Avaliação de Fragrâncias Gotas de Orvalho Primaveril: E. Coudray Jacinthe et Rose (1983)

Gotas de Orvalho Primaveril: E. Coudray Jacinthe et Rose (1983)

07/08/16 05:07:21

por: Miguel Matos

 

O jacinto não é uma flor muito popular entre os perfumes florais contemporâneos. Por veses ele emerge como um ingrediente funcional apenas para ampliar os tons verdes numa fragrância ou para dar um toque do charme do florescimento antigo. Todos conhecemos estas belezas do jardime aqueles que amam os perfumes vintage louvam suas virtudes em icones tais como Givenchy III, Chanel Cristalle ou Guy Laroche Fidji. Quando um perfumista deixa o jacinto brilhar, ele transforma a composição fragrante num campo verde de flores com o orvalho da manhã. E é isso mesmo que eu sinto no cintilante E. Coudray Jacinthe et Rose. Mas isso não é tudo.

Jacinthe et Rose é a mais vintage das jóias fragrantes da histórica casa francesa E. Coudray. É um perfume que vem inegavelmente de um outro tempo, mas isso não faz com que ele seja antiquado. Sim, ele é dedicado aos amantes das fragrâncias vintage, mas eu vos assguro de que poucos perfumes me têm valido tantos elogios como este. Verde, úmido, cremoso, fresco, sexy, carnal e suave, ele tem tudo o que você precisa para lhe trazer uma sensação de bem-estar assim como uma aura chique e intemporal.

De fato, quando consegui meu frasco de Jacinthe et Rose eu quis tê-lo apenas porque precisava ter uma boa fragrância de jacinto em minha coleção, tal como precisamos ter bons livros em nossa biblioteca. Mas eu não esperava que ele entrasse em constante rotação e representasse para mim o retratoperfeito de um perfume de jacinto. A rosa no nome também é uma parte importante, mas o que eu sinto é que aqui a rosa apenas amplifica o jacinto e desempenha seu papel como uma serva dedicada. É também uma rosa verde e picante. A combinação de flores é unificada pelo sutil toque de aldeídos e uma bigarade fresca (laranja amarga). É uma manhã de primavera dentro de uma garrafa. A grama está molhada, há joaninhas passeando, as rosas têm orvalho e o jacinto acrescenta um splash fragrante intensamente colorido. O lado carnal do jacinto é salientado pelo toque de jasmim e tem também peônia (apenas uma gota) para torná-lo mais frutal.

Quando pensamos em todas estas notas num contexto aquático verde, podemos imaginar que isto poderia ser uma colônia muito leve e inofensiva. Mas não. Ele tem uma silagem impressionante e toda a gente à minha volta parece desfrutar dele tanto como eu. De fato, o perfume tem uma base de madeiras combinadas com mestria, sem ser doce ou pesada, mas extremamente eficaz em segurar o perfume e até trazendo mais sensualidade à cena. Cedro, sândalo e teca formam as cercas que rodeiam estas flores. O almíscar alonga o elemento de pele do aroma sem perturbar a umidade da composição.

De novo, se você deseja um bom jacinto com frescor e sensualidade com um estilo clássico, se gosta de fragrâncias vintage verdes e frescas e não sabe para onde se virar após tantas reformulações de clássicos, experimente este. E ele vem com um óleo corporal, um creme de corpo e creme de duche. Desta forma você será um jacinto andante.

Miguel Matos é um jornalista português obcecado com perfumes. Miguel gosta de se ver como um curador de fragrâncias, investigando o perfume como arte contemporânea. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, e escreve textos para museus e galerias. Ele é um colecionador de perfumes vintage e organiza conferências regulares chamadas Vintage Perfume Sniffing. Ele também escreve sobre beleza e grooming no Beautyalmanac.comÉ escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jimmy Choo Man IceJimmy Choo
Jimmy Choo Man Ice

FunfairSP Parfums Sven Pritzkoleit
Funfair

Lisbon BluesSP Parfums Sven Pritzkoleit
Lisbon Blues

SuntanglamSP Parfums Sven Pritzkoleit
Suntanglam

Mon GuerlainGuerlain
Mon Guerlain

Tangier MemoriesTeresa Helbig
Tangier Memories

TeresaTeresa Helbig
Teresa

A Bulldog in the AtelierTeresa Helbig
A Bulldog in the Atelier

#Bon Bon CherieFaberlic
#Bon Bon Cherie

Faberlic by Valentin Yudashkin GoldFaberlic
Faberlic by Valentin Yudashkin Gold

Fresh & Clean VacayVictoria`s Secret
Fresh & Clean Vacay

Warm & Cozy VacayVictoria`s Secret
Warm & Cozy Vacay

Sweet & Flirty VacayVictoria`s Secret
Sweet & Flirty Vacay

Vanilla Opi-OudIkiryō
Vanilla Opi-Oud

AppleRum and JasmineIkiryō
AppleRum and Jasmine

Blood Cherry CordialIkiryō
Blood Cherry Cordial

FugueIkiryō
Fugue

Eau Hyper FraîcheCourreges
Eau Hyper Fraîche

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Marcas populares e perfumes: