Matérias primas Desejo de Caramelo: Delícias de Doçura Dourada

Desejo de Caramelo: Delícias de Doçura Dourada

08/29/13 04:49:22 (8 comentários)

por: Elena Vosnaki

 

O caramelo é um aroma perseguido pelos seus fãs com um fervor análogo aos desejos da TPM. Esta delícia pode fazer-nos mergulhar um braço inteiro num vidro cheio de caramelos sem vergonha nem culpa.

Não há forma de resistir à sua impressão cremosa, amanteigada, sensual e rica  que oscila entre o rebuçado e o leite condensado.

Para além de apenas açúcar queimado e baunilha ou talvez algodão doce, os caramelos de manteiga salgados e o doce de leite são notas que nas fragrâncias trazem uma profundidade de sabores muito interessante.

As marcas foram rápidas em capitalizar esta necessidade de um desejo não-calórico: Victoria's Secret tem o Vanille Caramel na linha Essences de Voyage, Fancy de Jessica Simpson é um fenómeno de culto no mercado de massas (e outras celebridades, como Naomi Campell com a sua fragrância não estão imunes), enquanto a Demeter até tem um simples perfume de Caramelo na sua Biblioteca de Fragrâncias. Tobacco Caramel de Fresh é uma combinação adulta que faz referência às notas naturalmente caramelizadas no tabaco de cachimbo, assim como a nota de mel e açúcar queimado de Tobacco Vanille de Tom Ford na sua linha Private Blend. Vanille Aoud de M.Micallef é outra faceta de nicho nesta tapeçaria mais complexa de notas caramelizadas que escorrem pela colher abaixo. Ligne de St.Barth segue uma abordagem mais exótica e propõe Fleur de Canne à Sucre, reminiscente de cana de açúcar. Lea by St.Barth é outro favorito no segmento de culto, com uma nuance de amêndoas que adiciona delícias gourmand.

Talvez a introdução de puro caramelo e notas açucaradas possa ter tido o seu início com o lançamento de Vanilia de L'Artisan Parfumeur no final dos anos 1970. O simples truque da molécula de ethyl maltol (que cheira a algodão doce) dá uma impressão de um cone de gelado de baunilha. É claro que o ethyl maltol se tornou mais conhecido desde o surgimento (e as constantes cópias) de Angel de Thierry Mugler em 1992. O trendsetter dos orientais de caramelo e patchouli—com um piscar de olhos à infância—nos toma de arremesso com a sua potente e divertida nota de colheradas de açúcar! Wish de Chopard está muito próximo. O ethyl maltol é o ethyl análogo ao maltol que ocorre naturalmente, claro, mas neste caso a molécula é sintetizada no laboratório e não se encontra na natureza: daí o efeito ampliado o que significa que é quase 500% mais poderoso do que o simples maltol! Thierry Mugler levou as coisas ao extremo da lógica com o seu Angel Taste of Fragrance em que um acorde de caramelo é detectável no contexto de uma riqueza ambarada.

Com o Cyclotene entramos numa secção mais complexa de notas: apesar de o extrato sólido de fenacho seja usado para conseguir uma nota de xarope de ácer (foi de fato a única fonte do extrato de notas de caramelo até à descoberta destes outros ingredientes), os xaropes de ácer são ainda aromatizados com Cyclotene; criando assim uma forte associação do odor da molécula com a nossa perceção de como cheira o xarope de ácer! Será o xarope de ácer que cheira a Cyclotene ou o Cyclotene que cheira a ácer? Ocorrendo naturalmente nas sementes de fenacho, é também muito comum hoje em produtos de açúcar torrado como sobremesas de café, doces de alcaçuz, sobremesas com amêndoas torradas e, aparte das sementes de fenacho, ocorre também no cacau e no café.


O toque de alcaçuz é crucial para atingir um satisfatório doce caramelizado por vezes, um facto que Lolita Lempicka explorou na sua versão do patchouli gourmand, Lolita Lempicka eau de parfum. Prada Candy é também tico em tonalidades caramelizadas, sublinhado com o peso resinoso do benjiom que acasala excecionalmente bem com a doçura da baunilha.
 

Por outro lado, o Sotolon, uma molécula 1000 vezes mais poderosa do que o Cyclotene, é o ingrediente-chave na semente de fenacho torrada e no próprio açúcar mascavado, que é uma combinação tão deliciosa como qualquer outra (daí a sua referência ao caramelo). Quando é realmente concentrado, toma tonalidades de caril enquanto que em concentrações mais baixas pode ficar pelo odor de "açúcar caramelizado na panela". Mas o Sotolon também detém notas correspondentes a tonalidades alcoólicas, pois ocorre no sake, no vinho de arroz, e no vinho botitrizado. Chamo à memória a fragrãncia de nicho Botrytis de Ginestet, destinada a reproduzir o "nobre apodrecimento" de um fungo nas uvas Sauternes! Tem Sotolon, misturando notas de pão de especiarias, fruta cristalizada e mel numa combinação perfeita.


Claramente, numa época em que estamos sempre vigiando as nossas medidas tanto quanto vigiamos os nossos hábitos de consumo, investir numa doce fragrância de caramelo é ao mesmo tempo satisfazer uma necessidade cada vez maior de perfumes cheios de sabor, uma indulgência sem calorias e uma regressão à idade em que tudo era facilmente suavizado com um pedaço de delicioso caramelo inglês.
 

Elena Vosnaki

Elena Vosnaki é historiadora e escritora sobre perfume. É da Grécia e escreve para o Fragrantica. É a fundadora e editora do Perfume Shrine, um das mais respeitadas pubçlicações independentes online sobre perfumes que contém resenhas de fregrâncias, entrevistas à indústria, ensaios sobre materias-primas e história do perfume, vencedora do Prémio Fragrantica Blog Awards e finalista em numerosos concursos e prémios de blogues.

A sua escrita foi reconhecida nos Prémios Fifi Awards para Excelência Editorial em 2009 e ela também colabora com publicações em todo o mundo.

Traduzido e editado por Miguel Matos (migueldematos)

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

AlexandreP
AlexandreP

Lendo o artigo lembrei-me do perfume Un Bois Vanille, de Serge Lutens. Tem cheiro de caramelo queimado!

Sep
05
2013
Ludimila Rímolli
Ludimila Rímolli

E eu então.. huuum pena q não tem as coisas pra fazer aki :(

Aug
30
2013
Ivanete
Ivanete

Ei Ludi, lembrei da tua receita de doce de leite, nham, nham...

Aug
29
2013
Ludimila Rímolli
Ludimila Rímolli

Ai que delícia aquele caramelo de corte!!! Huuummmmm

Aug
29
2013
migueldematos
migueldematos

E eu de engordicídio... Prefiro os caramelos, não sou muito fã de perfumes gourmand.

Aug
29
2013
Ivanete
Ivanete

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aug
29
2013
gatoburi
gatoburi

Eu sou diabética e as fotos me fizeram considerar a hipótese de suicidio...

Aug
29
2013
Ivanete
Ivanete

OMG, engordar não corro este risco, felizmente, mas fiquei quase com diabetes... E agora que não tenho nada de caramelo pra comer aqui, acho que vou beber um perfume mesmo rsrrssr
Está com problemas de peso? Não leia esta matéria, acabei de comer doce de leite de colher...

Aug
29
2013

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: