Fragrâncias Transgênero Fragrância Transgênero: Aramis Perfume Calligraphy Rose (2013)

Fragrância Transgênero: Aramis Perfume Calligraphy Rose (2013)

11/19/16 07:23:29 (Um comentário)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Aramis Calligraphy Rose

Olá e bem-vindos à minha coluna aqui no Fragrantica: “Transgênero” uma exploração de aroma, gênero e liberdade olfativa. Ainda que eu defenda que as fragrâncias não tenham gênero, os estereótipos socioculturais sobre a masculinidade prevalecem muitas vezes nas perfumarias. Juntem-se a mim à medida que eu exploro um dos meus aromas favoritos na busca por desafiar a retórica do marketing e abordar a questão, “Como uma fragrância transcende o gênero?”

Resumo: Da icônica marca americana AramisPerfume Calligraphy Rose é um oriental ambarado quente e unissex que consegue evitar a típica overdose de açafrão e/ou oud e coloca foco na mirra e labdanum em vez disso.

Perfumista: Trudi Loren

Prove se você gosta de: Perfumes de rosa que não são nem doces ou frutados nem leves ou cítricos; fragrâncias orientais ou ambaradas com nuances gourmands; perfumes grandiosos, densos e ricos com muita presença.

Me lembra de: (Embora nenhum dos seguintes cheiram exatamente como Calligraphy Rose com seu dry-down rico de âmbar, eles são na mesma família em geral) Neela Vermeire Mohur, Mancera Roses & Vanille, Keiko Mecheri Oliban.

Prós & Contras: 

Rose às vezes pode ser uma nota difícil de amar devido a associações e pares anteriores que a retratam como afiada, desatualizada ou pesada. Então há essa velha pergunta sobre o gênero de aromas florais, especialmente rosa que pode assustar os amantes da fragrância masculina que têm gostos conservadores. Além disso, Aramis como uma marca realmente desfrutou sua fama nos anos 70 e início dos anos 80, e lançamentos modernos sofreram em termos de longevidade e sillage ... e criatividade.

Então foi com alguma trepidação, então, que eu cegamente comprei o perfume Rose Calligraphy com base em opiniões Fragrantica, esperando por nenhum oud, açafrão discreto e uma grande explosão de âmbar. Felizmente, Rose Calligraphy me deu exatamente o que eu queria com mais do que eu esperava em termos de sua potência. Quem não gosta de rosa ou âmbar, em geral, certamente teriam dificuldade com ele, mas se você gosta de suas rosas no lado gourmand, e se você gosta de âmbar, isso certamente seria uma aposta segura (e possivelmente amor na primeira cheirada).

Rose Calligraphy não está prontamente disponível para cheirar na maioria dos locais, mas as amostras estão facilmente disponíveis on-line. O preço de varejo é razoável para uma fragrância luxuosa (~ $ 120 USD para 100ml EDP) e se comprado na internet, pode ser completamente acessível. Se eu não soubesse que era Aramis, eu teria assumido que era uma fragrância de Lutens ou Kilian.

Amber

NOTAS

Topo: Orégano, açafrão, madressilva
Coração: Rosa turca, mirra, estoraque, lavanda
Base: Labdanum, musk, âmbar gris, olíbano

Roses

Vamos ver o que resenhistas do Fragrantica tiveram a dizer para este perfume que atualmente está com uma avaliação 4.2/5: 

Em termos de percepção de gênero, e Aramis não aponta um gênero para este perfume, AntonisZ, um resenhista masculino da Europa, diz que ele tende ao feminino: “Ele é promovido como uma fragrância unissex, mas, para mim, é definitivamente feminina. Eu gosto da ideia de uma mistura de notas fortes de rosa com um conjunto de outros óleos essenciais para enfatizar e carregar uma nuvem perfeita de rosa mas essa mistura particular fica simplesmente muito poderosa nas rosas para o meu gosto... Então se você gosta de uma rosa espessa segundo a tradição árabe, você certamente gostará deste aqui. Para mim, tenho certeza que minha mãe adoraria receber Calligraphy Rose como um presente de Natal”

Por outro lado, Plantus, um resenhista masculino da Europa explica. “Essa beleza não é apenas para mulheres, homens podem usá-la também. Na abertura, a rosa pode ser demais para alguns homens, mas em cerca de 30 minutos, a verdadeira natureza da fragrância se solta. Uma linda rosa opulenta e esfumaçada com toneladas de personalidade. Ela me lembra um pouco do dry-down do M7 original.”

Angela Agiannidou, uma resenhista feminina da Europa aborda a qualidade do acorde de rosa explicando: “Este perfume tem uma rosa madura dominante, não é aquela tímida e primaveril, mas uma rosa sexy e potente, amadurecida com o sol do Mediterrâneo ou do Norte da África, me lembra da delícia turca como a rosa está na frente sustentada por uma mirra almiscarada misturada com olíbano. Pense nela como um jardim de rosas próximo a um mercado de resinas marroquino e você não estará longe da verdade. Para aqueles que amam orientais de verdade, esta é uma obra-prima, e a longevidade e a silagem são excelentes. Este é um novo favorito.”

Moroccan spice market

Um mercado em Marraqueche, Marrocos

Contudo, nem todo mundo acha que a fragrância seja tão poderosa. NebelGeîst, um resenhista masculino da Europa escreve: “Calligraphy Rose aparece atalcado para mim, enquanto eu não posso ver de onde o talco venha. Eu cheiro baunilha, mas a baunilha não estã na lista, apenas estoraque, que é rico em vanilina. O talco pode vir da nota de baunilha que eu detecto. A rosa que eu cheiro é a mais forte quando voê a cheira no frasco, mas na pele ela é abraçada por notas ambaradas e resinas e um açafrão ligeiramente quente e que lembra a couro. Na minha pele, não é a rosa que tem o papel principal, mas o estoraque. Infelizmente, minha pele “engole” esse perfume. Para ser realmente capaz de apreciá-lo, eu tenho que reaplicá-lo. Então eu diria que a longevidade no meu caso é fraca, o que é uma pena pois a maioria das pessoas consegue muito mais do que eu. A silagem é enorme depois da aplicação, mas se dissipa para silagem moderada assim que eu posso confiar no meu nariz. Novamente, diferente da maioria das impressões das pessoas. Mas não necessariamente ruim, como eu acho que esse perfume pode ser facilmente do tipo invasivo para outras pessoas. É unissex na minha opinião.” Esse resenhista teve a mesma impressão que eu tive, encontrando a rosa no banco de trás de um âmbar vanílico e resinoso.

E para aqueles que não gostam da marca Aramis, Jomoves explica: “Para aqueles que pensaram que o melhor de Aramis parou quando os anos 80 encerram, esta fragrância é testemunha o fato de que eles ainda podem criar perfumes maravilhosamente originais e forte. Você apenas tem que olhar para o Oriente Médio para encontrá-los. Posso ver esse se tornando um item de colecionador nos próximos anos.”

Rose Jam

Gekeia de Rosas

Descrição do designer: N/A

Número de vezes testado: 10 vezes nos últimos 3 meses.

Número de sprays aplicados para esta resenha: 2 borrifadas no dorso das minhas mãos do frasco que eu comprei na internet.

Potência da fragrância: Eau de Parfum

Evolução: (Linear / Média / Complexa): Primeiro, eu tenho que enfatizar que Calligraphy Rose é verdadeiramente uma fragrância âmbar (especialmente no dry-down) que parece ser acompanhada de uma deliciosa explosão de geleia de rosas e um toque de açafrão, mas mais proeminente na abertura do que nas notas de coração. Na primeira cheirada “xaroposo” é a primeira palavra que vem e depois “gourmand”. A rosa é quase uma delícia turca e o efeito das resinas criam um tom caramelizado. Ramos de lavanda no fundo apenas aparecem brevemente no começo e não consigo detectar o orégano ou madressilva. O dry-down é um paraíso com todas as suas resinas ambaradas. Nesse estágio, ele me lembra de alguns âmbares clássicos como Ambre Precieux de Maitre Parfumeur et Gantier.

Longevidade: (Curte / Média Duradoura): Calligraphy Rose durou bem na minha pele por umas 6 horas, apesar de ser uma fragrância rente à pele nos estágios finais.

Silagem: (Pouca / Média / Muita): Calligraphy Rose é bem poderoso na primeira aplicação e, como tal, pode não ser seguro para lugares muito apertados.

Nota sobre a embalagem: Calligraphy Rose é acomodado num frasco de vidro retangular com tampa de madeira e rótulo dourado e vermelho. A embalagem de papel repete o rótulo com nuances douradas e negras.

Onde posso comprá-lo? Disponível online e em diversos vendedores no Oriente Médio. Eu comprei meu tester por $38 USD num renomado revendedor nos EUA. Eu já o vi em mercados eletrônicos, novo na caixa, por menos de $50 USD.

Two hands holding a rose

Conclusão: Como eu expliquei na minha análise transgênero da Ungaro Diva no ano passado, a rosa ganhou um lugar interessante na história da fragrância mundial. E como muitos de nós têm vindo a aprender graças à aldeia global de comunidades on-line e compras, nem todas as culturas consideram da mesma forma. Embora não inédito no final do século 19 / início do século 20 em fragrâncias para “homens” europeus / americanos, a rosa desapareceu a partir deste gênero no século 20 e para muitos, tornou-se um aroma de "mulher" (com algumas exceções notáveis). No entanto, muitas tradições de fragrâncias orientais e produtos de nicho modernos (que omitem gênero) lentamente reintroduziram o conceito de rosas como aceitável para os homens.

E como as empresas americanas, como Aramis (Estee Lauder) continuam a construir uma presença no mercado de fragrância do Oriente Médio, sempre em desenvolvimento, temos testemunhado uma série de tendências de fragrâncias de culturas cruzadas (oud, por exemplo). Felizmente, algumas dessas fragrâncias de mercado especial tornam-se disponíveis internacionalmente e por isso hoje muitas pessoas têm acesso ao perfume Calligraphy Rose. E que alegria absoluta essa fragrância é para os amantes de aromas ricos, resinosos.

Na primeira farejada, Calligraphy Rose me pegou de surpresa. Não era alto, não era bonito, não era amadeirado, e não estava esfumaçado. Era profundo, doce, complexo e praticamente gourmand. A rosa estava lá, mas não era tão na cara como esperado. Depois de uma hora, a doçura diminui e o labdanum, o estoraque, o olibanum, o musk e o âmbar gris trabalham sua mágica. E, graças a Deus, esta magia persiste.

Considerando quão doce são as fragrâncias de muitos homens modernos (eu estou olhando para você Joop! Homme e 1 Million!), e como âmbar comum tornou-se em notas de base de fragrâncias para homens e mulheres, Calligraphy Rose corretamente dobra as expectativas de género de rosa como precioso ou "perfume da sua avó" e reforça a beleza das tradições dos perfumes do Oriente Médio.

 

Image of the author

 

Dr. Marlen Elliot Harrison

Editor-Chefe e Colunista

Dr. Marlen Elliot Harrison é jornalista no segmento de fragrâncias, suas publicações têm aparecido na imprensa internacional e em publicações on-line, tais como Playboy, Men’s Journal, Men’s Health e no The New York Times. Marlen também trabalha como coordenador de escrita no Museu Nacional de História Natural e como professor/supervisor do corpo docente de Literatura para os programas de pós-graduação on-line da Southern New Hampshire University’s. Saiba um pouco mais sobre Marlen em www.marlenharrison.com.

Tradução: Daniel Barros

 

 



Anterior Fragrâncias Transgênero


Advertisement

angelicaalbuquerquesantos
angelicaalbuquerquesantos

Amo este perfume.Um dos melhores de rosa que tenho,senão o melhor.

Nov
19
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: