Avaliação de Fragrâncias Paris Baroque - Jean Couturier Ainda Tem Muito Para Nos Oferecer

Paris Baroque - Jean Couturier Ainda Tem Muito Para Nos Oferecer

01/02/16 08:17:57 (Um comentário)

por: Miguel Matos

Paris Baroque é uma fragrância feminina que foi timidamente lançada em 2015 como exemplo do novo espírito de Jean Couturier, a marca que nos deu a grande obra de arte que foi Coriandre nos anos 1970. Quando eu o vi pela primeira vez, a comunicação de Paris Baroque me deu a impressão de ser uma edição dirigida a mulheres jovens, com uma composição frutal-floral. Mesmo sendo de Jean Couturier esta breve descrição me manteve afastado deste perfume; até que em Outubro em Cannes na exposição TFWA eu conheci os donos da marca e finalmente cheirei esta charmosa criatura.

Paris Baroque não é realmente o meu estilo pessoal de perfume. Contudo, posso dizer que ele me encantou assim que o vi. O simples mas elegante frasco, a sensação romântica e algo de clássico pegou minha atenção. A simpatia pela marca também desempenhou um papel importante, claro. Admiro Coriandre e o uso regularmente por isso tenho uma natural ligação emocional a este nome. Nos últimos meses tenho estado trabalhando com o frasco de Paris Baroque em minha frente na minha sala/escritório e regularmente sinto a necessidade de colocar um pouco. Uma coisa vos digo: não o ignorem como eu fiz inicialmente, porque este é um perfume muito bom.

Paris Baroque começa com um aspeto frutal, mas muito fresco, uma onda transparente baseada em bagas vermelhas, groselha e um ligeiro toque de líchias suculentas. Consigo sentir alguma bergamota e aquilo que aparenta ser o prelúdio de um acorde chypre. É agradável, refrescante e revitalizante. O que se segue é uma sinfonia floral de rosas. Rosas e patchouli, é o que o meu nariz me diz serem os atores principais. E há a ocasional brisa de chocolate preto que o faz ter um toque gourmand, apesar de ele nunca se tornar numa fragrância doce. É este aspeto amargo/doce que me encanta, com as rosas e a geral transparência da combinação. O perfume é leve mas permanece por um bom tempo na pele. Para mim trata-se de uma fragrância de primavera e aposto que floresce maravilhosamente em tempo quente. O patchouli é bem assertivo e dá à fragrância um caráter terroso. Se o perfumista tivesse acrescentado um pouco de musgo de carvalho e a concentração fosse mais forte seria um perfeito chypre. Por vezes me faz lembrar Tea Tose ou a rosa em Aromatics Elixir, talvez numa versão mais doce e adolescente.

O conceito desta fragrância é baseado numa interpretação do estilo barroco e inspira-se em Paris. Bem, eu não vejo a ligação entre o perfume e o seu conceito mas geralmente eu não dou atenção às fantasias do marketing. O resultado é bom e é isso que importa. Mas devo dizer que adoro o frasco - um prisma de vidro facetado que capta a luz e a espalha em várias direções - assim como o delicado líquido rosa e uma simples mas chique tampa. Despretensiosa e elegante: duas palavras-chave para esta edição.

 

Eu acho que esta é uma interessante evolução para a marca Jean Couturier, pois todos a conhecemos por causa de Coriandre que tem estado na penumbra há muito tempo. Paris Baroque é um perfume completamente diferente, mas tem o mesmo caráter clássico, mesmo contendo em si um lado de fruitchouli. Desta forma a mulher moderna e jovem consegue encontrar algo de familiar e assim estabelecer uma ligação mais fácil com ele. Na minha maneira de pensar e cheirar, este é um chypre moderno que demonstra uma forma de olhar para o passado como inspiração para o presente. 

PARIS BAROQUE

Notas de topo

líchia, bagas vermelhas, groselha, pêssego e frésia

Notas de coração

neroli, rosa, heliotrópio, jasmim, notas atalcadas

Notas de base

patchouli, cedro, baunilha, âmbar e almíscar

Não posso dizer que Paris Baroque seja revolucionário ou original, mas é tão agradável e refinado que merece mais atenção. E o preço é bem atrativo... Uma coisa eu sei: Paris Baroque é uma beleza à espera de ser descoberta.

Miguel Matos

Miguel é um jornalista português obcecado com arte e perfume. Miguel prefere descrever-se como um curador de fragrâncias, investigando as possibilidades do perfume como arte contemporânea em exposições e outros projetos multimedia. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, além de colaborar com textos para museus e galerias. Ele é um colecionador de perfumes e especializa-se em perfumaria vintage, organizando conversas mensais chamadas Vintage Perfume Sniffing em Lisboa. Ele é um escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br.

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Jernê Knowles
Jernê Knowles

Que delícia de matéria! Um perfume contemporâneo em uma garrafa que lembra perfumes vintages, e as notas me transportaram a um casamento apaixonante! Parabéns meu querido Miguel!

Jan
03
2015

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Little Sequin DressAvon
Little Sequin Dress

Don't Tell JasmineVilhelm Parfumerie
Don't Tell Jasmine

Straight to Heaven ExtremeBy Kilian
Straight to Heaven Extreme

Good Girl Gone Bad ExtremeBy Kilian
Good Girl Gone Bad Extreme

Roaring RadcliffPenhaligon`s
Roaring Radcliff

Clandestine ClaraPenhaligon`s
Clandestine Clara

Mon Paris Star EditionYves Saint Laurent
Mon Paris Star Edition

Little By Little With JoyLola James Harper
Little By Little With Joy

Do What You Love With People You LoveLola James Harper
Do What You Love With People You Love

Everything Will Come TogetherLola James Harper
Everything Will Come Together

Just Say YesLola James Harper
Just Say Yes

Together Is Always BetterLola James Harper
Together Is Always Better

Play Again NowLola James Harper
Play Again Now

Lady Emblem L`EauMontblanc
Lady Emblem L`Eau

Flowerbomb La Vie en Rose 2017Viktor&Rolf
Flowerbomb La Vie en Rose 2017

Mercedes Benz Man BlueMercedes-Benz
Mercedes Benz Man Blue

Solo Loewe EsencialLoewe
Solo Loewe Esencial

L'OblìoMeo Fusciuni
L'Oblìo

GlamourKhalis
Glamour

Bonbon Spring SummerViktor&Rolf
Bonbon Spring Summer

Sun Pop Green FusionJil Sander
Sun Pop Green Fusion

Sun Pop Coral PopJil Sander
Sun Pop Coral Pop

Sun Pop Arty Pink Jil Sander
Sun Pop Arty Pink

Sunkissed DreamsHawaiian Tropic
Sunkissed Dreams

Island ResortHawaiian Tropic
Island Resort

Summer DreamsHawaiian Tropic
Summer Dreams

Golden ParadiseHawaiian Tropic
Golden Paradise

Evening Rose D`OrAerin Lauder
Evening Rose D`Or

Tangier Vanille D`OrAerin Lauder
Tangier Vanille D`Or

1881 SignatureCerruti
1881 Signature

Marcas populares e perfumes: