Avaliação de Fragrâncias Gotas de Orvalho Primaveril: E. Coudray Jacinthe et Rose (1983)

Gotas de Orvalho Primaveril: E. Coudray Jacinthe et Rose (1983)

07/08/16 05:07:21

por: Miguel Matos

 

O jacinto não é uma flor muito popular entre os perfumes florais contemporâneos. Por veses ele emerge como um ingrediente funcional apenas para ampliar os tons verdes numa fragrância ou para dar um toque do charme do florescimento antigo. Todos conhecemos estas belezas do jardime aqueles que amam os perfumes vintage louvam suas virtudes em icones tais como Givenchy III, Chanel Cristalle ou Guy Laroche Fidji. Quando um perfumista deixa o jacinto brilhar, ele transforma a composição fragrante num campo verde de flores com o orvalho da manhã. E é isso mesmo que eu sinto no cintilante E. Coudray Jacinthe et Rose. Mas isso não é tudo.

Jacinthe et Rose é a mais vintage das jóias fragrantes da histórica casa francesa E. Coudray. É um perfume que vem inegavelmente de um outro tempo, mas isso não faz com que ele seja antiquado. Sim, ele é dedicado aos amantes das fragrâncias vintage, mas eu vos assguro de que poucos perfumes me têm valido tantos elogios como este. Verde, úmido, cremoso, fresco, sexy, carnal e suave, ele tem tudo o que você precisa para lhe trazer uma sensação de bem-estar assim como uma aura chique e intemporal.

De fato, quando consegui meu frasco de Jacinthe et Rose eu quis tê-lo apenas porque precisava ter uma boa fragrância de jacinto em minha coleção, tal como precisamos ter bons livros em nossa biblioteca. Mas eu não esperava que ele entrasse em constante rotação e representasse para mim o retratoperfeito de um perfume de jacinto. A rosa no nome também é uma parte importante, mas o que eu sinto é que aqui a rosa apenas amplifica o jacinto e desempenha seu papel como uma serva dedicada. É também uma rosa verde e picante. A combinação de flores é unificada pelo sutil toque de aldeídos e uma bigarade fresca (laranja amarga). É uma manhã de primavera dentro de uma garrafa. A grama está molhada, há joaninhas passeando, as rosas têm orvalho e o jacinto acrescenta um splash fragrante intensamente colorido. O lado carnal do jacinto é salientado pelo toque de jasmim e tem também peônia (apenas uma gota) para torná-lo mais frutal.

Quando pensamos em todas estas notas num contexto aquático verde, podemos imaginar que isto poderia ser uma colônia muito leve e inofensiva. Mas não. Ele tem uma silagem impressionante e toda a gente à minha volta parece desfrutar dele tanto como eu. De fato, o perfume tem uma base de madeiras combinadas com mestria, sem ser doce ou pesada, mas extremamente eficaz em segurar o perfume e até trazendo mais sensualidade à cena. Cedro, sândalo e teca formam as cercas que rodeiam estas flores. O almíscar alonga o elemento de pele do aroma sem perturbar a umidade da composição.

De novo, se você deseja um bom jacinto com frescor e sensualidade com um estilo clássico, se gosta de fragrâncias vintage verdes e frescas e não sabe para onde se virar após tantas reformulações de clássicos, experimente este. E ele vem com um óleo corporal, um creme de corpo e creme de duche. Desta forma você será um jacinto andante.

Miguel Matos é um jornalista português obcecado com perfumes. Miguel gosta de se ver como um curador de fragrâncias, investigando o perfume como arte contemporânea. Ele dirige sua própria revista cultural, Umbigo, e escreve textos para museus e galerias. Ele é um colecionador de perfumes vintage e organiza conferências regulares chamadas Vintage Perfume Sniffing. Ele também escreve sobre beleza e grooming no Beautyalmanac.comÉ escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Little Sequin DressAvon
Little Sequin Dress

Don't Tell JasmineVilhelm Parfumerie
Don't Tell Jasmine

Straight to Heaven ExtremeBy Kilian
Straight to Heaven Extreme

Good Girl Gone Bad ExtremeBy Kilian
Good Girl Gone Bad Extreme

Roaring RadcliffPenhaligon`s
Roaring Radcliff

Clandestine ClaraPenhaligon`s
Clandestine Clara

Mon Paris Star EditionYves Saint Laurent
Mon Paris Star Edition

Little By Little With JoyLola James Harper
Little By Little With Joy

Do What You Love With People You LoveLola James Harper
Do What You Love With People You Love

Everything Will Come TogetherLola James Harper
Everything Will Come Together

Just Say YesLola James Harper
Just Say Yes

Together Is Always BetterLola James Harper
Together Is Always Better

Play Again NowLola James Harper
Play Again Now

Lady Emblem L`EauMontblanc
Lady Emblem L`Eau

Flowerbomb La Vie en Rose 2017Viktor&Rolf
Flowerbomb La Vie en Rose 2017

Mercedes Benz Man BlueMercedes-Benz
Mercedes Benz Man Blue

Solo Loewe EsencialLoewe
Solo Loewe Esencial

L'OblìoMeo Fusciuni
L'Oblìo

GlamourKhalis
Glamour

Bonbon Spring SummerViktor&Rolf
Bonbon Spring Summer

Sun Pop Green FusionJil Sander
Sun Pop Green Fusion

Sun Pop Coral PopJil Sander
Sun Pop Coral Pop

Sun Pop Arty Pink Jil Sander
Sun Pop Arty Pink

Sunkissed DreamsHawaiian Tropic
Sunkissed Dreams

Island ResortHawaiian Tropic
Island Resort

Summer DreamsHawaiian Tropic
Summer Dreams

Golden ParadiseHawaiian Tropic
Golden Paradise

Evening Rose D`OrAerin Lauder
Evening Rose D`Or

Tangier Vanille D`OrAerin Lauder
Tangier Vanille D`Or

1881 SignatureCerruti
1881 Signature

Marcas populares e perfumes: