Avaliação de Fragrâncias Redescobrindo Parfum Tea Rose

Redescobrindo Parfum Tea Rose

02/02/15 03:46:34

por: Miguel Matos

Um dos perfumes mais comentados no Fragrantica é Tea Rose da Perfumer's Workshop. É aquela fragrância simples, clássica e feminina (com um excelente preço) que vai bem com tudo, sozinha ou sobreposta. Uma verdadeira rosa intemporal com toques verdes que é realista e feminina. Esse não é um perfume desafiante nem pretende ser. Na verdade, há algo em Tea Rose que me fez tomar um interesse nesta flor que eu anteriormente odiava.

A simplicidade de Tea Rose tem angariado um monte de consumidores fiéis desde 1977 e é uma parte importante da história da perfumaria moderna. Contudo, existe uma versão dela sobre a qual eu raramente leio algo: Parfum Tea Rose. Isto é outra estória, pois eu acho que ele conseguiu mudar ainda mais a minha perceção da nota de rosa ao ponto de me fazer querer usá-lo. Eu passei de odiar de rosas a ser seduzido por elas desde que o cheirei e comecei a usar este frasco que me foi oferecido pelo fundador da marca, Donald Bauchner, um homem maravilhoso, interessante e inteligente que eu conheci na exposição TFWA em Cannes. “Tea Rose é para pessoas fortes,” disse Donald. “Mesmo depois de todos esses anos, esta fragrância me surpreende quando eu a sinto nas ruas. As pessoas não sabem como este cheiro pode ser uma fragrância, porque na verdade ela é um lugar físico e visual.”


 

Desde 1977, Tea Rose tem sofrido algumas reformulações devido às regulações. Neste negócio, de tempos em tempos, certos ingredientes se tornam proibidos de usar. Mas, como diz Donald, “sempre que isso acontece a uma fragrância importante, se tivermos mestres perfumistas talentosos trabalhando na replicação do cheiro de um ingrediente, sinteticamente ou não, e se demorarmos o tempo que for preciso nisso, podemos recapturar a magia. Mas para que isso aconteça, o tempo é crucial. E isso aconteceu com Tea Rose. Nossa nova modificação só sai em 2015 e estou certo de que ninguém notará a diferença.”

Mas voltando ao tema principal: o concentrado de rosas. Não me parece muito útil escrever sobre o clássico Tea Rose, pois existem já as resenhas do Fragrantica. Por exemple, Frédéric Malle disse uma vez, “Este é um dos mais clássicos examplos de um perfume de rosas que cheira a frescor da natureza, ele é rico mas não é exagerado.” Nicole Kidman confessou que usa Tea Rose desde os seus 14 anos. A Princesa Diana era outra grande fã da fragrância. Mesmo que pareça que toda a gente já falou sobre Tea Rose, eu preciso vos falar de Parfum Tea Rose. Antes de mais, este perfume não é absolutamente novo, e houve um tempo em que esta composição estava disponível sob a forma de óleo. Depois disso fez uma curta aparição como eau de parfum, desaparecendo rapidamente das lojas, para reaparecer apenas agora. “Nós parámos com a eau de parfum porque era muito cara de produzir, por isso só recentemente a trouxemos de volta e a colocámos num patamar mais elevado de distrubuição.” De fato, ao passo que Tea Rose Eau de Toilette pode custar entre $10 e $15, a eau de parfum atinge os $90. Mas vale a pena, asseguro.



Como explicar Parfum Tea Rose? Bom, pegue na eau de toilette que já conhece. O ponto de partida é o mesmo. As duas versões são baseadas na mesma composição, mas o Parfum tem sua personalidade própria e segue um tema mais encorpado e de "cera". É carnal, gordo e muito sexy. É como uma rosa madura concentrada em pleno esplendor. Cheira a rosas sobre a pele quente. Trata-se de um melhoramento em longevidade e rastro também. Não é uma rosa tímida, ela é forte e orgulhosa, continuando a ser elegante e intemporal. Francamente este é o melhor soliflore de rosas que já cheirei, e pertence no mesmo altar de glória de rosas de Yves Saint Laurent Paris e Stella McCartney Stella. E de alguma forma ele consegue ser um paradoxo. Por um lado, é extremamente feminino. Por outro, é tão simples e elegante que pode ser facilmente usado por um homem. Consigo também imaginar os consumidores do Médio Oriente a se interessarem por ele (vaporizando pesado, é claro). Se vaporizado ligeiramente, pode ser apropriado para o mercado asiático. A versatilidade desta composição depende da química da pele, e da forma de usar a fragrância, de acordo com se uestilo pessoal. Sexy ele é concerteza. Clássico, também. Tal como o cheiro da pele quente...


PARFUM TEA ROSE
Notas de topo: Peónia, Camomila
Notas de coração: Rosa Chá, Rosa Damascena, Rosa Búlgara
Notas de base: Folhas de Gerânio, Folhas de Violeta, Cedro

Miguel Matos é um jornalista português obcecado por arte e perfumes. Ele é o editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa e dirige sua própria revista cultural, Umbigo, além de colaborar com textos para museus e galerias de arte, tendo editado também um livro de entrevistas com artistas. Ele coleciona perfumes e é especialmente apaixonado por vintages. Ele é escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br

 

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Bonbon Spring SummerViktor&Rolf
Bonbon Spring Summer

Sun Pop Green FusionJil Sander
Sun Pop Green Fusion

Sun Pop Coral PopJil Sander
Sun Pop Coral Pop

Sun Pop Arty Pink Jil Sander
Sun Pop Arty Pink

Sunkissed DreamsHawaiian Tropic
Sunkissed Dreams

Island ResortHawaiian Tropic
Island Resort

Summer DreamsHawaiian Tropic
Summer Dreams

Golden ParadiseHawaiian Tropic
Golden Paradise

Evening Rose D`OrAerin Lauder
Evening Rose D`Or

Tangier Vanille D`OrAerin Lauder
Tangier Vanille D`Or

1881 SignatureCerruti
1881 Signature

Pure Grace Summer SurfPhilosophy
Pure Grace Summer Surf

First Instinct for HerAbercrombie & Fitch
First Instinct for Her

Leather SensationByblos
Leather Sensation

Metal SensationByblos
Metal Sensation

Solarissimo MarettimoAzzaro
Solarissimo Marettimo

Musk MalakiChopard
Musk Malaki

Bonjour SeñoritaTous
Bonjour Señorita

Mia Me MineHalloween
Mia Me Mine

Gisada UomoGisada
Gisada Uomo

Gisada DonnaGisada
Gisada Donna

KastellorizoMaison de Parfum Berry
Kastellorizo

AdoualaMaison de Parfum Berry
Adouala

Ambre 35Maison de Parfum Berry
Ambre 35

Coeur NoirMaison de Parfum Berry
Coeur Noir

Violette RebelleMaison de Parfum Berry
Violette Rebelle

PortraitMaison de Parfum Berry
Portrait

CathédraleMaison de Parfum Berry
Cathédrale

Éblouissants RefletsMaison de Parfum Berry
Éblouissants Reflets

MystiqueMaison de Parfum Berry
Mystique

Marcas populares e perfumes: