Matérias primas Da Tintura à Extração Supercrítica – Métodos de Extração de Aroma Natural

Da Tintura à Extração Supercrítica – Métodos de Extração de Aroma Natural

11/22/16 09:43:24 (Um comentário)

por: Matvey Yudov

Concretos, isolados, hidrosóis, resinoides, tinturas e o tão na moda CO2, é fácil se perder entre tantas numerosas especificações de produtos aromáticos extraídos de matérias-primas naturais. Embora, se olharmos mais próximo de métodos de sua extração, podemos dividi-los em duas grandes categorias. Ok, para ser mais preciso: duas grandes categorias e uma pequena. Vamos começar com a última.

 



I. EXPRESSÃO
 

Uma mistura de materiais aromáticos voláteis extraídos de uma planta é definida como óleo essencial. A quantidade de óleos essenciais presentes em diferentes plantas varia tremendamente: de milésimos de um por cento a quase 20%, como, por exemplo, cravo-da-índia. Se há grande quantidade de óleo essencial numa planta, é possível coletá-lo diretamente espremendo-o ou pressionando-o, e isso é chamado de Expressão.

Praticamente, expressão pode ser somente aplicada a peles de frutas cítricas para capturar óleo aromático. Você pode espremer óleo essencial de bergamota, laranja, limão, toranja, mandarina, entre outras.

Talvez seja o mais direto e o mais fácil de todos os métodos. Os óleos essenciais de citrinos prensados a frio mantêm a fragrância natural do fruto a partir do qual foram extraídos. Os métodos modernos permitem expressar óleos essenciais na atmosfera inerte, isto é, com pouco ou nenhum oxigénio em volta, utilizando azoto ou árgon para minimizar a sua oxidação.

Óleos essenciais cítricos pressionados a frio podem conter até 4% de componentes não voláteis. Estas substâncias muito delicadas devem ser mantidas a uma temperatura fria (refrigerada).



II. DISTILAÇÃO


Para podem cheirar, todas as substâncias têm de ser leves, compostos voláteis com uma estrutura molecular. O fato de que substâncias aromáticas evaporam mais facilmente quando aquecidas, as pessoas têm conhecido por um longo tempo. Mais de doze mil anos atrás, as pessoas antigas intencionalmente colocavam troncos de resina no fogo para produzir uma fumaça aromática.

Há dois mil anos, antigos alquimistas descobriram que, quando aquecidas, as substâncias aromáticas se evaporam e, se você os coloca posteriormente contra um objeto frio, condensam-se em sua superfície. Alquimistas tinham navios especiais com pescoços longos dobrados, retortas, à sua disposição, e condensaram os primeiros protótipos de óleos essenciais neles.

Em algum lugar no século IX, alquimistas árabes melhoraram este método adicionando um circuito de resfriamento. Nessa construção, chamados alambique, eles recolheram o vapor aromático destilado. Este método de extração é chamado de destilação. No século 21, continuamos a usar o mesmo método que foi inventado por árabes na Idade Média.

Alembic

A maneira mais simples de destilação é colocar as plantas ou suas partes aromáticas em uma panela cheia de água e aquecê-lo até evaporar as substâncias aromáticas voláteis de plantas junto com a água e, em seguida, condensá-los na geladeira. As substâncias voláteis são geralmente hidrofóbicas e mais leves que a água, pelo que aparecem como uma camada de óleo que pode ser facilmente separada e recolhida da superfície da água. Após a coleta, a própria água ainda contém uma pequena quantidade de substâncias aromáticas, que é chamado de destilado de ervas (água floral, hidrosóis, hidrolatos, águas ervais, águas essenciais). Destilados herbáceos são frequentemente utilizados em cosméticos.

Rose Water


Existe uma variação de destilação chamada destilação a vapor. Neste caso, utiliza-se um gerador de vapor: num recipiente separado, a água em ebulição transforma-se em vapor que é submetido a pressão através de um material aromático numa câmara diferente da máquina. O vapor saturado com substâncias aromáticas é então arrefecido e o óleo essencial separado. 

É importante dizer que o aquecimento é um procedimento bastante destrutivo; várias reações químicas acontecem devido à alta temperatura e o óleo essencial nunca cheira como a matéria-prima original. Mais ainda, quase todos os óleos essenciais contêm substâncias que não existem na natureza, ou seja, artificiais. Por exemplo, você pode destilar citrinos em vez de expressá-los, e coletar seu óleo essencial, mas "você nunca teria uma laranja real, apenas sua marmelada", como meu companheiro perfumista disse uma vez.



III. EXTRAÇÃO POR SOLVENTES
 

Usando solventes diferentes, você pode obter uma grande variedade de produtos aromáticos. O mais simples seria tintura.

Home-made tincture


As tinturas são geralmente preparadas em casa: jarras com matérias-primas são preenchidas com um solvente (etanol na maioria dos casos), e deixado para a matéria-prima liberar seus compostos aromáticos. A solução obtida pode ser utilizada na fabricação de perfumes. Tinturas podem até ser preparados de materiais de origem animal, como âmbar gris, almíscar ou castoreum.

tinctures


Se as matérias-primas (casca, folhas, raízes, flores ou sementes) forem extraídas com qualquer solvente não polar (hexano, éter de petróleo, benzeno ou tolueno) e o solvente é então removido da solução a baixa temperatura, é chamado de concreto. Concreto contém muitas substâncias pesadas, não-cheirosas (ceras, parafinas, ácidos gordos e seus éteres), mas ainda assim a sua fragrância é profunda e rica. Alguns concretos podem estar muito próximos ao aroma original da planta. 

Benzoin Resinoid

Materiais aromáticos obtidos por um solvente a partir de resinas ou gomas (um material vegetal que não contém fibra), são chamados resinoides (literalmente "resina semelhante"). São geralmente substâncias tenazes semi-sólidas. Às vezes, eles são extraídos por etanol aquecido (por exemplo benjoim ou resinoide de musgo de carvalho).

Um absoluto é um produto tecnicamente mais complexo. Para obtê-lo, um concreto (extraído por um solvente não-polar) obtém uma segunda extração por etanol. O extrato de etanol é resfriado e deixado para a fibra para se estabelecer, que é chamado de cera de flor. Quando a cera de flor e, em seguida, o etanol são removidos, você obtém uma substância de material aromático altamente concentrado, que é chamado absoluto.

Tuberose Wax


A extração de moléculas aromáticas pode ser feita com solventes semi-sólidos, por exemplo gordura animal purificada. Um método de extração por uma gordura aquecida até 50-70 °С é chamado de maceração (o que normalmente chamamos de maceração é a maturação, nota do editor). A pasta gorda saturada com substâncias aromáticas, ou pomada, é submetida a um procedimento semelhante à extração absoluta por etanol.

Existe também um método de maceração definido como enfleurage. Raramente é usado porque é elaborado e caro. No processo de enfleurage, as pétalas de flores são colocadas em fileiras na superfície de uma gordura animal purificada e substituídas por novas até que a gordura esteja totalmente saturada com substâncias aromáticas. A pomada aromática é então extraída como descrito acima. O produto final da maceração ou enfleurage também é chamado absoluto.

Um dos métodos mais avançados de extração, que foi inventado nos anos 70, é chamado extração supercrítica. Emprega CO2 supercrítico como solvente de extração (SCF, ou fluido supercrítico). Na física (em termodinâmica, para ser preciso), uma temperatura crítica é a temperatura acima da qual o gás não pode condensar sob qualquer pressão.

Phase Diagram


O fluido supercrítico é usado a uma temperatura e pressão acima do seu ponto crítico, onde os limites de fases líquida e gasosa desaparecem. A substância obtida tem simultaneamente propriedades líquidas e gasosas. A densidade de SCF é próxima da mesma de líquido, mas falta viscosidade, o que faz SCF um solvente perfeito. O CO2 é o fluido supercrítico mais comumente usado porque é barato e ambientalmente seguro, com uma boa solubilidade e uma baixa temperatura crítica de 31.3 °С sua pressão crítica é também bastante baixa - 7.36 МPa).

SFE


O produto da extração supercrítica de CO2 é chamado SFE (extrato fluido supercrítico). Os extratos de CO2 têm um cheiro muito realista da matéria-prima natural, e este método é um dos métodos menos destrutivos de extração. Por outro lado, alguns acham extratos de CO2 desprovidos da personalidade e intensidade de poderosos absolutos, concretos e óleos essenciais.



UM POUCO sobre FRACIONAMENTO

Às vezes os óleos essenciais naturais não podem ser usados ​​devido a um índice elevado de seus componentes de cheiro desagradáveis. Como um exemplo clássico, podemos chamar lavanda: alguns de seus óleos essenciais têm uma alta porcentagem de cânfora cujo aspecto medicinal afiado nem sempre é desejado em uma composição de perfume. Neste caso, os materiais aromáticos podem ser fracionados para excluir elementos indesejáveis ​​ou, pelo contrário, isolar a fracção mais interessante para o perfumista. Usando fracionamento, você pode obter uma fração muito estreita de apenas uma substância.


Em meados do século XX, o aldeído de canela, anetol, borneol e salicilato de metilo foram isolados pela primeira vez por fracionamento. Estes compostos individuais, isolados de materiais naturais, são chamados isolados.

MD

Como eu disse, as ferramentas modernas nos permitem isolar frações muito estreitas contendo apenas uma substância. Os perfumistas podem usar estes materiais com perfis olfativos melhorados; Frederic Malle comparou este método com o trabalho de um engenheiro de áudio no console de mixagem, equilibrando o som adicionando e removendo propriedades e efeitos individuais. A técnica de isolar um produto com um certo cheiro é chamada de destilação molecular ou MD. Os produtos da destilação molecular têm qualidades excepcionais do perfume, e dão ao perfumista um melhor controle sobre sua criação.

 

Mat Yudov

Mat Yudov é um químico, perfumista e músico. Mat é um investigador e especialista na química de materiais aromáticos. Ele se formou na Universidade Estatal de Moscou "Lomonosov" em 1999. Ele escreve no popular blogue de perfumes  leopoldray.blogspot.com 

(em russo).

 

Tradução: Daniel Barros



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Appledri
Appledri

Por isso que AMO O Boticário, que ressuscitou o método da Enfleurage usando óleo vegetal :)

Nov
23
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Tangier MemoriesTeresa Helbig
Tangier Memories

TeresaTeresa Helbig
Teresa

A Bulldog in the AtelierTeresa Helbig
A Bulldog in the Atelier

#Bon Bon CherieFaberlic
#Bon Bon Cherie

Faberlic by Valentin Yudashkin GoldFaberlic
Faberlic by Valentin Yudashkin Gold

Fresh & Clean VacayVictoria`s Secret
Fresh & Clean Vacay

Warm & Cozy VacayVictoria`s Secret
Warm & Cozy Vacay

Sweet & Flirty VacayVictoria`s Secret
Sweet & Flirty Vacay

Vanilla Opi-OudIkiryō
Vanilla Opi-Oud

AppleRum and JasmineIkiryō
AppleRum and Jasmine

Blood Cherry CordialIkiryō
Blood Cherry Cordial

FugueIkiryō
Fugue

Eau Hyper FraîcheCourreges
Eau Hyper Fraîche

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

Marcas populares e perfumes: