Matérias primas Lantana

Lantana

07/07/13 15:12:17 (4 comentários)

por: Dr. Chandra Shekhar Gupta

 

Nome Científico:
Lantana camara

Outros Nomes:
Lantana, cambará-de-cheiro, camará

Partes da Planta usadas:
Toda a planta, folhas

 

“Diz-se que as borboletas adoram as flores de lantana e os arbustos atraem sempre hordas delas quando em flor.”


A lantana comum é um arbusto perene dos trópicos. A espécie cresce quase dois metros em altura e pode espalhar-se por quase dois metros e meioem largura, sendo que algumas variedades são capazes de subir como trepadeiras em suportes de maior altura. Os pés têm perfil quadrado, com pequenos picos. As folhas são dispostas em pares oportos. São ovaladas, duras e com pêlos, de pontas finamente dentadas. Quando esmagadas têm um cheiro forte e especiado. As flores são uma mistura de creme, rosa ou laranja em numerosas cabeçlas pequenas, frequentemente em duas cores, amarelo e vermelho. Os fruto são bagas carnudas em clusters, verdes, amadurecendo para preto.

A espécie Lantana é uma espécie de erva daninha muito frequente em países de climas amenos. A Lantana camara é venenosa para animais e humanos. Esta planta é muito atrativa devido às suas flores e é usada para fins decorativos. Contudo, a Lantana camara é considerada uma espécie invasiva em muitas áreas tropicais e subtropicais. Como uma espécie invasiva, tem potencial para florescer bem e tem coberto largas áreas na Austrália, Índia e África. Os pássaros ajudam a espalhá-la ao ingerirem as sementes que depois dispersam. Na Austrália é uma erva daninha de significância nacional e deve ser continuamente suprimida e destruída.

 

ÓLEO ESSENCIAL

Os principais componentes do óleo essencial são a caryophyllene 34.79%, geranyl acetate 22.12%, terpinyl acetate 5.84%, bornylacetate 4.13% e D-limonene 2.27%. 41 componentes estão presentes, o que representa 93.25% do óleo.

Método de extração – Destilação a vapor das folhas
Consistência – Leve
Força do Aroma – Forte, tons amadeirados, um aroma quase como o manjericão
Combina bem com – Bergamota, rosmaninho, sálvia, jasmim
Cor - líquido amarelo ou amarelo


USOS

O óleo de Lantana é usado no tratamento da pele, prurido e como antiséptico para feridas. Na lepra e sarna, são aplicadas decocções externas. As folhas são usadas para tratar cortes, reumatismo, úlceras, catarro, tétano, malária, cancer, catapora, asma, inchaço, eczema, tumor e pressão sanguínea alta. L. camara é uma das plantas mais tóxicas conhecidas. Contudo, a toxicidade ocorre apenas através do consumo de uma quantidade muito elevada da planta.
 

PERFUMES COM LANTANA

As notas de topo do perfume Queen Elizabeth II Bond No 9 para mulher incorporam folhas de lantana, tâmaras secas e noz moscada. Forbidden fragrance baseia-se em aromas historicamente temidos, poderosos e até mesmo proibidos. As notas de topo desta fragrância são absinto, damiana, lantana e cannabis.

Fotos: halfrain, ruthalice43, halfrain, Bosc d'Anjou, webbaliah, Zaqqy J.
 


Autor: Dr. Chandra Shekhar Gupta (cshekhar)

Escritor do Fragrantica
 
 
Traduzido e editado por Miguel Matos (migueldematos)

 

 




 

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

migueldematos
migueldematos

Obrigado Ivanete! Próxima matéria-prima será o cravo flor. Mais alguém sugere algo?

Jul
07
2013
Ivanete
Ivanete

Quanta gentileza!!! Obrigada Miguel! :)
Eu ADORO cravo (especiaria) ou trevos como vejo escrito na Fragrantica. Mas pouco sei sobre ele, se conheces algum artigo adoraria ler.
Como segunda opção rsrs o cravo flor, que eu também adoro.
Gosto muito das matérias que falam de plantas porque eu adoro jardinagem, paisagismo, natureza... e perfume também, claro.
Ah, e também estou adorando ler as matérias na minha língua, muito bom você estar por aqui!!! :D

Jul
07
2013
migueldematos
migueldematos

Ivanete, que matéria-prima você gostaria de ver publicada aqui? Adoraria corresponder ao seu pedido! :)

Jul
07
2013
Ivanete
Ivanete

Eu adoro esta erva daninha invasiva, mas na minha casa ela não invade nada. Já plantei horrores dela, mas não pega bem, acho que ela detesta humidade.
Nem sabia que tinha cheiro, mas só pelo colorido e as borboletas ela é nota 10!
Linda matéria, parabéns!

Jul
07
2013

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Marcas populares e perfumes: