Avaliação de Fragrâncias Minhas Fragrâncias de Lavanda Favoritas, Parte I de II

Minhas Fragrâncias de Lavanda Favoritas, Parte I de II

11/12/15 10:33:29 (2 comentários)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Sumário: Marlen fala sobre algumas de suas descobertas em fragrâncias de lavanda  como parte de sua viagem desde ser um anti-lavanda a ser agora um amante de lavanda.

Introdução: Para ter mais conhecimento sobre a lavanda - o que é, onde cresce e como é usada - leia a página "Notas" do Fragrantica clicando aqui AQUI.


"A palavra “lavanda” vem provavelmente do Latim “lavare” que significa “lavar.” A origem do nome moderno refere-se à antiga tradição de usar a lavanda em óleos perfumados para o banho, como se praticava nos tempos do Império Romano. Outra interpretação possível deriva da antiga palavra inglesa para esta erva – livendula. Livendula é o nome em Latim para uma cor lívida ou azulada, e faz uma forte referência às flores violeta da lavanda." - Martina
 

Quando eu era criança, a lavanda era um cheiro que eu associava  com a aromaterapia, produtos domésticos de limpeza e potpourri. Como tal, nunca me trouxe prazer usá-la como fragrância pessoal; eu regularmente virava o nariz para o outro lado com fragrâncias que usavam muito a planta de flor púrpura. Os frascos de Caron pour un Homme que repousavam nas prateleiras de lojas locais de descontos pareciam horríveis com sua evocação de Play-Doh seca e empoeirada; os saquinhos de lavanda no mercadinho alternativo, apesar de calmantes, pareciam medicinais; e a barra de sabonete de lavanda da Bronnley que minha mãe inseria em minha ducha era apenas aceitável em seu amargor herbal. E assim durante anos eu associei a lavanda com a limpeza, a lavandaria e os mercados orgânicos. 

De alguma forma, algo mudou em minha paisagem aromática pessoal e eu não consigo dizer exatamente o que foi. Já alguma vez teve a experiência de algo que antes não gostava se tornar de repente numa obsessão? 

Nos últimos 3 anos explorei com fervor mais de 100 fragrâncias com tema de lavandae o que se segue é uma lista de algumas de minhas favoritas. Obviamente, eu estava limitado pelo preço, disponibilidade e tempo, por isso me ajudem a considerar fragrâncias que eu não experimentei deixando um comentário!

O que eu aprendi é que as fragrâncias de pura lavanda tais como eau de colognes não ganham minha atenção nem permanecem em minha pele; tenho muito esse problema de "onde está?" com os perfumes de lavanda. Prefiro combinações de lavanda com outras notas como baunilha, madeiras, almíscar e âmbar. Também aprendi que não gosto de alguns dos aromas mais crus, mais fieis aos aromas de lavanda que oferecem tons cítricos (Yardley), canforosos (óleos essenciais), ou terrosos (Penhaligon's Lavandula). Como tal, alguns de vocês podem achar que sou demasiado exigente com a lista que aqui coloquei. 

 

 

1. Fragrances of Ireland, Sonas - Lavenda, Ylang & Bálsamo do Peru

Descrição & Notas: "SONAS se baseia numa das primeiras combinações de óleos perfumados aperfeiçoada pela Fragrances of Ireland, é uma de nossas fórmulas mais antigas. Para aqueles que amam lavanda nossa combinação única de óleo de lavanda tem sido um firme favorito durante muitos anos e este ano atualizámos este clássico usando óleos essenciais naturais incluindo: laranja, mangericão, bálsamo do peru, ylang ylang e lavanda que foi colhida e destilada em nossa fazenda em Kilmacanogue para criar uma bela fragrância fresca de verão." Perfume.ie, no website de Fragrances of Ireland:

Preço: ~ $30 USD por 50ml spray (comprado online).

Conclusão: Uau, esse é sem dúvida meu aroma favorito de lavanda, Sonas (Irlandês para "felicidade") foi amor verdadeiro a partir do momento em que eu o testei no Raglan Road Irish Pub em Disney Springs (Florida). Com notas de topo cítricas que rapidamente dão lugar a um final quente e ambarado, a lavanda aqui é direta mas adocicada, um aspeto que eu realmente gosto em Sonas. A silagem é tímida e o desenvolvimento é bem linear, mas a longevidade é surpreendentemente boa. Fácild e usar, acessível, e reconfortante; meu padrão de perfeição e a única fragrância de lavanda da qual eu guardo sempre um frasco de reserva.

Experimente se gosta de: Lavanda simples mas doce; o autentico aroma suavizado com uma sutil base de baunilha.

 

 

2. Caron pour un Homme - Lavanda, Baunilha & Âmbar

Descrição & Notas: "Criada em 1934, foi a primeira fragrância concebida exclusivamente para homens. Autêntica, fresca e sensual, passa de geração em geração. Acordes: Lavanda, baunilha, âmbar." ParfumsCaron.com

Preço: ~ $30-$50 USD por 50ml spray (comprado online).

Conclusão: Como disse antes, esta foi uma de minhas primeiras experiências com uma fragrância de lavanda e demorei anos para conseguir apreciá-la. O talco seco (em oposição à baunilha comestível de Lavanilla) que joga com os tons abaunilhados e a lavanda selvagem pode ser desagradável para alguns mas uma vez que a fragrância nos capta a atenção, a paixão é certa. Pour un Homme é muitas vezes usado como ponto de comparação com muitos perfumes atuais de lavanda. A Caron também oferece uma nova versão Sport (que eu ainda não experimentei), uma versão Millesime que salienta as qualidades únicas da colheita de lavanda francesa de 2014 (nunca experimentei), e uma versão em pure parfum chamada Impact (eu tenho; é mais doce e um pouco mais séria mas estranhamente tem uma longevidade semelhante). A Eau de Toilette tem projeção e longevidade médias e é completamente linear. Em tempos houve uma versão em óleo corporal perfumado e tenho andado à caça de outro frasco desde que o meu saltou do armário do banheiro e se partiu. Alguém me ajuda!?

Experimente se gosta de: Lavanda atalcada, baunilha, um toque de almíscar e âmbar.

 

 

3.  Mauboussin Homme Eau de Parfum - Lavanda & Sândalo

Descrição & Notas: "Mauboussin Homme de Mauboussin é uma fragrância Oriental Fougere para homens. Mauboussin Homme foi lançado em 2003. O perfumista responsável por esta fragrância é Alberto Morillas. As notas de topo são alecrim, lavanda e bergamota; as notas de coração são patchouli, canela e sálvia; as notas de base são sândalo, almíscar e baunilha." Fragrantica.com

Preço: ~ $25-$75 USD por 100ml spray (testers são fáceis de encontrar online).

Conclusão: Tenho tanto a EDT como a EDP e acho que a EDP é um pouco mais doce e rica com maior longevidade. A estrela aqui é a lavanda colocada a par com o patchouli, o sândalo e a baunilha. Apesar de a composição não ser inovadora, no que diz respeito a aromas orientais onde a lavanda desempenha o papel principal, a Mauboussin é das melhores. Comparando com fragrâncias como Guerlain Heritage e Jicky por exemplo, Mauboussin Homme é menos terroso e um pouco mais doce graças à baunilha. Silagem e longevidade são médias a excelentes, o frasco é impactante, e o preço pode ser surpreendentemente acessível.

Experimente se gosta de: Fragrâncias amadeiradas; perfumes como Gucci Envy for Men, Floris Santal, ou Carven Homme (1999).

 

 

4. Guerlain Aqua Allegoria Lavande Velours - Lavanda, Sândalo & Íris

Descrição & Notas: "Lavande Velours é uma harmoniosa aliança de lavanda e violeta, seguida de refinadas notas de íris, sândalo e baunilha com um rastro atalcado." Fragrantica.com

Price: ~ $100+ USD por 125ml spray (descontinuado).

Conclusão: Uma suave lavanda aveludada com madeiras, não é surpresa que eu adore este perfume, sendo um grande fã de tudo o que a Guerlain faz com sândalo, íris e lavanda, em geral. A beleza de Lavande Velours está no fascinante e complexo desenvolvimento - apesar de começar muito direto com toques de doce violeta, as notas de topo rapidamente se transformam numa base especiada e cremosa de sândalo e íris criando o tipo de notas de base que recordamos do original Samsara Eau de Parfum. De fato, gosto de pensar nele como "Lavandamsara", lol. Apesar de não aparecer na lista da composição, eu sinto sempre um pouco de canela, mas isso pode se dever ao sândalo que por vezes dá esse tipo de tom doce-especiado. A longevidade é enorme tal como a projeção, especialmente nas primeiras horas.

Experimente se gosta de: Canela e sândalo; aqui está uma bomba oriental especiada no desenvolvimento.

 

 

5. Czech & Speake's Oxford & Cambridge - Lavanda, Menta & Musgo

Descrição & Notas: "Oxford & Cambridge é uma fragrância fresca e revigorante do campo inglês, jogos de time de colégio e a grande tradição esportiva britânica. O perfume é quintessencialmente Inglês, contendo uma combinação de lavanda inglesa e francesa, sob uma herbácea menta, alecrim e bergamota numa base de musgo de carvalho. Disponível em 100ml Colônia. Lançado em 1994. O perfumista é John Stephen." Fragrantica.com 

Preço: ~ $130 USD por 100ml spray.

Conclusão: Um dos perfumes mais caros nesta lista, Oxofrd & Cambridge divide quem o experimenta: alguns o acham demasiado simples e linear para o preço considerando seu comportamento  tímido como colônia; outros adoram a onda herbal e mentolada. Tive a sorte de encontrar um frasco numa loja de descontos e gosto muito de usá-lo, apesar de a longevidade e silagem deixarem a desejar. E o mais engraçado é que apesar de que eu não gosto de menta, eu gosto muito dos tons verdes e de musgo de O & C.

Experimenta se gosta de: Menta - tem mesmo de AMAR menta para apreciar Oxford & Cambridge.

 

 

Quais são as vossas fragrâncias favoritas de lavanda? 

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Editor Executivo

O jornalismo do Dr. Marlen Elliot Harrison sobre a indústria de fragrâncias tem aparecido na imprensa internacional e em publicações online tais como PlayboyMen’s JournalMen’s Health New York Times. Marlen também trabalha como coordenador do projecto de escrita para o The Smithsonian’s National Museum of the American Indian e como professor/supervisor de faculdade para os programas de graduação online da Southern New Hampshire University em Escrita e Literatura. Saiba mais sobre Marlen em www.MarlenHarrison.com.

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Mathnrq
Mathnrq

Minha lavanda preferida é a do Jersey da Chanel, fresca, cremosa e muito bem trabalhada *-*

Nov
15
2015
gargaum
gargaum

Meu primeiro perfume com a lavanda como grande estrela foi Azzaro pour homme - eu a considero a estrela pois é o elemento surpresa que faz a diferença, é ela que dá à fragrância uma suavidade inimaginável após aquela saída forte e rústica. Depois disso, Guerlain Heritage e Pour un Homme de Caron - acho que estou bem servido! Adoro experimentar novas sensações olfativas e a lavanda realmente ganhou meu coração!

Nov
13
2015

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Mia Me MineHalloween
Mia Me Mine

Gisada UomoGisada
Gisada Uomo

Gisada DonnaGisada
Gisada Donna

KastellorizoMaison de Parfum Berry
Kastellorizo

AdoualaMaison de Parfum Berry
Adouala

Ambre 35Maison de Parfum Berry
Ambre 35

Coeur NoirMaison de Parfum Berry
Coeur Noir

Violette RebelleMaison de Parfum Berry
Violette Rebelle

PortraitMaison de Parfum Berry
Portrait

CathédraleMaison de Parfum Berry
Cathédrale

Éblouissants RefletsMaison de Parfum Berry
Éblouissants Reflets

MystiqueMaison de Parfum Berry
Mystique

LibératriceMaison de Parfum Berry
Libératrice

ConquéranteMaison de Parfum Berry
Conquérante

PuretéMaison de Parfum Berry
Pureté

EnfanceMaison de Parfum Berry
Enfance

WasanbonJ-Scent
Wasanbon

Roasted Green TeaJ-Scent
Roasted Green Tea

AgarwoodJ-Scent
Agarwood

Seven IslandsBombay Perfumery
Seven Islands

SulawesiBombay Perfumery
Sulawesi

MoireBombay Perfumery
Moire

Les CayesBombay Perfumery
Les Cayes

Madurai TalkiesBombay Perfumery
Madurai Talkies

Chai MuskBombay Perfumery
Chai Musk

1020Bombay Perfumery
1020

CalicutBombay Perfumery
Calicut

Angel Eau Sucree 2017Mugler
Angel Eau Sucree 2017

Io Non Ho Mani Che Mi Accarezzino il VoltoUnum
Io Non Ho Mani Che Mi Accarezzino il Volto

GabrielleChanel
Gabrielle

Marcas populares e perfumes: