Avaliação de Fragrâncias Pour Un Homme de Caron: De Sempre Para Sempre

Pour Un Homme de Caron: De Sempre Para Sempre

05/01/14 16:44:57

por: Sergey Borisov

Existe felicidade nas formas simples.

Em 2014, Caron celebra o aniversário especial de Pour Un Homme de Caron, um Matusalém entre as fragrâncias masculinas—faz oitenta anos.

O segredo de sua longevidade: seu cheiro natural, o conservadorismo antiquado de sua simples fórmula, baseada no contraste entre a flor de lavanda fresca e verde no topo e a quente doçura amadeirada da baunilha na base.

Esta fresca simplicidade foi iniciada como um prolongamento (ou imitação?) de clássicas colônias frescas de lavanda inglesas (por exemplo, English Lavender Yardley, Lavender Floris, Lavender Water Geo F. Trumper, English Lavender Atkinsons). A realeza britânica e a aristocracia adoravam especialmente a lavanda e as lendas sobre a lavanda levaram à sua popularidade em Albion: sabonetes de lavanda, geléias de lavanda, chás herbais de lavanda, potpourris, medicamentos e loções. A lavanda era usada para lavar o chão, para fazer cera para os móveis e para perfumar as roupas—a fragrância era considerada uma coisa de classe alta da aristocracia britânica (supostamente, as Ladies da Casa Real a cultivavam e seus terrenos). Em França, o cheiro da lavanda era o cheiro da limpeza e da saúde, o cheiro da Provença rural e mais tarde, das férias no Mediterrâneo. A água de lavanda na Europa é conhecida desde o século XII, quando São Hildegard de Bingen aconselhou seu uso em muitas ocasiões. Existem provas de que o óleo essencial de lavanda no século XVII era também usado como solvente de tinta, antes da terebentina.

Segundo o livro Scent and Chemistry: The Molecular World of Odors, a fragrância Pour Un Homme de Caron detém o recorde do conteúdo de lavanda natural. Consiste em 41% de óleo de Lavandula (um híbrido de Lavanda) e 31 % de óleo de lavanda, perfazendo um total de 72%.

Temos que notar que o aroma da lavanda não é só a urgente frescura de seus principais componentes—linalool e acetato de linolina. Tem uma série de outras nuances: herbácea, como feno, especiada, canforosa, resinosa, cítrica, e até mesmo tons amadeirados e fumados! Não é segredo nenhum que mais de 300 componentes diferentes tenham sido encontrados nos óleos de lavanda de países diferentes! Eu os desafio a cheirar o óleo de lavanda não apenas uma vez, mas extensivamente. Conheçam ao poemrnor, aprendendo todas as nuances de seu cheiro, experimentem cheirar todas as meias horas, e gradualmente encontrarão as semelhanças com o óleo de coentro, a parte quente e amadeirada assim como notas de cumarina.

Assim se torna claro que muitos materiais podem ser complementos lógicos do óleo de lavanda, tendo aspetos em comum com ele. Não é apenas a bergamota e o coentro, mas também as ervas aromáticas (rosmaninho, estragão, sálvia), citrinos em geral, flores (rosa, violeta, cravo e gerânio) e as notas amadeiradas (cedro, patchouli, pinheiro e sândalo). Como estes materiais têm todos algo em comum com o óleo de lavanda, eles são usados para desenvolver perfumes de lavanda e fougères.

Pour Un Homme de Caron nos mostra como decorar a lavanda mantendo-a natural. Se pode sentir facilmente o rosmaninho canforoso e resinoso e a transparência da sálvia; o forte atalcado do cravo que se parece com o cheiro de um giz molhado, ampliado pela quente cumarina; na silagem, as últimas exalações de frescura aparentemente se tornam numa quente confiança entre o cedro e a cumarina, neutral e suave almíscar e a quente baunilha. Mas de qualquer modo, a colônia mostra que foi feita para ser masculina, ou seja, um simples e despretensioso acorde para fazer o homem cheirar bem.

Hoje há uma grande hipótese de que se esta ideia não estivesse brilhando durante todos estes 80 anos, ela poderia ter sido criada entretanto como perfume para a casa! O fosso de contraste entre a forte frescura herbal da lavanda e a doçura fumada e amadeirada do resinóide de baunilha é tão grande que, devo confessar, meu nariz se recusou a reconhecer a baunilha (não vanilina! Não caramelo!) em Pour Un Homme de Caron por muito tempo. O perfume vai bem tanto em homens como mulheres: lavanda chique e metálica nele, a delicadeza do rastro de baunilha nela. Não admira que os comerciais franceses em 1964 dissessem: À qui? À nous deux! ("Para quem? Para nós dois!")

A evolução da publicidade de Pour Un Homme de Caron é um verdadeiro prazer de investigar. O Perfume da Mais Alta Distinção (Parfum de la Plus Haute Distinction), O Perfume da Juventude e Beleza (Le Parfum de Jeunesse et Beaute), Sempre e Amanhã (Toujours et Demain), Feliz de Ser um Homem (Heureux d`etre un homme), Esporte e Beleza (Le Plus Belles Lavande. Sport et Beaute)—que slogans!


Houve um bom comercial de tv em 1972. De fato,, Serge Gainsbourg e Jane Birkin o erscreveram e gravaram para Pour Un Homme de Caron e seu poder de sedução.

Je passe - Pour un homme - pas très beau garçon,

Pourtant - Pour un homme - plein de séduction.

Ce qui fait mon charme et c’est là mon arme secrète - Pour un homme - de Caron.

C’est que - Pour un homme - il y a des façons subtiles de mettre une femme à la raison.

Ce qui fait mon charme et c’est là mon arme secrète - pour un homme - de Caron.

Pour un homme - de Caron - une eau de toilette et toute une ligne de charmes.

 

O perfume que ganha importância a partir das colônias de lavanda inglesa se tornou num símbolo do homem francês do século XX. E por sua vez, ele próprio se tornou num modelo a seguir que inspirou algumas ideias de novos perfumes. O exemplo mais famoso: Le Male Jean-Paul Gaultier foi “inspirado nos cheiros dos salões antigos de cabeleireiro”—o que significa, Pour Un Homme de Caron. Muitas fragrâncias seletivas: Eau Noire Christian DiorEau de Lavande Annick Goutal, A Taste of Heaven by Kilian e kiki Vero Profumo, Jersey Chanel e Luberon Maria Candida Gentile—todas elas se basearam em seu influente acorde lavanda-baunilha.


Pour Un Homme de Caron
(Ernest Daltroff, 1934)

Notas de topo:
Lavanda, Bergamota, Rosmaninho, Limão;


Notas de coração:
Cedro, Sálvia, Heliotrópio, Rosa, Pau-rosa, Gerânio, Coentro;


Notas de base:
Almíscares, Musgo, Fava Tonka, Âmbar, Baunilha.

 

 

Serguey Borisov

Serguey Borisov é conhecido no mundo perfumado da Internet pelo nickname moon_fish há mais de 10 anos. Agora ele escreve sobre perfumes para a GQ.ru e Vogue.ru, colaborando sobre o assunto também em revistas de lifesyle.

 

Tradução: Miguel Matos

[email protected]

 

 

 

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: