Matérias primas Perfumes de Incenso e Novidades

Perfumes de Incenso e Novidades

11/14/16 03:32:43

por: Matvey Yudov

A resina aromática extraída da árvore Boswellia também conhecida como olíbano ou frankincense é um dos materiais fragrantes mais antigos conhecidos pela humanidade. Suas propriedades aromáticas têm sido exploradas desde a Alta Idade da Pedra, quase 15 mil anos atrás. Era valorizada como ouro pelos egípcios, gregos, romanos e árabes. Pelo nome perfume em si (per fumum, através da fumaça) temos que agradecer ao incenso. O preço de boas resinas de incenso naturais nunca foi barato, mesmo em tempos modernos. Durante a maior parte da história de uso do incenso, seu uso foi restrito a propósitos sagrados para ser queimado em templos, e é por isso que muitos de nós associamos o aroma de incenso com religião.

Пшаеы

Na perfumaria moderna tradicional, o cheiro de incenso tem sido usado meramente como uma nuance ou um detalhe brilhante para estressar uma certa direção na evolução do perfume. Ninguém tinha o usado com tamanha confiança até que Comme des Garçons introduziu sua linha Incense Series de cinco perfumes em 2002.

Desde então, o incenso tem sido gloriosamente usado na perfumaria e novos perfumes de incenso continuam aparecendo. Recentemente em Florença, a nova marca SAUF introduziu três perfumes com base em incenso.

Falando da qualidade de incenso natural em perfumes, eu nomeio Serge Lutens Encens et Lavande no frasco em formato de sino, entre os campeões com maior percentagem de óleo natural de olíbano (16% de óleo etéreo e 0,2% de resinoide). A fórmula de Tauer Parfumes 05 Incense Extreme, criado em 2007, tem ¼ de olíbano CO2.

Incence Perfumes

Ingredientes chave de um óleo natural de frankincense têm sido conhecidos já por algum tempo. Ele contém uma grande quantidade de α-Pineno (às vezes mais de 50%), que é encontrado em cítricos e óleos de plantas coníferas, assim como muitos outros óleos naturais e possui um cheiro fresco e doce terroso de pinho. Além de pineno, frankincense contém uma estrutura muito próxima de Camfeno, também Sabineno, p-CimenoTujenoLimoneno e outros terpenos formando um odor específico de terebintina.

Octanol e acetato de octilo são responsáveis por uma nuance cerosa aldeídica de frankincense, reminiscente de uma pele de laranja com nuances frutadas e florais (coco, rosa) com um ligeiro traço de cogumelos.

Pinene

Na segunda parte do século XX, com o desenvolvimento de métodos e ferramentas precisas, muitas pesquisas em relação a componente menores de frankincense foram publicadas. Em 1978, cientistas da Dragoco descobriram que uma fração de ácidos monoterpênicos tinham um papel significativo no cheiro geral do incenso. Depois, foi confirmado que Incensol e Serratol poderiam também ter um papel importante na formação de um aroma de incenso, e Acetato de incensol possui certas propriedades antidepressivas. Em outros trabalhos, foi sugerido que incensol e serratol não tinham odor em si, mas produziam produtos aromáticos durante sua decomposição termoquímica ou Pirólise, em outras palavras, quando eles queimavam.

Incensol

Entre materiais sintéticos, há apenas um componente com um cheiro específico de incenso queimado – Mystikal – um cativo da Givaudan, produzido em 2008. De um ponto de vista químico, é um ácido carbônico 2-Methylundecanal (aldeído С12 MNA por Givaudan). Qualquer estudante com conhecimento básico de síntese orgânica pode transformar acessíveis C12 MNA em uma base cativa misteriosa, especialmente depois de ter lido um algoritmo detalhado descrito em sua patente. Mas oficialmente somente os perfumistas da Givaudan podem fazê-lo, pelo menos até que a patente expire.

Olibanic Acids

Novidades sobre aromas de incenso apareceram apenas um mês atrás na respeitável revista profissional Angewandte Chemie International Edition. Nicolas Baldovini da Universidade de nice, junto à companhia de Grasse Albert Vieille, anunciaram a descoberta de odorantes chaves de incenso, que são chamados de ácidos olibânicos. (1S,2S)-(+)-trans-octyl cyclopropyl-1-carboxylic acid e, especialmente, (1S,2R)-(+)-cis-octylcyclopropyl-1-carboxylic acid têm um odor muito intenso de igreja característico a uma base de frankincense na qual eles são contidos na quantidade de poucas partes por milhão. A propósito, pesquisadores dedicaram sua descoberta ao cientista suíço Roman Kaiser que trabalha para a Givaudan e que comemorou 70 anos alguns dias atrás. Roman Kaiser é um especialista eminente na análise de materiais naturais de aroma.

burning incence

Vamos esperar que muito em breve químicos encontrem um método acessível de sintetizar ácidos olibânicos para que a paleta do perfumista seja enriquecida com materiais novos e interessantes. Provavelmente, uma nova era de popularidade de frankincense nos espera num futuro próximo.

 

Mat Yudov

Mat Yudov é um químico, perfumista e músico. Mat é um investigador e especialista na química de materiais aromáticos. Ele se formou na Universidade Estatal de Moscou "Lomonosov" em 1999. Ele escreve no popular blogue de perfumes  leopoldray.blogspot.com 

(em russo).

 

Tradução: Daniel Barros



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: