Perfumaria de Nicho Phebo e Granado Perfumando Gerações

Phebo e Granado Perfumando Gerações

01/19/16 05:28:50 (19 comentários)

por: Jernê Knowles

Exatamente neste ano de 2016 a bela e movimentada Belém, capital do estado do Pará, conhecida também por Cidade das Mangueiras, completa 400 anos de existência, de robustez, de culturalização, de ascensão de seu povo batalhador e de muitas histórias que envolvem o universo da perfumaria também. E neste mês o qual se celebra esse memorável rito fixo de passagem desta grande cidade (capital), faz-se honroso nós lembrarmos, e também mencionarmos, como parte desta história a fundação da robusta casa de nicho Phebo | Granado.

Sobre a Granado: 

Fundada originalmente em 1870 a partir de uma visão empreendedora pelo português José Antônio Coxito Granado é reconhecidamente a botica existente mais antiga em terras brasileiras. Por um longo e irreconhecível período, serviu toda a Corte Real com seus produtos de higiene pessoal, beleza e equiparados, e pelo próprio Dom Pedro II foi conferido à Granado o título de Farmácia Exclusiva e Oficial da Família Real Brasileira, no ano de 1880. Desde então a Casa nunca mais parou seu vertiginoso crescimento, estando até os dias de hoje de portas abertas.

Sobre a Phebo:

De uma parceria entre os primos portugueses Antônio Lourenço da Silva e Mário Santiago, no ano de 1930 surge a imponente Casa de perfumaria de nicho Phebo, com o objetivo de solidificar no coração da Amazônia brasileira, especificamente no estado do Pará, uma perfumaria de altíssima qualidade, com fragrâncias naturais de teores singulares e tão-somente genuínas em seus modos de existir. No ano de 2004, Phebo e Granado se unem, tornando-se uma única empresa do mesmo segmento e com objetivos múltiplos semelhantes, sob a direção do inglês Christopher Freeman, idealizador da coleção assinada por Isabela Capeto e suas duas grandes fragrâncias icônicas assinadas para a casa, Isabela Capeto e Isabela Capeto 2.

Aproveitando o ensejo de comemoração da mais nova “quatrocentona” paraense do Brasil, minha querida Belém do Pará, fomos a uma visita para conhecer os últimos lançamentos da Casa, e em uma tarde agradável, fazer algumas análises de determinadas fragrâncias, trocar meia dúzia de palavras sobre o universo da perfumaria e até mesmo algumas cortesias com um amigo querido que nos acompanhara nesta saga, membro do Fragrantica e também conterrâneo, Leandro Houat.

Além de uma compra de sabonetes, velas perfumadas, cremes para pés, mãos, colônias naturais clássicas, produtos pets, emulsão para o corpo, esfoliantes, óleos, shampoos e condicionadores, não foi possível resistir ao Mini Kit de Perfumes composto por Rosa Imperial, Lichia e Pimenta, Carnaval, Samambaia e Âmbar de 30 ml cada, que veem em uma caixa imperial finíssima com os perfumes EDP’s mais clássicos da Casa. Sem sombra de dúvidas um set para qualquer apreciador lídimo ficar orgulhoso de si mesmo ao passo que dispõem de diferentes alternativas aromáticas em um mesmo lugar.

No site da casa é possível encontrar os diferentes lugares onde existem Lojas Phebo | Granado para futuras visitas, não só em território brasileiro, mas como também em algumas localidades da Europa, destacando-se França e Inglaterra.

A estrutura das Lojas é rústica, prezando por cores para o tom predominantemente marrom e bege, os produtos para venda ficam de amostra sobre balcões de madeira de lei vintage e gavetas talhadas e trabalhadas artisticamente, e as atendentes são ao mesmo tempo vendedoras, caixa e consultoras olfativas sabendo informar sobre cada propriedade dos produtos que agregam dentro das duas gigantes (Phebo | Granado) as quais vestem literalmente a camisa e o avental.

Por fim, em cada compra é possível levar uma mão cheia, quase derramando de produtos da Casa para você conhecer posteriormente em casa, todos eles em forma de miniaturas idênticas aos originais. Perfumaria conceitual e de nicho em Belém do Pará tem nome, e atende por Phebo | Granado.

 

Jernê Knowles  é escritor, editor e moderador no Fragrantica. Ele é professor universitário, intérprete e tradutor das Línguas Brasileiras de Sinais (LIBRAS), ama felinos, toca violino e se distrai fazendo cooper nas horas vagas. Sua paixão pela perfumaria excede os registros de sua imaginação e sobre os perfumes ele escreve de forma autônoma e romântica e subjetiva, enfatizando questões de aspectos culturais e saberes não escolares agregados.

 

 



Anterior Perfumaria de Nicho Seguinte


Advertisement

MathKortz
MathKortz

Torcendo pra phebo continuar crescendo, precisa urgentemente lançar perfumes de alto nível no Br sem ser tão caro, e ver se sacode casas brasileiras como Natura e Boticário...

May
27
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Figo da Turquia é outro que esqueci de mencionar, mas que é céu na terra também! O sabonete dele, nem se fala [...] Obrigado Gleidson Santos pelos cumprimentos.

Jan
29
2016
Gleidson Santos
Gleidson Santos

Eu particulamente adoro o figo da turquia, e foi uma enorme surpresa pelo baixo custo e grande qualidade. Jernê bem legal as informações sobre a granado. Grande Abraço

Jan
28
2016
Lyn
Lyn

Ano passado fui em uma loja no Shopping Morumbi. Uma gracinha!Super vintage. Dá vontade de levar um monte de coisas rs. Da Granado o Castanha do Brasil hidrata muito e o cheiro é bem discreto e o sabonete líquido de Calêndula é muito relaxante!
Da Phebo a linha de sabonetes cremosos são perfects! Limão Siciliano, Figo da Turquia e Tuberosa do Egito. Bjs Habis

Jan
28
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Flor de Liz, agradeço os cumprimentos! Sim, a Granado é do Rio de Janeiro! Ela e Phebo se tornaram uma grande potência, hein?!

Seria tudo o que eu mais queria, gutobega, uma colônia, ou quem sabe até um perfume da Coleção Raízes do Oriente! Nossa [...]

Jan
24
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Wow zoka, I'm happy to receive your greetings! Yes, the Brazilian perfumery also needs to be known and recognized in the four corners of the world. Happiness defines the moment! LOL

Jan
24
2016
gutobega
gutobega

Poderia ter uma colônia com a fragrâncias do sabonete Raiz do Oriente, que, para mim, é o melhor glicerinado. Os sabonetes da linha mediterrâneo são todos ótimos também, sem exceção.
Da granado amo o sabonete de ylang ylang.

Jan
22
2016
Flor de Liz
Flor de Liz

Ótimo artigo. Orgulho da indústria nacional. Os sabonetes Phebo são mara.
Para ficar completinho acho que só faltou o local de origem da Granado, não? Se não estou enganada é o Rio de Janeiro.

Jan
21
2016
Loudore
Loudore

Essa junção está cada vez melhor. Isso que eu chama de um belo empreendorismo, uniram duas grandes potências e mantiveram nossas memórias vívidas até hoje. Eu, sempre com a casa lotada de sabonetes Phebo, reconheço que desde essa união os produtos estao cada vez mais nas prateleiras, mantendo a qualidade e bom preço. E o site então? Vontade de comprar tudo meu Deus. Amo e confio!!!?

Jan
20
2016
zoka
zoka

What a beautiful and authentic story! We will definitely translate this article to English and from there to other languages so people around thew world learn about Granado!

Jan
20
2016
jk n.2
jk n.2

Amo a granado, por deixar vivo nas suas lojas e produtos aquele ar vintage. O que eu mais gosto são os talcos perfumados que infelizmente, pouco se encontram.

Jan
19
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Feito marcosbr, inseridos, agora é só correr pro abraço! Experimentei as duas novas na visita, e rapaz, que paulada de fragrância mais bem construída, hein?! Tirei o chapéu.

Jan
19
2016
marcosbr
marcosbr

Poderia aproveitar o artigo e atualizar a base, acrescentando os dois lançamentos da marca, Jacarandá (muito bom!) e Patchouli. Bom artigo! =)

Jan
19
2016
Appledri
Appledri

A loja é linda, uma autêntica Botica.
O cheirinho do sabonete Phebo Odor de Rosas é inconfundível!
Mas a linha de Limão Siciliano... Ganhou minha casa <3

Jan
19
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

O Raízes do Oriente é fora de série, ele é meu preferido, o cheiro oriental dele projeta tanto que recebo elogios e perguntam que perfume estou a usar. Ele gruda debaixo das unhas e nos lugares mais improváveis que vc possa imaginar, fixa mais que perfume, como pode?!

Em nossa visita à Loja, falaram-me que cogitam a produção de velas com o aroma dele, e quem sabe uma fragrância específica com seu próprio aroma futuramente, para a sua própria Linha. Ponto positivo para o sabonete líquido concentrado Raízes do Oriente também, é do outro mundo e dura umas 10 vidas!

Jan
19
2016
Mari_A
Mari_A

Minha mãe usava muito o sabonete de rosas, ou seja, para mim tem cheiro de aconchego <3
E quando era criança amava o amazonian, hahhahahaha
Finalmente vão abrir uma loja aqui no shopping perto de casa!

Jan
19
2016
B. Lyndon
B. Lyndon

Os sabonetes Phebo, clássicos,transparentes, coloridos, tem um cheiro melhor do que muito perfume por aí. Por falar em Phebo, nada do Eau de Toilette Carioca aparecer aqui...

Jan
19
2016
Jernê Knowles
Jernê Knowles

Bem frisado moreorlessa, seria uma boa mesmo! Isso é possível para as colônias dos garrafões, vc pode combinar seu set e vem num estojo bem rústico, bem legal mesmo. Carnaval eu gamei (rsrs) e depois o intenso Âmbar! (^^^)

Jan
19
2016
moreorlessa
moreorlessa

Agora que aumentaram a quantidade de perfumes, podiam deixar o cliente montar o kit de fragrâncias de 30ml conforme preferisse. Eu adoraria ter o kit sem Carnaval, que é enjoado de doce, mas com o mais recém lançado Patchouli, que tem um cheiro canforado muito bacana.

Jan
19
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Sweet ScentLouis Cardin
Sweet Scent

Passion ScentLouis Cardin
Passion Scent

Shiny AmberAnna Zworykina Perfumes
Shiny Amber

Marcas populares e perfumes: