Matérias primas SÉRIE OUD: Este é o Cheiro do Óleo de Oud

SÉRIE OUD: Este é o Cheiro do Óleo de Oud

03/30/14 16:26:20 (3 comentários)

por: Jordan River

Private Collection: Neeshee Pandit from Oud Impressions

Coleção Privada: Neeshee Pandit de Oud Impressions

QUAL É O CHEIRO DO ÓLEO DE OUD?

Enquanto colecionador de Oud não me consideraria um connoisseur, ainda! Hoje em dia estamos aprendendo com um especialista em Oud, Neeshee Pandit. Os pais de Neeshee são de Gujarat na Índia mas ele cresceu nos EUA. Ele agora reside no Hawaii e coleciona óleos de oud provenientes de todo o mundo.

Private Collection: Neeshee Pandit from Oud Impressions
Coleção Privada: Neeshee Pandit de Oud Impressions


Pode partilhar connosco as suas impressões sobre o cheiro dos óleos de Oud?
 

"Tenho todo o prazer em participar na Série Oud do Fragrantica. Você me perguntou como descreveria o cheiro do óleo de Oud, mas isso é um grande desafio.

"Me lembro da primeira vez que cheirei Oud. Estava celebrando o aniversário de um amigo meu e estávamos bebendo chá à maneira tradicional Japonesa. A dada altura, uma tira branca de papel perfumado com uma gota de óleo de Oud começou a circular. Eu não fazia ideia absolutamente nenhuma do que era o óleo de Oud nessa altura, mas todos os que já o tinham cheirado antes diziam que eu tinha que cheirar, e que não havia nada mais como aquilo. FInalmente, a tira chegou a mim, e à medida que chegava a fragrância ao meu nariz, fiquei imediatamente cativado por um aroma que era diferente de tudo o que eu tinha cheirado até então. Eu o descreveria como um aroma amadeirado entretecido com um cheiro mais forte que eu compreendo que possa ser desagradável para muitas pessoas. No entento, mesmo com esses dois aspetos identificáveis do aroma, achei impossível descrevê-lo. Não consigo dizer porque ele é tão complexo, tão misterioso, tão intrigante; mas ele é.

"Pouco tempo depois disto me encontrei viajando na Índia durante poucos meses, com apenas aquela impressão do aroma do Oud entranhada em mim. FIquei possuído com o desejo de descobrir aquele aroma estimulante. Fui a várias lojas de Attar na Índia e apenas encontrei fragrâncias embaladas chamadas 'Oud,' que eram apenas pobres perfumes sintéticos que tentavam imitar o Oud. Para mim era óbvio que aqueles produtos não se pareciam com o que eu tinha cheirado antes. Eles eram básicos, uni-dimensionais, e cheios de um aspeto químico muito perturbador. Finalmente, encontrei uma loja que tem óleos de Oud. Foi nesta loja que eu cheirei Oud de novo e encontrei um aroma similarmente intoxicante como o que eu tinha cheirado anteriormente. Mais tarde descobri que estes óleos não eram de puro Oud, mas sim adulterados com sintéticos e agentes diluidores (que, infelizmente, é o caso de 99% das vezes). Independentemente disso, muitos amantes do Oud o cheiraram pela primeira vez numa forma altamente impura, e mesmo assim ficaram definitivamente cativados.

"Certamente, é o aroma 'fecal' (ou 'de estábulo') do óleo de Oud que se destaca para muitas pessoas quando o cheiram pela primeira vez. E muitas pessoas, pelo menos no Ocidente, considerarão este aroma muito desagradável. Estamos culturalmente enformados para detestar e repudiar odores 'fecais'. Mas eu asseguro (e muitos perfumistas concordarão) que tais odores primais são os mais atraentes, os mais intoxicantes, os mais provocantes (vejam as feromonas). Apesar de tudo isto ser verdade, o facto é que apenas uma pequena variedade de óleo de Oud expressa um aroma estranho—e isso se deve sobretudo às técnicas do processo de destilação (tais como os longos períodos em que a madeira é ensopada antes da destilação).

"Outra anomalia que está presente quando se tenta descrever o cheiro do óleo de Oud é o facto de quase todos os adjetivos no léxico aromático são potencialmente aplicáveis ao óleo de Oud. No óleo de Oud, eu já cheirei flores, ervas, florestas, árvores, grama, especiarias, resinas e madeiras. Notavelmente, quase todo o gênero de perfumaria se encontra representada num elemento aromático: Oud. Não conheço outro aromático com tanta diversidade e complexidade. Esta é a razão pela qual, apesar de o óleo de Oud ser tecnicamente um óleo essencial, ele emite uma intensidade e complexidade que o tornam no maior perfume da mãe natureza.

"As palavras estarão sempre a menos em relação ao óleo de Oud. Elas nunca lhe poderão fazer justiça. Ele tem um atrativo espiritual, uma inefável intoxicação, um aroma incapaz de ser traduzido em palavras. Pode ser descrito, e em meu website eu dou o meu melhor para dar descrições apuradas de um óleo de Oud. Mas realmente nenhum elemento descritivo captura o Oud. É uma matéria profundamente sensual—e para muitos espiritual. Contudo, também é verdade que o óleo de Oud tem sido malentendido como uma fragrância que puramente 'fede', e isto não poderia estar mais longe da verdade. Para compreender a diversidade deste óleo essencial, variações regionais devem ser examinadas—e mesmo além disto, a técnica de destilação desempenha um papel incrível na determinação do perfil aromático.

"Tendo dito tudo isto, eu descreveria o cheiro principal do Oud como um amadeirado-resinoso continuamente em movimento, se desenvolvendo com o uso. Na verdade, a melhor forma de descobrir o cheiro puro do Oud é queimando lascas de Oud. O cheiro de lascas de Oud suavemente aquecidas e altamente resinadas é o aroma central e definidor na mais alta qualidade do óleo de Oud."

Neeshee,  Oud Impressions


Obrigado, Neeshee, por suas educativas palavras.

Se é um amante das fragrâncias, recomendo adicionar outro óleo de Oud em sua coleção. O objetivo é deixá-lo envelhecer. Abra o frasco e cheire uma vez por ano para observar o aprofundar do cheiro. Muitos colecionadores usam o Oud para relaxar e contemplar o universo; o universo interior e o universo contido numa gota de óleo de Oud.

 

 

Outras leituras:

Jordan River é o anfitrião de The Fragrant Man e escreve também para Olfactoria's Travels e Australian Perfume Junkies.

Ele cobriu recentemente a primeira colheita do sândalo Santalum album na Austrália. Jordan tem estado a ler o Fragrantica e outros sites de fragrâncias durante muitos anos e aprecia a confluência de subjetividade, conhecimento e opinião. Ele não é um Pontífice do Perfume e gosta sempre de ser esclarecido com o nosso conhecimento e desafiado por opiniões diversas.

 

Os seus perfumes em alta rotação são Jubilation XXV, Cuir 28, Fate Man e Puredistance BLACK. Os seus perfumes para ocasiões especiais são Cuir de Gardenia, Spiced Citrus Vetiver e RealOud Feral.

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

MathKortz
MathKortz

Não imaginava que o Oud pudesse ser tão controverso, sensual e "sujo", assim como o almíscar seria. Mas o almíscar bem trabalhado e harmonizado pode render um perfume incrível. Vejo que o oud certamente segue essa linha.

Eu pensava que tratasse só de mais um cheiro comum de uma boa madeira envelhecida, mas não é só isso. Aprendi e vou querer testar esse odor na minha pele ao meu nariz!

May
27
2016
henri345que
henri345que

Agarwood natural realmente tem um cheiro que é assustador num primeiro momento, ainda mais para os padrões ocidentais de perfumaria, que favorecem cheiros limpos. Me lembro que a variedade que eu provei em um perfume da Amouage tinha cheiro de óleo de motor e corda nova, um aroma bem seco e amadeirado.

Apr
21
2014
TatiORodrigues
TatiORodrigues

Matéria maravilhosa, densa, profunda. Adorei!

Apr
10
2014

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Sweet ScentLouis Cardin
Sweet Scent

Passion ScentLouis Cardin
Passion Scent

Shiny AmberAnna Zworykina Perfumes
Shiny Amber

Marcas populares e perfumes: