tem outras notas, mas o âmbar manda do começo ao fim. Aquece a alma !

Oct
02
2013
Blimunda
Blimunda

Primeiro âmbar que eu conheci era mesmo este que hoje é o meu "signature", Strip. Desde esse momento, apaixonei-me por esse cheiro sensual, quente e balsámico. Além desse mencionado, meus preferidos são:
1. Montale, Blue Amber
2. Annick Goutal, Ambre Fetiche
3. Tom Ford, Amber Absolue
4. L'Occitane en Provence, Ambar

cheiro magico!

Oct
01
2013
migueldematos
migueldematos

Ambar da Phebo???!!! É bom?

Oct
01
2013
gatoburi
gatoburi

Somos duas, Ivanete, até o ano passado eu estava ignorante do âmbar em perfumaria. Ué, ninguém nasce sabendo, certo ? Acho que eu descobri que "aquilo" nos perfumes era âmbar quando provei o Âmbar da Phebo, onde ele sai na frente. E de lá para cá temos uma relação muito boa, obrigada.

Oct
01
2013
Ivanete
Ivanete

Meu primeiro âmbar foi o Amber Romance da VS. Foi aí que comecei a gostar e depois soube com outros perfumes que eu adoro esta nota âmbar, parece que fica tudo mais quente e aconchegante com ela.

Âmbar + inverno = combinação perfeita.

Antes do meu interesse em perfumes, eu achava que âmbar era usado só em ornamentos e joalheria (risos). Ah, todo mundo já foi ignorante um dia kkkkk

Sep
30
2013

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Ninfa das AguasL`Occitane en Provence
Ninfa das Aguas

Nativa Spa Águas de Lavanda e Lima da PérsiaO Boticario
Nativa Spa Águas de Lavanda e Lima da Pérsia

Nativa Spa Águas De Castanha De Kukui E TâmarasO Boticario
Nativa Spa Águas De Castanha De Kukui E Tâmaras

Make B. Modern AsiaO Boticario
Make B. Modern Asia

Glamour Love MeO Boticario
Glamour Love Me

Xuxa MeneghelJequiti
Xuxa Meneghel

Aflorá Flor de AmêndoasEudora
Aflorá Flor de Amêndoas

DivaEudora
Diva

Amor AmoraAvon
Amor Amora

Frozen MaracujáAvon
Frozen Maracujá

Frozen CitrusAvon
Frozen Citrus

Lovely ULiu Jo
Lovely U

L'Instant de Guerlain pour Homme EDTGuerlain
L'Instant de Guerlain pour Homme EDT

Caramelos Artesanos en BarcelonaZara
Caramelos Artesanos en Barcelona

The No. 2 For Osswald NYCM. Micallef
The No. 2 For Osswald NYC

ButterflyEuphorium Brooklyn
Butterfly

Hot MilkHilde Soliani
Hot Milk

Il Tempo Delle...Hilde Soliani
Il Tempo Delle...

Sweet HomeHilde Soliani
Sweet Home

VerginitaHilde Soliani
Verginita

EvvivaHilde Soliani
Evviva

Zara Night Pour Homme IIIZara
Zara Night Pour Homme III

Zara Night Pour Homme IZara
Zara Night Pour Homme I

Summer Collection ZaraZara
Summer Collection Zara

Laboratori Di Saponi In RomaZara
Laboratori Di Saponi In Roma

Wood Boards Studio In MelbourneZara
Wood Boards Studio In Melbourne

Fleuriste A ParisZara
Fleuriste A Paris

Tra i CiliegiL`Erbolario
Tra i Ciliegi

Sunflowers Sunlight KissElizabeth Arden
Sunflowers Sunlight Kiss

5th Avenue NYC UptownElizabeth Arden
5th Avenue NYC Uptown

Marcas populares e perfumes: