Fragrâncias Transgênero Fragrâncias Transgênero: Sarah Jessica Parker Stash (2016)

Fragrâncias Transgênero: Sarah Jessica Parker Stash (2016)

09/10/16 00:55:09 (2 comentários)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Olá e bem-vindos à minha coluna aqui no Fragrantica: “Transgênero” uma exploração de aroma, gênero e liberdade olfativa. Ainda que eu defenda que as fragrâncias não tenham gênero, os estereótipos socioculturais sobre a masculinidade prevalecem muitas vezes nas perfumarias. Juntem-se a mim à medida que eu exploro um dos meus aromas favoritos na busca por desafiar a retórica do marketing e abordar a questão, “Como uma fragrância transcende o gênero?”

Resumo: A terceira fragrância pilar de Sarah Jessica Parker'sStash, é um oriental quente, amadeirado e resinoso que também é presumidamente mais próximo do que ela originalmente tinha em mente quando lançou sua primeira fragrância uma década atrás. Desta vez, sua fragrância é diretamente vendida como neutra de gênero e, como tal, poderia ser o primeiro perfume não-cítrico de massa unissex.

Perfumista: IFF

 

Stash

Experimente se gosta de: Aromas resinosos, ambarados, amadeirados com notas como cedro, patchouli, pimenta ou almíscar; aromas de incenso. Prove este se você curtir orientais mas os preferir com um lado mais leve/gentil sem baunilha.

Me faz lembrar: Donna Karan Black Cashmere (rico e mais complexo), Juicy Couture Dirty English (tem mais couro), Gucci Gucci pour Homme (levemente mais especiado), CDG Wonderwood (como um todo mais amadeirado), Prada by Prada (muito mais patchouli). 

“Eu sabia que eu queria um tiquinho de conhaque, um tiquinho de couro, um tiquinho de odor corporal. Nós começamos trabalhando nessa frente quando Lovely foi lançado e ninguém estava preparado para ele. Eles pensavam “sem gênero não funciona, não há nada assim no mercado” – e então eu vi acontecer. Então eu comecei a trabalhar no [Stash] com as pessoas com as quais trabalhei em cima de Lovely e elas fizeram o trabalho. Eu realmente quis que tivesse um cheiro pessoal, que pudesse ser adaptável, o que é algo muito difícil para uma fragrância. Fragrância tende a ser muito na cara e pode vestir você e então alguém o abraça e aí você cheira como eles.” SJP¹​​​​​​​

Prós & Contras: Eu aplaudo SJP for voltar ao jogo da fragrância, desta vez com uma fragrância bem ao oposto de seu primeiro (e subsequentes) perfumes. Muitos de nós se lembram da história de como por anos SJF criou o próprio aroma de sua fragrância assinatura ao misturar um número de óleos fragrantes, daqueles que você compra de um vendedor de rua ou num local new age ou numa farmácia. Claramente, ela sempre foi atraída a aromas orientais, e Lovely, enquanto adorável, é tudo menos isso. Covet chegou mais perto mas no final foi um pouco vanguarda demais (em termos de vendas) com sua lavanda e chocolate. Em embora Stash seja quente, acolhedor e completamente agradável, e provavelmente muito mais próximo do que ela originalmente pretendeu, ele sofre de um feeling familiar e sem inspiração. Ele proporciona silagem e longevidade bastante restritas.

Stash poster

As resenhas até agora têm sido de mistas a favoráveis. Por exemplo, o membro do Fragrantica Shushkin escreveu: “Eu realmente gosto dele. É bastante amadeirado mas não tem muita profundidade. Eu definitivamente pego o cedro mas eu não conheço o cheiro da madeira de massoia para poder comentar sobre ela. Eu gosto da maneira com que a pimenta, incenso, sálvia e vetiver dão um “kick”. Estou desapontado que não seja mais esfumaçado. Acho que devido a restrições de orçamento e margens de lucro que precisam ser atingidas eles não aumentaram a quantidade de óleos naturais nele. Poderia ter sido tão melhor. Não tem nada de Mona di Orio. Eu ficaria feliz em usá-lo em dias ensolarados de outono. Você poderia pensar que com essa lista de notas ele duraria por muitas horas, mas, infelizmente, 2 horas no máximo. Vou borrifada um pouco na outra metade já que eu o acho perfeitamente unissex. Muito bom, SJP!”

Outro membro, Shoeless duchess afirmou: “Estava empolgada em prová-lo. Eu realmente gosto de SJP Lovely, e por sua própria descrição, é um “irmão” daquele perfume. Eu o comprei, mas agora estou arrependida. Se existe qualquer relação com Lovely, para o meu nariz poderia ser aquele tio distante de quem ninguém mais lembra nos feriados ou no resto do ano. Nada feminino nele, na minha humilde opinião, e cheira como um perfume masculino que eu cheirei antes mas não consigo nomear. Vejo que ele tem sido comparado a Chaos de Donna Karan e isso me surpreende. Chaos é absolutamente fabuloso e Stash não me lembra dele em nada. Decepcionante. Mas se você gosta de perfumes com cheiro masculino, poderia gostar dele. Estou pensando em deixar meu marido prová-lo para ver se ele gosta.”

Stash ads

E Blonde Gypsy elogia a fragrância adicionando: “O frasco é muito robusto e bem-feito. Ele transmite um ar chique e lustroso. Na primeira borrifada, ele é forte e masculino. Mas ele cheira maravilhoso de qualquer forma. O olíbano é intenso e profundo. O cheiro de madeiras quentes deve ser da massoia. Eu pego as notas de base desde o começo que foi abrilhantado com toranja. Esse não é o seu perfume típico de mulher. Ele é valente, ousado, para uma mulher ou homem confiantes. Um homem pode facilmente usá-lo e cheirar divino. O dry-down para mim cheira a couro (mesmo não sendo uma nota listada), pimenta e especiarias exóticas. Há o suficiente de flores durante toda sua duração para mantê-lo fresco e macio. Eu nunca cheirei um perfume ou colônia assim. É único e tem uma vibe de nicho. A longevidade é fantástica. A silagem se torna mais e mais rente à pele à medida em que seca. Miss Parker fez uma criação brilhante e linda.”

Stash notes

NOTAS

Topo – Toranja, pimenta preta, sálvia

Coração – Cedar atlas, patchouli, lírio de gengibre, pistache

Base - Olíbano, madeira de massoia, vetiver, musk

Descrição do designer: "Esta viciante fragrância de Sarah Jessica Parker é um quebra-regras absoluto. Inspirado por sua obsessão secreta por fragrâncias, STASH tem sido compartilhado com apenas poucos – até agora. Arriscado e irresistível, STASH é uma das fragrâncias mais pessoais e provocantes de Sarah Jessica Parker. O segredo foi revelado. Magnético e misterioso, STASH revela uma sensual fragrância amadeirada aromática que captura luz e escuro enquanto combina notas de cedro atlas, vetiver e pistache. Um jogo potente de ingredientes brutos e provocante embalado em notas envolventes, STASH é o máximo da ousadia e sofisticação.” Ulta.com

Número de vezes que testei: 5 vezes durante a semana passada

Número de sprays aplicados para esta resenha2 borrifadas no dorso da minha mão de um frasco que eu comprei.

Potência da fragrância: Eau de Parfum

 

Stash Oil

“Eu simplesmente coloco tanto dele que é nojento. Tenho certeza que ofenderá algumas pessoas. Eu literalmente o coloco por toda parte. Tudo fica com ele – minha parca, meu chapéu, minhas roupas. Estava dizendo a Jon Dinapoli, nosso diretor criativo, que Stash requer uma aplicação um pouco mais agressiva na sua pele mas ele permanece na sua pele e também roupas – o que eu pessoalmente adoro. Eu amo entrar num closet e cheirar o perfume.” SJP¹​​​​​​​

Evolução: (Linear / Média / Complexa): Stash começa e termina com todos os atores principais presentes. Serei totalmente honesto: eu na verdade tenho apenas “uma impressão” do perfume, tendo sido difícil para mim cheirá-lo depois de aplicado na minha pele. Eu não conseguia realmente detectar a toranja, o lírio de gengibre ou pistache, mas, de fato, todas as outras notas combinadas criam um aroma terroso e especiado que rapidamente se assenta na minha pele. Eu imagino como o Elixir (óleo) poderia ser diferente.

Longevidade: (Curta / Média / Duradoura): Stash permaneceu na minha pele por cerca de 2 horas. Depois disso, virou praticamente um perfume de pele desbotado.

Silagem: (Pouca / Média / Muita): Vou fazer uma ressalva que estamos no final do verão na Flórida, onde eu atualmente vivo, e isso significa uma coisa – temporada da alergia.

Eu primeiro experimentei Stash numa fita olfativa no Ulta e adorei seu cheiro. Ele era imediatamente familiar, exatamente o que eu esperava conhecendo a lista de notas, e sabia que ele representava um gênero específico de aroma (veja “me faz lembrar” lá em cima). Decidi comprá-lo na hora sendo um fã de tudo que é amadeirado, oriental e incensado. Fiquei pensando: “Para onde ele foi?” Eu provavelmente o borrifei cerca de duas vezes no dorso de cada mão. Não peguei nenhum cheiro corporal ou de fumaça; o que eu peguei foi um pouco de pimenta e um pálido acorde ambarado de resinas e madeiras. Depois de uma hora eu o reapliquei, na esperança de que pudesse ter sido anosmia temporária. Não era.

No dia seguinte, estava esperançoso que eu poderia ter mais sorte na segunda aplicação. Isso aconteceu no passado, de não conseguir na verdade registrar o aroma na primeira aplicação (exemplo: Biagiotti Venezia for Men) e de precisar de algumas usadas para realmente “pegar” o cheiro. Mas, infelizmente, nada mudou.

Vim até o Fragrantica e chequei algumas resenhas. Algumas pessoas reportavam longevidade incrível e silagem poderosa, mas a maior parte das experiências foram como a minha. Eu não poderia entender como ele não poderia ser mais forte. Lá pelo quarto dia de teste, e nada, eu me sentia frutado, retornei a fragrância para Ulta e comecei a escrever esta resenha.

Stash box and pouch

Nota sobre a embalagemEDP – Um frasco de vidro no estilo boticário cilíndrico e transparente, com uma placa arredondada e dourada no spray. Esse frasco mostra um rótulo de papel diagonal em preto e ouro com o nome da fragrância e “SJF” em uma fonte manuscrita, e uma pequena tampa preta.

Onde posso comprar? Disponível no site SJPBeauty.com por $50, $75 e $85 USD para 30ml, 50ml e 100ml respectivamente. O rollerball de 10ml é vendido por $25 USD e o óleo (“Elixir”) de 30ml por $50 USD no Ulta.com.

Conclusão:  SJP Lovely é uma das minhas fragrâncias favoritas de todos os tempos. Eu mantenho um frasco na minha coleção e o uso às vezes – é um perfume totalmente de conforto para mim com seu musk leve e toques de patchouli, lavanda e maçã. E ele geralmente me rende elogios quando o uso. Eu sabia que, ao provar Stash, que o novo perfume não seria nada como Lovely, e não esperava que fosse. Eu tive, contudo, a esperança de que fosse mais forte, mais denso e mais do que tudo, potente.

Que história fascinante por trás da criação de Stash – Miss Parker queria um oriental unissex desde sua primeira entrada no mundo da perfumaria e acabou sando com um adorável floral musky aromático. E 10 anos depois parece que as coisas mudaram e um lançamento neutro de gênero era agora uma possibilidade. Eu suponho sem a presença e fama de “Carrie Bradshaw” em 2016, é agora mais fácil para um grande fabricante de perfume tomar tamanho risco e não se preocupar tanto com os fãs da persona atual da celebridade.

Como uma composição, é verdade que Stash tem mais em comum com as opções atuais masculinas e de nicho em termos de riqueza de sua composição oriental. Com tantos “fruitouchis”, gourmands de sobremesa e chipres modernos no mercado feminino, Stash é de alguma forma uma anomalia. E é ainda mais interessante que, apesar da base de fãs da atriz, marketing e fragrâncias anteriores, o perfume está sendo oferecido como neutro de gênero. Sou fã da ideia de um cheiro que possa invocar memória e emoção, e o gênero não está necessariamente ligado a qualquer uma delas.

No meu artigo anterior sobre Laudano Nero de Terenzi, eu argumentei que aromas de incense não são têm uma forte associação de gênero para o público de massa graças à sua relativa novidade como um gênero de fragrância (e suas conotações religiosas e espirituais). Alguns comentaristas discordaram e explicaram que eles acham aromas esfumaçados e resinosos masculinos. Então os comentários iniciais sobre Stash sendo masculino e facilmente compartilhável com os garotos são bem fascinantes porque se essa fosse uma opção de nicho sem o logo SJP, eu imagino como as pessoas poderiam ter reagido. O gênero da celebridade por trás do perfume e os lançamentos prévios da mesma impactam como nós, consumidores, respondem a ele? Tenho certeza que algumas pessoas teriam Lovely em mente ao provar Stash.

E SJF diz em entrevistas recentes como o aroma foi de alguma forma inspirado por um homem suado num trem europeu: “Você pode cheirar, tipo, toda a fumaça? Toda a madeira escura e o odor corporal. É velho e sexy, como um suéter de um cara que estava no Eurorail há muito tempo. Sabe o que quero dizer?"¹ Nesse sentido, Stash tem algo em comum com Boyfriend de Kate Walsh na busca em criar um perfume que especificamente faz referência a “homem” e “virilidade”. Então isso sugere que Stash seja feito para cheirar “masculino”? Conhaque, couro e odor corporal (ou em termos de “notas”, sálvia, pimenta, madeiras sintéticas & musk) são de fato bastante comuns a muitos orientais masculino. Teria SJP subvertido paradigmas de gênero em nome de cheirar bem? É esse o caso de “mulheres que roubam o que seus namorados e amigos usam para então oferecer a elas o que seus namorados e amigos usam?”

Nunca me canso dessas discussões sobre como percebemos, desempenhamos, colocamos e construíamos gênero em torno de objetos, nesse caso aromas. Eu argumentaria que o aspecto oriental de Stash irá polarizar consumidores (veja os comentários até agora em Ulta.com) e sua aparentemente discutível silagem e longevidade não o fará muitos favores. Eu absolutamente revisitarei Stash na próxima vez que o vir e provavelmente até mesmo o recomprarei uma vez que chegue nas lojas de descontos. Eu tenho muitas outras bombas com notas similares que eu acho que de fato justificam um preço de cerca de $100 USD. Estou incrivelmente curioso para ver como mais consumidores responderão!

¹ Citaçoes de TheCoveteur.com

 

Image of the author

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Editor-Chefe e Colunista

Dr. Marlen Elliot Harrison é jornalista no segmento de fragrâncias, suas publicações têm aparecido na imprensa internacional e em publicações on-line, tais como Playboy, Men’s Journal, Men’s Health e no The New York Times. Marlen também trabalha como coordenador de escrita no Museu Nacional de História Natural e como professor/supervisor do corpo docente de Literatura para os programas de pós-graduação on-line da Southern New Hampshire University’s. Saiba um pouco mais sobre Marlen em www.marlenharrison.com.

Tradução: Daniel Barros

 

MEH

 



Anterior Fragrâncias Transgênero Seguinte


Advertisement

TatiORodrigues
TatiORodrigues

Esse eu quero de qq jeito! Desejando imensamente! Mas o preço está salgado! Fiquei tentada, além do EDP, no óleo tb! Esse é o tipo de perfume q valeria ter toda uma linha de banho junto!

Sep
10
2016
angelicaalbuquerquesantos
angelicaalbuquerquesantos

Estou muito curiosa com este lançamento da SJP.As notas me agradam.Espero que até o final do ano este perfume já chegue aqui no Brasil.

Sep
10
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Sunkissed DreamsHawaiian Tropic
Sunkissed Dreams

Island ResortHawaiian Tropic
Island Resort

Summer DreamsHawaiian Tropic
Summer Dreams

Golden ParadiseHawaiian Tropic
Golden Paradise

Evening Rose D`OrAerin Lauder
Evening Rose D`Or

Tangier Vanille D`OrAerin Lauder
Tangier Vanille D`Or

1881 SignatureCerruti
1881 Signature

Pure Grace Summer SurfPhilosophy
Pure Grace Summer Surf

First Instinct for HerAbercrombie & Fitch
First Instinct for Her

Leather SensationByblos
Leather Sensation

Metal SensationByblos
Metal Sensation

Solarissimo MarettimoAzzaro
Solarissimo Marettimo

Musk MalakiChopard
Musk Malaki

Bonjour SeñoritaTous
Bonjour Señorita

Mia Me MineHalloween
Mia Me Mine

Gisada UomoGisada
Gisada Uomo

Gisada DonnaGisada
Gisada Donna

KastellorizoMaison de Parfum Berry
Kastellorizo

AdoualaMaison de Parfum Berry
Adouala

Ambre 35Maison de Parfum Berry
Ambre 35

Coeur NoirMaison de Parfum Berry
Coeur Noir

Violette RebelleMaison de Parfum Berry
Violette Rebelle

PortraitMaison de Parfum Berry
Portrait

CathédraleMaison de Parfum Berry
Cathédrale

Éblouissants RefletsMaison de Parfum Berry
Éblouissants Reflets

MystiqueMaison de Parfum Berry
Mystique

LibératriceMaison de Parfum Berry
Libératrice

ConquéranteMaison de Parfum Berry
Conquérante

PuretéMaison de Parfum Berry
Pureté

EnfanceMaison de Parfum Berry
Enfance

Marcas populares e perfumes: