Avaliação de Fragrâncias Uma Nova Tradição Masculina: Dior Homme Parfum

Uma Nova Tradição Masculina: Dior Homme Parfum

03/23/15 05:48:45

por: Sergey Borisov

Nos modernos desenvolvimentos fragrantes de Christian Dior Parfums há duas direções que eu acho infinitamente interessantes. Elas são a coleção exclusiva La Collection Privée Christian Dior (antigamente Christian Dior Couturier et Parfumeur) e os Parfums masculinos. A primeira coleção é uma maravilhosa enciclopédia que descreve componentes individuais de perfumaria numa linguagem muito refinada, usando os códigos culturais de Christian Dior. O segundo grupo não pode ser chamado de coleção. É um acrescento a todas as coleções de fragrâncias masculinas de Dior, que incrementa as capacidades olfativas masculinas e os gostos do homem moderno.

Quem teria imaginado há 30 anos que Fahrenheit Eau Sauvage, encarnações de virilidade masculina, apareceriam como extraits de parfum para homem? Bom, eis o último exemplo conhecido—Dior Homme Parfum. Como nos dois exemplos anteriores, o frasco de perfume é muito grande—75 ml de perfume—e difere do original Dior Homme (2005) por sua forte inclinação para a escuridão (onde, como sabemos, os doces são um bónus).

Tal como todas as fragrâncias clássicas do passado, Dior Homme Parfum não é um flanker. É uma fragrância absolutamente independente que preservou alguns elementos da eau de toilette e da eau de parfum (se tomarmos Dior Homme Intense como a versão EDP). Como antes, este novo produto foi criado não como substituto, mas para o efeito de sobreposição de diferentes produtos fragrantes. À primeira vista a eau de cologne é aplicada generosamente por todo o corpo, depois a eau de parfum é vaporizada sob as roupas, e finalmente o mais caro e ricamente perfumado produto—parfum—é aplicado em pontos estratégicos do corpo: pescoço, pulsos, etc. O clássico dos rituais das fragrâncias femininas se torna um jogo perfumado para todos os géneros e idades no século XXI.

Anteriormente, tal luxo estava disponível apenas às mulheres. Pensem no pequeno toque de almíscar sujo e rosado de Bal À Versailles Eau de Cologne, o luxo das resinosas flores esfumaçadas de Bal À Versailles Parfum de Toilette e depois um perfume que desafia completamente qualquer análise destrutiva, Bal À Versailles Parfum. Presumia-se que seria possível (e por vezes necessário) usar todos os três tipos de produtos perfumados de uma vez. Isto podia ser visto nas linhas perfumadas de Caron e Guerlain, por exemplo, nos anos 70.

A fragrância original Dior Homme (2005) era um perfume vegetal-amadeirado no tema de orris e com um acorde gourmand de chocolate. O novo perfume Dior Homme Parfum mergulha mais fundo na base de couro fougère, e leva os principais tons para a cozinha, mas nesse percurso ele consegue tocar todas as bases com suavidade. Piscar o olho à manteiga de íris do original Dior Homme, chegar na academia com o frescor amadeirado moderno do linalool, iononas e materiais amadeirados como cedro e sândalo, saborear um gosto suave e gorduroso de batom rosa num encontro ao almoço, e mostrar uma combinação vencedora de grãos exóticos (chocolate, cacau e tonka) e ouvir o ressoar de ecos de madeira queimada de abeto, barrada com caramelos de manteiga... tudo o que já foi feito antes de aparecer num jantar com um paletó preto e camisa engomada. O que é isso? Quantas horas você tem num dia?

Não julgue baseado nas três notas oficiais do perfume declaradas pelo perfumista François Demachy no site oficial Dior: Dior Homme Parfum tem muitas mais tônicas diferentes, elementos e facetas do que um perfume masculino moderno normalmente pode ter. Contudo, isso traz muito mais oportunidades de encontrar aspetos negativos. E tantas mais oporetunidades de amá-lo de coração.
 Todos podem escolher seus prós e contras no Parfum—meu coração está cheio de orris rico, doce e achocolatado—orris beurre noire—e de base masculina de cumarina-baunilha-almíscar.

Não teria sido inteligente criar Dior Homme Parfum como uma cópia aumentada, concentrada de Dior Homme Eau de Toilette, numa escala de 3:1. Criar algo diferente e partilhar algumas facetas com o amado e familiar floral-amadeirado é um desenvolvimento muito mais interessante: uma fragrância luminosa desportiva e energética ou doce e luxuosa de couro, uma fragrância de gel de ducha ou um aroma seco de chá preto com saboa a baunilha, um cheiro de borracha ou um aroma de uísque esfumaçado. Acrescentando novas tonalidades, mudando o ângulo, mudando a distância de foco e a iluminação. E tudo junto—para ensinar os homens como usar todas as possibilidades de sobreposição de perfumes e criar uma nova tradição masculina de usar fragrâncias.

Outro bónus da concentração Parfum é a melhor capacidade de envelhecimento. Os perfumes toleram o armazenamento a longo prazo muito melhor do que as colônias ou eaux de toilette. Qualquer fã de fragrâncias vintage pode confirmar isto, pois o Parfum tem menos água e álcool, por isso são possíveis menos reações químicas. Por isso se gosta de Dior Homme Parfum, faça um bom armazenamento dele. Pode guardá-lo dentro de sua caixa e mantê-lo guardado por décadas. Quarenta anos mais tarde, os amantes dos perfume mais novos não acreditarão que em 2014, Christian Dior lançou não só o masculino Dior Homme Eau for men, como também Dior Homme Parfum mas assim restarão as provas.

 

 

Serguey Borisov

Serguey Borisov é conhecido no mundo do perfume na Internet sob o nickname moon_fish há mais de 10 anos. Ele escreve sobre perfumes para a GQ.ru e a Vogue.ru, e colabora com textos sobre o mesmo assunto para revistas de moda.

 

 

 

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jimmy Choo Man IceJimmy Choo
Jimmy Choo Man Ice

FunfairSP Parfums Sven Pritzkoleit
Funfair

Lisbon BluesSP Parfums Sven Pritzkoleit
Lisbon Blues

SuntanglamSP Parfums Sven Pritzkoleit
Suntanglam

Mon GuerlainGuerlain
Mon Guerlain

Tangier MemoriesTeresa Helbig
Tangier Memories

TeresaTeresa Helbig
Teresa

A Bulldog in the AtelierTeresa Helbig
A Bulldog in the Atelier

#Bon Bon CherieFaberlic
#Bon Bon Cherie

Faberlic by Valentin Yudashkin GoldFaberlic
Faberlic by Valentin Yudashkin Gold

Fresh & Clean VacayVictoria`s Secret
Fresh & Clean Vacay

Warm & Cozy VacayVictoria`s Secret
Warm & Cozy Vacay

Sweet & Flirty VacayVictoria`s Secret
Sweet & Flirty Vacay

Vanilla Opi-OudIkiryō
Vanilla Opi-Oud

AppleRum and JasmineIkiryō
AppleRum and Jasmine

Blood Cherry CordialIkiryō
Blood Cherry Cordial

FugueIkiryō
Fugue

Eau Hyper FraîcheCourreges
Eau Hyper Fraîche

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Marcas populares e perfumes: