Avaliação de Fragrâncias Les Heures de Cartier: A Quarta Hora Fogosa

Les Heures de Cartier: A Quarta Hora Fogosa

12/04/16 17:00:45

por: Sergey Borisov

 

Coleção Les Heures de Cartier

A coleção de fragrâncias Les Heures de Cartier foi lançada em 2009 como uma saudação do centenário jubileu em homenagem à casa Cartier. Uma coleção de momentos olfativos de emoção pura, essas fragrâncias de Alta Perfumaria estavam ligadas à hora do dia, e por isso - ao mostrador de relógios Cartier, conhecido por seu design especial. Cinco fragrâncias Les Heures de Cartier foram lançadas no primeiro ano, após as quais sucessores foram lançados por pares ou em singles a cada ano. Agora, quase todos os números o relógio tem seu perfume. Por quê "quase"? A coleção Les Heures de Cartier não tem apenas alguns números (o quinto e o nono) para estar completo - embora Cartier já tenha iniciado outra coleção, Les Heures Voyageuses, baseada em óleo de oud.

Um dos meus perfumes favoritos foi adicionado à coleção em 2011. Cartier descreve como "um desejo de escapar, para encorajar os desafios ... um momento de liberdade para ser aproveitado." A L'Heure Fougueuse, uma cavalgada selvagem, um imponente impasse entre notas de magnólia e barril de carvalho ". A perfumista Cartier, Mathilde Laurent, diz que é "uma combinação magnífica de notas animálicas recordando a história da perfumaria de luxo e da humanidade". Talvez esta fragrância é projetada para aqueles que são apaixonados por cavalos, natureza selvagem e vida no campo?

IV L' Heure Fougueuse frasco e caixa

 

Por que cavalos? Na pirâmide de IV L'Heure Fougueuse – se minha memória me serve bem pela primeira vez em perfumaria – um acordo de juba de cavalo foi mencionado como uma entidade separada. No entanto, agora ele desapareceu da pirâmide. (Esta é uma espécie de doença nova no mundo da perfumaria. Descrições oficiais do perfume tornam-se curtas, apenas 2-3 notas por cabeça, coração e base - e voilà! Eu li um monte de pirâmides de perfume no Haarmann & Reimer Livro - e os autores encontraram muitas notas mais para descrever Eau Sauvage Christian Dior do que o site oficial atual Dior. Comerciantes parecem ter percebido que a maioria dos clientes não entendem o conceito de pirâmide e a maioria das notas, e não querem entender. Portanto, não há necessidade de pirâmides na educação de perfume. É uma triste característica do nosso tempo). Em IV não há nada evocando o celeiro ou barraca, nada se referindo ao suor quente sob a sela ou a espuma na boca do cavalo depois de uma longa corrida. O nome Fougueuse em francês significa característico do temperamento quente do cavalo – quente, fogoso, impetuoso, apressado, furioso ... O acorde de juba não é sobre cheiros estáveis, mas sobre a sensação do vento através da crina longa que toca a face – uma sensação áspera, seca e distorcida; seguindo o mesmo princípio que o "acorde ensolarado", por exemplo, que invoca o típico perfume de pele bronzeada, cheirando a loção bronzeadora.

IV L'Heure Fougueuse é bela por sua raça pura, perfeita limpeza e esplendor. Se houver algum cavalo cheira a ser encontrado aqui, então é a bastante limpo e lavado, bem mantido e perfeitamente com a juba penteada antes de tomar um passeio no campo.

cavalo galopando

Uma fragrância puro-sangue para um passeio pela floresta a cavalo, IV L'Heure Fougueuse começa com vento fresco em seu rosto! Um acorde fresco de hortelã de bergamota e lavanda, complementado com um acorde de almíscar branco e um pouco de magia, criam a sensação elástica do vento em seu rosto enquanto o ar frio ao seu redor enche seus pulmões e você sente a emoção da corrida rápida pela parte superior do animal. Não é uma caminhada cerimonial – é o salto, o galope! (Embora visto de outro ângulo, cheira muito bem, frio e esteticamente agradável - também pode ser percebido como um ritual matinal elegante e requintado no banheiro de um cavalheiro ou um passeio a cavalo tirado uma manhã feliz e brilhante. A Quarta Hora "parece que foi especialmente criada como uma colônia fougère para a manhã, para complementar outra fragrância, XIII La Treizième Heure com sua fumaça doce e vertiginosa verde (couro, patchouli, mate absoluto e narciso absoluto) para usar à noite juntos, eles são como os rostos do dia e da noite de Janus).

...Mas o passeio selvagem não pode ser eterno. O vento morre e dá lugar a um triunvirato de notas verdes – uma bergamota verde ideal, um mate seco e seco como o mate absoluto e a nota Kharismal, o orvalho idílico da manhã sobre as flores de jasmim e magnólia (fora do IFF o material é conhecido como Hedione). É o frescor verde dos citrinos, um córrego com hortaliças. Os mantos de musks brancos divergem e um sol radiante de bergamota brilha. Encontramos folhas de lavanda macias e orvalho de hedione nas flores, um frescor geral e uma nota seca e tânica incomum de chá de mate sul-americano.

Haystacks painting Monet

Claude Monet, Haystacks in Giverny, 1886

A nota como grama e feno e ligeiramente como tabaco é familiar aos aqueles que tentaram as fragrâncias magníficas Thays Fueguia 1833 e a impressionante Irish Leather MEMO Paris.

Anteriormente, Annick Goutal (Duel Annick Goutal) e Lorenzo Villoresi (Yerbamate Lorenzo Villoresi) também tinha confiado o papel principal em uma fragrância para chá mate.

Eu gosto da forma como a nota de mate foi executada neste fresco e nobre verde, colônia fougère IV L'Heure Fougueuse. Aqui, o mate é como o feno feito para reis e príncipes (recorda o desfile de moda de Chanel em um palheiro?). Folhas de palha natural em vez de linho monograma. Como um vento minguante que transforma tudo – flores de jasmim, ervas, frutas – em um cheiro de herbário em geral que guarda memórias de ilhas exóticas.

O dry-down chama para se deitar no palheiro e olhar para as nuvens com uma folha de grama na boca, esquecendo-se sobre a vida e as obrigações – mas o dry-down poderia significar todos os negócios para aqueles que começou a história na casa de banho fresco do cavalheiro. É uma fragrância camaleão; após a frescura euforia inicial, IV L'Heure Fougueuse termina com uma base fina e seca de cumarina, sal, musgo de carvalho e um almíscar metálico amargo – e se você cheirar apenas esta parte, pode parecer simples e comum para você. Isso é OK, nossas impressões são diferentes, como os nossos gostos são. Para mim, esta fragrância lacônica tem uma certa beleza especial, autêntica. Eu sou fascinado apenas por esta criatura translúcida esverdeada, de sua raça ventosa a seu descanso seco e silencioso. Quero tê-lo, ouvir seu suave sussurro, nunca perder uma palavra. Sendo artesanal, parece vivo. É afortunado que depois de cinco anos eu encontrei esta fragrância, finalmente.

 

Les Heures de Cartier: L`Heure Fougueuse IV Cartier

Notas de topo: bergamota e magnólia

Notas de coração: vetiver, lavanda, acorde de juba de cavalo, mate

Notas de base: couro, musgo de carvalho, barril de carvalho, musk, cumarina

Sergey Borisov está envolvido na perufmaria desde o início dos anos 90 quando ele tinha seu programa dedicado aos perfumes “Close to Body” ra rádio Krasnoyarsk (1993). Como entusiasta de perfumes (conhecido como moon_fish), ele se tornou famoso na Rússia pela sua tradução de  Luca Turin Perfume: Le Guide. Ele fez carreira como jornalista de fragrâncias e colaborou com revistas importantes como GQ, Vogue, Elle, Cosmopolitan, Interview, Forbes, Allure, Robb Report, Flacon, Departure, RBC-Style, TSUM-Magazine (2008-2016). Suas colunas online para RBC-Style.ru, Vogue.ru, e GQ.ru (2006-2015) deram-lhe reconhecimento internacional e um convite para ser editor da edição russa de “The Little Book of Perfumes” de Luca Turin & Tania Sanchez.  Sergey Borisov foi convidado como conferencista na Esxence 2012 (Milão) e Intercharm 2015 (Moscou). Em 2013, Sergey integrou a equipe Fragrantica

Traduzido por Daniel Barros.



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: