Avaliação de Fragrâncias La Vie Est Belle: Dissecando um Best-Seller

La Vie Est Belle: Dissecando um Best-Seller

09/24/16 11:45:50 (Um comentário)

por: Elena Vosnaki

Por que O Código Da Vinci e 50 Tons de Cinza se tornaram tamanhos sucessos internacionais apesar de serem no caso do primeiro maquinado e no caso do segundo terrível e escandalosamente executado? Explicar o apelo massivo de do giga-blockbuster de Lancôme La Vie Est Belle e oferecer razões por trás de seu grande sucesso requer descascar a superfície desses hits. Eles oferecem atratividade ao público com certeza, mas seria isso suficiente?

Eu cheiro La Vie Est Belle por toda a parte: nas jovens, nas idosas, nas de meia-idade; de manhã numa mulher executiva fazendo tarefas com sua bolsa enfiada debaixo do braço, e de noite saindo para um drink agarrada a uma bolsa chique; tanto nas mulheres de classe média como nas “wannabes”. Mas, de toda forma, o que é esse perfume? Decidi refletir um pouco.

OK, refletindo. 

Sim, eu fico encantada com a qualidade de estrela de Julia (Roberts) na campanha publicitária da fragrância afinal das contas. Embora não da mesma forma. Eu ainda mal posso acreditar.

É bom lembrar que Lancome é propriedade do grupo L’Oréal. Nada deixado ao azar. Tudo é cuidadosamente monitorado de perto para refletir a amálgama de uma tendência arrasadora, com a lógica de um raciocínio de composites feito pelo time desenhista. Em outras palavras, para agradar a qualquer mulher. Toda mulher, como se disséssemos “toda outra pessoa na Terra”. Sim, eu pensei que era pedir demais. Mas quem sou eu para julgar?

Não é que La Vie Est Belle seja um perfume malfeito. Pelo contrário, é um perfume bem feito, sob um ponto de vista técnico. Ele tem projeção radioativa e poder de duração equivalente à meia vida do plutônio. Você recebe o valor pelo preço que pagou e ainda mais. Apenas ele pode fazer você reconsiderar o que pediu!

Perfumes malvados causam uma poderosa atração de mercado porque eles entram no desejo clandestino de encarnar o vilão de um jogo mental; a femme fatale, a bruxa, a espiã ou a alma penada. Há um tempo quem que você possa ficar farto de ser bondoso; assumir o personagem de cruel pode ser uma grande diversão!

Perfumes confortáveis, por outro lado, acariciam nossa mais expressiva necessidade por acolhimento e conforto. Os perfumes doces que têm preenchido as prateleiras de lojas de departamento foram mirados nas mulheres mais jovens e também menos jovens. Eles são o equivalente a uma pizza junto com um pote de meio litro de sorvete Häagen Dasz, acompanhado de uma lata de Coca Cola (Zero, por favor!) em frente à televisão quando você está se sentindo pisado pela pesada bota da vida. É um pouco como uma autodestruição catártica. Todo mundo pode se identificar com ela, ou quase todo mundo.

O esquema realmente maravilhoso por trás de La Vie Est Belle é a interconexão do aspecto confortável doce de maltol e baunilha diabéticos (uma versão amadurecida de Pink Sugar se preferir) com a potência cruel da flor de laranjeira e pêssego que balançam como cobras no cabelo da Medusa. Quem poderia resistir visitar tamanho retrato ambíguo de uma mulher? Ninguém, ao que parece.

Porque “a mulher” não é uma história estática. Ele evolui, Ele flui. Ele tem nuances e variáveis e mais do que tudo uma mente própria. Assim, para obter o máximo possível de consumidoras mulheres, o perfume precisa apelar a ambos extremos.

Como O Código Da Vinci e 50 Tons de Cinza, as pessoas “que seguem as tendências” leem para ver o motivo pela comoção, levantando uma sobrancelha em contemplação, e as pessoas lá fora leem para preencher suas mentes com conspirações de grande magnitude do que jamais imaginado. Ele faz se torna a diversão permissiva para ambos os grupos. Assim como La Vie Est Belle.


 

 

 

Em relação à formula, você pode detectar a crise de identidade no perfume: é um gourmand ou um oriental tradicional com uma base terrosa, mas com uma nota de topo mais açucarada? É um fruitchouli, a mistura popular de frutas com patchouli que preenche cada prateleira da Sephora? É um floral frutado despretensioso mirado nas moças, mesmo que Julia Roberts esteja perto de seus 50? É um pouco de todas essas coisas! Cheirá-lo na rua é fácil. É bastante atraente (percebido a uma certa distância) para as massas, vindo até você para lhe atingir com uma tonelada de tijolos. Uma vez atingido, ele leva algum tempo para se recuperar. Estranhamente, na próxima vez em que você é atingido em que o encontrar, você resiste, em vez de sair correndo. Por que será isso, me pergunto.

A graça é o toque de íris, que dá uma nota que ligeiramente remete a pão de leite dentro de uma composição extremamente doce. E a sabedoria de incluí-la está na incorporação de outra enorme tendência: a aura de notas polvorosos e feculentas em perfumes femininos recentes.

Mas, acima de tudo, L'Oreal percebeu algo extremamente importante. Numa era de perda de identidade através de algo super disseminado como a internet, perder sua identidade via suas pegadas olfativas é na verdade desejável. A identidade de uma pessoa só pode estar segura de um lado do equilíbrio. Tentar ambos pode ser visto como arrogante.

Elena Vosnaki

Elena Vosnaki é historiadora e escritora sobre assuntos de perfume na Grécia, além de escrever e representar o Fragrantica grego. Ela é fundadora e editora do Perfume Shrine, uma das mais respeitadas revistas on-line independentes sobre perfumes, contendo discussões sobre fragrâncias, entrevistas a respeito da indústria da perfumaria, ensaios sobre matérias-primas e a própria história do perfume, ela é vencedora do Fragrantica Blog Awards e finalista em inúmeros outros concursos em Blogs.

Sua escrita foi reconhecida nos Fifi Awards for Excellence Editorial em 2009 e 2011. A mesma colabora com publicações em todo o mundo.

Tradução: Daniel Barros

 

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Haziel
Haziel

Bom primeiramente rindo aqui com a ligação que a autora do texto fez do La Vie com esses dois lixos literários hahaha

Tenho uma amiga que diz que esse perfume é a personificação em aroma de mulheres gordas e inseguras. O mesmo tipo de pessoa que se emociona com filmes do tipo 50 Tons de Cinza, daquelas que postam imagens de bichinhos no facebook com os dizeres "bom diaaaa :) e que compartilham mensagem de "repasse para o maior numero de pessoas" em grupos de whatsApp. Enfim ...

Assim como Vosnaki tambem acredito que antes de tudo LVEB foi minuciosamente pensado, "marketado" e desenvolvido em um efeito midiático para a obtenção de dinheiro. E quem gera dinheiro no mundo? ... as massas.

Em uma sociedade capitalista como a nossa o conteúdo presente nos grandes meios de comunicação condiz aos interesses das classes dominantes. Sendo assim, a maior parte das mensagens transmitidas é ideologizada pelas elites. Mensagens estas que serão mais bem sucedidas à medida que o cidadão comum não se dê conta de seu caráter ideológico

E pra isso por que não usar meios de comunicação em larga escala (facebook cof, cof) para moldar e direcionar as opiniões de seus receptores. E o que seria capaz de manipular incondicionalmente uma audiência submissa, passiva e acrítica? Açúcar!

Ou, toda a sensação de doçura e agradabilidade reconfortante mediante um mundo tão isolado como a autora mesmo citou. Tempos de internet.

Agente sabe que coisas doces e qualquer coisa que remeta a isso (como aroma) são tão viciantes quanto drogas pesadas.
Nosso cérebro é viciado e prostituído. (incluindo o meu rs)
Ele percebe o tom doce açucarado e se vende ao primeiro que aparecer com isso.
Ele sabe que a sensação de "agradável" provoca e estimula o centro de recompensa do cérebro, em um processo parecido com o do vício e da excitação sexual em troca, libera dopamina.

E tudo isso é ruim? oh claro que não!
afinal, "La Vie Est Belle"

Sep
25
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Chocolate Perfume OilDame Perfumery Scottsdale
Chocolate Perfume Oil

Esprit Pure Summer Edition For MenEsprit
Esprit Pure Summer Edition For Men

Esprit Pure Summer Edition For WomenEsprit
Esprit Pure Summer Edition For Women

Dream FearlesslyMary Kay
Dream Fearlessly

Live FearlesslyMary Kay
Live Fearlessly

Love FearlesslyMary Kay
Love Fearlessly

My SinLanvin
My Sin

La Viola ParadiseLouis Cardin
La Viola Paradise

Crystal ScentLouis Cardin
Crystal Scent

Prelude S. BlancheEudora
Prelude S. Blanche

IodiceJAFRA
Iodice

Claudia RaiaJAFRA
Claudia Raia

ManAvon
Man

RoseSolinotes
Rose

Chrome PureAzzaro
Chrome Pure

Original OudLouis Cardin
Original Oud

La Viola HommeLouis Cardin
La Viola Homme

Credible OudLouis Cardin
Credible Oud

HanahirakuParfum Satori
Hanahiraku

Gucci Bamboo Limited Edition Gucci
Gucci Bamboo Limited Edition

MinaudièreJudith Leiber
Minaudière

Minaudière OudJudith Leiber
Minaudière Oud

Maasaï MaraParfums Berdoues
Maasaï Mara

Glam X Eau de ParfumChristina Aguilera
Glam X Eau de Parfum

Orris VetiverElegantes
Orris Vetiver

Ultimate MuskElegantes
Ultimate Musk

Rose ElegantesElegantes
Rose Elegantes

La Nuit Tresor L'Eau de ToiletteLancome
La Nuit Tresor L'Eau de Toilette

Sweet Like Candy Limited EditionAriana Grande
Sweet Like Candy Limited Edition

Fantasy in BloomBritney Spears
Fantasy in Bloom

Marcas populares e perfumes: