Matérias primas Litsea cubeba – May Chang

Litsea cubeba – May Chang

08/11/13 09:38:55 (4 comentários)

por: Dr. Chandra Shekhar Gupta

Nome científico:
Litsea cubeba

Nomes comuns:
May Chang, Pimenta Chinesa

Família: Lauraceae

Partes da planta usadas:
Frutos e folhas

Método de extração:
O óleo essencial é destilado a vapor a partir dos frutos da árvore.

Aroma: Doce cítrico, forte e especiado.

Força: Forte

Cor: Amarelo

Consistencia: Pouca

Nota: Topo, Coração


Combina bem com: óleos essenciais de manjericão, camomila, sálvia, coentro, gerânio, laranja, toranja, sndalo, pimenta preta, rosa, rosmaninho, pau-rosa e ylang-ylang.


Litsea cubeba é uma pequena árvore, 5-12 m de altura com um diâmetro de ramos de 6-20 cm. As flores cheiram a limão, são pequenas, em branco ou amarelo pálido. Os frutos são pequenos e similares a frutos de pimenta na sua forma. Primeiramente os frutos ficam verdes mas depois tornam-se vermelhos, e depois castanho escuro quando maduros.
 

É proveniente da China, Indonésia e algumas outras partes do sudeste asiático, crescendo em regiões montanhosas. Na China é domesticada com sucesso e áreas largamente cultivadas são encontradas nas regiões central e oriental da China, a sul do rio Yangtze. É uma especiaria famosa entre os aborígenes Taiwaneses, e um Parque Nacional em Yilan foi chaado de "Magao" por causa dela. Na Indonésia a espécie cresce selvagem em Java, Sumatra e Kalimantan.

O óleo essencial de Litsea cubeba é destilado dos pequenos frutos da árvore Litsea cubeba. O óleo essencial de Litsea de origem chinesa é a única fonte de material internacionalmente transacionado, e é rico em citral (cerca de 70 porcento) t tem um odor intenso de limão, fresco e doce. O óleo essencial de Litsea compete um pouco com a erva-cidreira, outro óleo rico em citral, em aplicações de fragrância como em sprays domésticos e ambientadores, apesar de ser menos adequado para o uso em sabonetes do que o óleo de erva-cidreira porque tem menor poder fixante. O seu uso principal, contudo, tanto na China como em mercados internacionais, é como fonte de matéria-prima para isolar o citral.


O citral é usado por si só pelo aroma e fragrância ou convertido através do processo industrial pela indústria química para uma série de derivados importantes como as Iononas, que possuem uma fragrância parecida com a das violetas, e vitaminas. Os compostos químicos presentes nos óleos essenciais da litsea são neral, geranial, apineno, ß-pineno, methyl heptenone, ß-myrcene,  D-limoneno, cineole, linalool, citronellal, verbenol, isopulegone, a-terpineol, (R)-citronellol, piperitone, geraniol, ß-caryophyllene e óxido de caryophyllene.
 


O óleo essencial de Litsea tem propriedades antibióticas, anti-infecciosas, anti-inflamatórias, antisépticas, insecticidas, sedativas e desodorantes. É usado na indústria de aromaterapia e fragrâncias. Também é conhecido pelas suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. O óleo essencial de May Chang também combina muito bem com loções e sabonetes para ajudar a tratar acne, eczema e outros problemas de pele.
 

Um exemplo de um perfume com óleo essencial de Litsea é Malibu Lemon Blossom de Pacifica, uma fragrância floral feminina. A fragrância tem flor de limoeiro, Litsea cubeba, trombeta dos anjos, notas herbais e marinhas. Similarmente,  Cologne 8 Essences é uma delicada e fresca combinação floral, frutada e aromática, composta de oito essências naturais: laranja doce, limão e bergamota, litsea cubeba da China, lavanda, rosmaninho e petit-grain do Paraguai.


Fotos: Bettaman, Bettaman, mutolisp, Bettaman

 

Dr. Chandra Shekhar Gupta

Dr. Chandra Shekhar é um botânico, patologista de plantas e uma pessoa que ama a natureza. O Dr. Shekkar trabalha como Assistant Scientific Officer no National Institute of Plant Health Management, Ministério da Agricultura, Hyderabad, Índia.

Escritor do Fragrantica desde 2011, o Dr. Shekhar colabora com conteúdos educativos somre matérias-primas (plantas).

Traduzido e adaptado por Miguel Matos

 

 

 


 

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Ivanete
Ivanete

Oi Tati,
eu gosto muito de óleo essencial também, acho que eles exercem uma influência na gente sim. Já trabalhei em 'ambiente carregado' e usava pra poder sobreviver rsrrs sempre ajudou muito.
Como não vai na pele, não vejo problema em sentir no ar, desde que não cause gastrite rrsrs
Continuo querendo uma plantação atrás de casa kkkkk

Aug
19
2013
TatiORodrigues
TatiORodrigues

Nossa Ivanete que máximo, tenho um óleo corporal que é com o óleo essencial da Litsea Cubeba!!! Eu o acho bem energético. O aroma é bem herbal cítrico, uma delícia (esqueci q vc não gosta de cítricos!!!! Então...acho q vc n vai gostar!!!!). Mas é do óleo essencial que estamos falando, portanto quase um remédio digamos assim. Sou uma amante de óleos essenciais, acredito piamente nos seus poderes farmacêuticos e aromaterapêuticos. Não sabia que ele é tão poderoso assim!!!

Aug
18
2013
gatoburi
gatoburi

Também nunca vi e fiquei interessada na planta. Parece linda ! Vou dar uma ciscada por aí e ver se acho algum viveiro de plantas que tenha.

Aug
16
2013
Ivanete
Ivanete

Dizem que Litsea Cubeba é o regulador emocional da mente. Sua maior missão é estimular o equilíbrio entre a razão e a emoção. Chamam até da planta da inteligência emocional.
Acho que estou precisando fazer uma plantação atrás de casa e alguns litros do óleo essencial também...
Nunca vi esta planta no Brasil, alguém conhece?

Aug
12
2013

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Marcas populares e perfumes: