Matérias primas Tangerina

Tangerina

06/26/13 04:47:12

por: Marina Milojević

A tangerina é uma fruta cítrica suculenta também conhecida como mandarina. O nome botânico desta planta tropical e sub-tropical é Citrus reticulate. As tangerinas são originárias da China, onde elas são historicamente vistas como símbolo de boa sorte, com um importante significado sacral nas celebrações do Ano Novo Chinês.

Atualmente, a tangerina é cultivada em todos os países da região do Mediterrâneo tal como nas regiões tropicais e sub-tropicais do mundo. Ela espalhou-se pela Ásia no século X, chegando à Europa no início do século XIX e tornando-se disponível nos Estados Unidos em 1882, quando seis frutos da tangerina "King" foram enviados de Saigão para a Califórnia.

Existem algumas variedades diferentes deste fruto e as mais populares são a Mandarina (da China), Tangerina (de Tânger, cidade no Norte de Marrocos, onde as mandarinas foram importadas pela primeira vez da China), Dancy, Clementina e Satsuma (do Japão). No geral, as tangerinas são muito mais doces do que os seus parentes citrinos, mas o seu sabor varia de espécie para espécie e pode ir do muito doce ao quase picante ou azedo. As tangerinas distinguem-se pela sua casca laranja-claro que se retira facilmente, e segmentos internos carnudos cheios de suco de fruta adocicado.


Esta fruta é maioritariamente comida à mão, mas também serve de saboroso aditivo em saladas, pratos principais e sobremesas. O óleo essencial de tangerina, extraído da sua casca, é muito aromático e rico em sabor, e por isso é usado em doces, gelados, pastilhas elásticas, refrigerantes, licores e pastelaria.
 

Na medicina tradicional chinesa, a casca seca deste fruto é usada para regularizar o fluxo da energia vital, ou chi, que é um princípio ativo de todos os seres vivos. Os antigos filósofos naturais chineses usavam a casca para estimular a digestão saudável, tratar problemas abdominais e reduzir fleuma. No Ayurveda, as tangerinas são usadas para estimular o apetite, aliviar a sede, ajudar na descarca da fleuma, e prevenir distúrbios gastro-intestinais.

Na cultura tradicional chinesa, a forma e a cor das tangerinas simbolizam o Sol e conectam com o princípio yang, o positivo e gerador das forças da natureza. Por isso, as laranjas são símbolos do Novo Ano e das aguardadas mudanças positivas. Duas semanas antes do Ano Novo, plantas em vaso cheias de tangerinas são colocadas à venda nos mercados de flores para fazerem uma decoração festiva em casa durante esta época. Em Cantonês, as tangerinas têm o nome de gut, que pode também ser traduzido como “a árvore da sorte”. Segundo a antiga tradição do Ano Novo, os chineses colocam um par de tangerinas, juntamente com envelopes vermelhos com dinheiro, junto da almofada de cada criança em casa, numa caixa com os doces do Ano Novo, e sobre o recipiente do arroz. Eles acreditam que isto trará boa sorte à casa e aos seus residentes.

O óleo essencial de tangerina é igualmente valorizado na produção de perfume onde desempenha o papel de excelente aditivo em composições florais e colónias. O óleo essencial de tangerina é distinguido numa composição fragrante pelo seu traço sensual e floral, como o neroli. Este aroma edificante e sensual mistura-se bem com outros óleos cítricos tal como com óleos de especiarias como noz-moscada, canela e cravo. Em termos de aroma, é muito doce, frutado e cítrico com um leve toque floral. O seu cheiro é muito relaxante e calmante, indicado para fragrâncias místicas e fantasiosas. O cheiro da tangerina domina as notas de topo na composição gourmet floral de Viva La Juicy, e desempenha o papel principal no perfume cítrico aromático Royall Fragrances Royall Mandarin fragrance for men.

Fragrâncias com notas de tangerina:

 


Autora: Marina Milojević (Mary)
Escritora, Tradutora e Editora do Fragrantica

 

Traduzido e adaptado por Miguel Matos (migueldematos)

 


 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: