Avaliação de Fragrâncias Pour un Homme de Caron: O Perfume Eterno Está Cada Vez Melhor

Pour un Homme de Caron: O Perfume Eterno Está Cada Vez Melhor

04/29/15 05:14:18

por: Miguel Matos

Caron é uma marca que eu idolatro. Pronto, confessei! No entanto, não é a marca mais fácil de comunicar com. Já faz dois anos desde que comecei a tentar construir uma ligação com alguém dentro da casa, sem qualquer sucesso. No ano passado as exposições Esxence, Fragranze e TFWA Cannes foram todas falhanços no que diz respeito a obter informações úteis e estabelecer uma boa relação com as pessoas da Caron. Eu até fui às duas lojas principais em Paris mas sem sucesso. Bom, a Caron é símbolo da perfumaria francesa e por isso o astral do pessoal é um símbolo do típico comportamento parisiense: frio e esnobe. Mas eu sou persistente e na última edição da Esxence, todos os meus esforços compensaram finalmente ao ter conhecido um profissional muito simpático chamado Manuel Ramos que me fez uma visita guiada no espaço da Caron.

À medida que eu ia salivando sobre frascos e brilhos (passando pela obra-prima que é, para mim, Tabac Blond), parámos junto ao expositor de Pour un Homme, pois lá estava ele: um frasco que eu nunca tinha visto antes. Aparentemente ele tinha sido lançado no ano passado mas quase nenhuma comunicação tinha sido feita: Pour un Homme Millésime 2014.

Caron é um ícone inquestionável da perfumaria francesa e neste universo de máximo luxo e perfeição vintage, existe um marco dedicado a todos os homens de estilo no mundo. É um aroma universal, clássico e fresco, natural e sofisticado ao mesmo tempo: Pour un Homme. Esta fragrância fez 80 anos em 2014 e permanece relevante e bem sucedida. Isto prova que as composições intemporais ainda encontram seu espaço neste mercado saturado. O frescor verde floral da lavanda combinado com a doçura da baunilha o torna num paradigmático contraste que apenas pode ser comparado com outros gigantes como Jicky e Mouchoir de Monsieur da Guerlain, dois outros perfumes masculinos à base de lavanda que nunca passam de moda. Na minha opnião, escolher e usar uma fragrância clássica e antiquada hoje em dia é um ato de modernidade e um passo mais longe de cheirar igual a toda a gente.



Caron já tinha revisitado a composição de Pour un Homme no flanker Impact (2005) e o resultado não ficou muito longe do original, apenas mais profundo e intenso. Para celebrar 80 anos de Pour Un Homme, a Caron decidiu melhorar a fórmula e, no meu ponto de vista, voltar ao aroma original vintage. A nova edição Pour Un Homme Millésime 2014 tem um acorde oriental mais forte, pois o perfumista Richard Fraysse escolheu dar-lhe uma sobredose de baunilha e âmbar. O aspeto animálico é também mais evidente agora, devido a um incremento das notas almiscaradas. Portanto, não se trata de apenas mais um perfume de lavanda. As notas que estavam na base anteriormente foram agora impulsionadas para o coração. Este perfume é um soliflore apenas nos primeiros dez minutos, pois a lavanda vai suavizando e as facetas profundas, doces e orientais emergem cedo no desenvolvimento. Tudo se torna mais doce e quente à medida que a composição se move na secagem e se torna cada vez mais óbvia a enorme influência que este perfume teve e tem na indústria de fragrâncias mesmo 80 anos após a sua criação. Basta pensar no blockbuster de Jean Paul Gaultier Le Male e podemos sentir uma clara linhagem desde um ao outro. Bem, isto serve para explicar a relevância da lavanda de Caron, mas nunca considere escolher Le Male em detrimento de Pour un Homme!



“Richard Fraysse, Perfumista Criador da Caron, transcendeu a fórmula original com uma seleção única das mais florais lavandas e as mais nobres baunilhas. O resultado excecional, que permanece fiel ao lendário acorde, encapsula perfeitamente a quintessência de Pour un Homme, capturando suas muitas facetas com a maior intensidade. Uma baunilha mais forte se junta à lavanda numa festa de incrível sensualidade. As notas de base de âmbar e almíscar são mais persistentes. Uma fragrância única com um caráter assertivo. O frasco é agraciado com um verniz verde e um rótulo em metal para marcar a ocasião.”—Caron



Em conclusão, não se trata de uma mudança drástica ao familiar Pour un Homme, e isso é bom. O que eu acho é que este perfume é mais fiei à edição original do passado e um bom melhoramento numa fragrância que eu já considerava genial.

Caron Pour un Homme Millésime 2014 vem num frasco verde escuro de 125 ml em concentração eau de toilette. Disponível em exclusivo em www.parfumscaron.com pelo preço de 83 euros.

Fotos do evento: Miguel Matos

Miguel Matos é um jornalista português obcecado por arte e perfumes. Ele é o editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa e dirige sua própria revista cultural, Umbigo, além de colaborar com textos para museus e galerias de arte, tendo editado também um livro de entrevistas com artistas. Ele coleciona perfumes e é especialmente apaixonado por vintages. Ele é escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Sweet ScentLouis Cardin
Sweet Scent

Passion ScentLouis Cardin
Passion Scent

Shiny AmberAnna Zworykina Perfumes
Shiny Amber

Marcas populares e perfumes: