Matérias primas D&G Light Blue: Medo e Repulsa

D&G Light Blue: Medo e Repulsa

08/14/16 13:11:38 (5 comentários)

por: Matvey Yudov

Não é segredo algum que pessoas diferentes percebam cheiros de forma diferente. Nossa bagagem cultural e familiar desempenha um grande papel: alguns adora o cheiro de alcaçuz e anis (Ouza e Sambuca, hmm!), enquanto outros são instantaneamente lembrados de um pesadelo de febres e resfriados passados na cama durante sua infância, e aquele xarope com gosto de anis, eca!

Anise

É difícil para qualquer um incorporar o cheiro de menta na perfumaria, pois menta remete a pasta de dente, lavanda é um repelente de traças, cítricos para os americanos é frequentemente um cheiro de detergente, que é o mesmo que pinho para os europeus. Ao cheirá-lo num perfume, é inevitável sentir uma certa nota “barata”, emprestada de alguma outra experiência.

Lemon Mint Lavender Pine

Às vezes diferenças em percepção de odores tem raízes fisiológicas. Homens e mulheres percebe alguns aromas de forma diferente. Por exemplo, o limite de percepção para o Exaltolide (almíscar sintético) em mulheres é muito mais baixo do que em homens.

Exaltolide

Sempre gostei de uma boa piada perfumística, quando a coisa toda não é feita com um nome provocante ou corpos nus em um pôster, mas sim escondida no cheiro em si. Eu tenho um carinho por Etat Libre d’Orange Secretions Magnifiques, e Blood Concept Red+MA poderia ser meu perfume para o dia a dia, pois para mim ele tem um cheiro gentil e nostálgico (balanços de metal do acampamento e leite com biscoitos para um lance da tarde...) e relaxante. Eu realmente aprecio alguns perfumes esquisitos, como BeauFort 1805J.F.Schwarzlose ZeitgeistKinski, Byredo M/MinkNasomatto DuroMugler Womanity.

Antoine Lie

Mas existe um perfume que eu fisiologicamente detesto. Ele cheira tão horrivelmente para mim que poderia arruinar a minha vida em um momento: não conseguiria comer, ver um filme ou bater papo com meus amigos. Você pode se surpreender, mas é D&G Light Blue.

Esse perfume foi criado por Olivier Cresp e este ano celebra seu 15º aniversário. Recentemente, para essa ocasião, uma revista solicitou meu comentário sobre o segredo de sua popularidade. Por que ele se tornou um dos perfumes mais vendidos de todos os tempos e por que é tão especial? Considerando meus próprios sentimentos com relação a ele, essa tarefa foi um tanto desafiadora para mim, mas ao mesmo tempo instigante.

Olivier Cresp

Tenho que declarar que não considero Light Blue um perfume ruim apenas por ser comercialmente bem-sucedido, tampouco por achá-lo malfeito. Ao contrário, ele é perfeito sobre o ponto de vista técnico. Mas há algo nele que me faz arrepiar de repulsa.

A popularidade fenomenal de Light Blue, que não segue o meu gosto particular nesse caso particular, me fez investigar um pouco mais a fundo, finalmente dando origem a este artigo. Mas, primeiro, vou me permitir uma pequena digressão lírica.

Eugenol

Apenas um passo separa o amor do ódio, como você sabe. E vice-versa. Isso é também demostrado ao lidar com ingredientes fragrantes ou sabores: você pode ter sempre odiado cordeiro até provar um fantástico kebab. Em perfumes, alguns ingredientes são realmente repugnantes em sua forma pura, mas quando diluídos podem ter um cheiro divinamente bonito, que é como você os reconheceria.

Muito provavelmente você sabe como materiais animálicos agradáveis podem transformar uma composição inteira. Civet muskcastoreumindole, que por razões óbvias têm cheiro simplesmente ruins, em micro doses miraculosamente dão ao perfume um aspecto mais quente, profundo e luminoso.

Pessoalmente, eu não gosto de Eugenol; em sua forma pura ele causa reações bastante desagradáveis para mim, como náusea e dor de cabeça. Mas, ao mesmo tempo, eu amo de paixão Lubin Idole e Histoires de Parfums 1969 Parfum de Revolte, que têm eugenol como ingrediente chave.

Maritima

Se você tivesse a chance de cheirar uma substância chamada Marítima, concordaria que é um cheiro muito estranho que remete a buxo aquecido pelo sol e misturado com um “cachorro molhado”. Ao cheirá-lo, você duvidaria que pudesse ser usado na perfumaria. Mas sem ele, cK Be jamais teria sido possível, um perfume que eu adoro desde a minha infância.

Timberol

Mas voltemos ao ponto onde eu mencionei a diferença em percepção olfativa baseada em gênero. Há o cheiro de esteroide. Homens reagem a ele de forma bastante imperturbável; geralmente tem cheiro de madeira velha com potência moderada. Para a maioria das mulheres, contudo, o cheiro de esteroide é extremamente forte e obviamente animálico, algo como suor misturado com urina.

Entre tantos compostos ambíguos está o Timberol (Symrise), muito similar ao Norlimbanol (Firmenich). O cheiro dessas substâncias passa a sensação óbvia de masculinidade. Junto a Evernyl (o cheiro de musgo de carvalho), Coumarin e Ambroxan, timberol produz um reconhecível “acorde de creme de barbear” que é tão comum em produtos de cuidados pessoais para homens. Há tantas fragrâncias masculinas que mulheres gostam de “roubar” e usar em si próprias (Lalique Encre NoireDior Homme), mas nunca ouvi uma mulher usar esse aroma de ‘creme de barbear’. “Não quero ficar com cheiro de homem.” E eu aceito isso.

Seminalis

O motivo para amor ou ódio é fácil de detectar em perfumes nos quais o ingrediente esteroide seja o principal. Por exemplo, a percepção de Nasomatto Duro ou do novo Orto Parisi Seminalis feito pelo mesmo Alessandro Gualtieri, é extremamente diverso em relação a gêneros. Mulheres o comparam a um estivador depois de um longo dia de trabalho, enquanto homens são muito menos emotivos e cheiram nele algo como madeira e biscoitos. É a combinação de Aldron e Ambrocenide que brinca conosco. Eles têm uma evidente qualidade esteroide e juntos enfatizam esse aspecto ainda mais. Há uma outra interessante propriedade típica para tais compostos, que é a sensação chamada trigeminal, mais tátil que olfativa, como uma sensação levemente estranha nas suas narinas.

Light Blue

Vamos dar uma olhada na estrutura de Light Blue e relembrar o seu desenvolvimento: ele abre com cítricos alegres e notas verdes. Eu o congelaria nesse momento, mas aí as flores e frutas aparecem (jasmim, um pouco de rosas e maçã verde), muito tradicionais e inofensivas até agora. O maior incômodo surge com a evolução das notas de base. Além do aroma de detergente floral de galaxolide, acentuado por delta muscenone, podemos cheirar um poderoso complexo amadeirado-esteroide de Iso E Super, ambroxan, amberketal, norlimbanol e óleo de cedro natural! Tenho certeza que Gualtieri está se remoendo por não ter pensado nisso primeiro.

Tais compostos em tamanhas porções por definição geram uma sensação masculina brutal! É realmente engraçado como ela está escondida sob camadas de aspecto delicado. E quase toda mulher que o usa o considera “uma das fragrâncias mais femininas de todos os tempos”. Que piada maravilhosa! Ou sou apenas eu que cheiro nele a entrada de um prédio antigo, recém-lavado para acordar todos os possíveis fantasmas olfativos que espreitam para fora de seus cantos sujos?

Mat Yudov

Mat Yudov é um químico, perfumista e músico. Mat é um investigador e especialista na química de materiais aromáticos. Ele se formou na Universidade Estatal de Moscou "Lomonosov" em 1999. Ele escreve no popular blogue de perfumes  leopoldray.blogspot.com 

(em russo).

Tradução: Daniel Barros

 

   


Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Paulo Amorim
Paulo Amorim

As percepções são muito pessoais mesmo, tenho o LeB, e não acho ele tão masculino!!! é o meu perfume da vida!!!!!!!

Aug
18
2016
CamilaLeal
CamilaLeal

Giseleuchoa, NOOOOSSA eu acho ele super doce, chega me irritar!
A mesma coisa acontece com o Lolita lempicka, há quem o ache doce, eu acho ele com cheiro de terra molhada (?)

O light blue gosto de sentir nos outros, mas parece que pesaram no açúcar da limonada, ele varia muito, e essa oscilação me dá náuseas.

Adorei, a matéria!

Aug
17
2016
Naiana Maximilla
Naiana Maximilla

Também acho Light Blue super masculino!!! Assim como Brit Sheer, eles tem algo em comum nesse quesito. Ufa, não sou a única.

Aug
16
2016
Lu
Lu

Desconheço a existência de uma perfume cuja aprovação - ou rejeição, seja unânime. Talvez o Secretions Magnifiques Etat Libre d`Orange seja uma exceção, eis que nunca vi nada positivo sobre ele. De qualquer forma, no caso específico, se for considerada a proposta da fragrância, pode ser que mereça uma aprovação.

O Light Blue é um dos meu preferidos, mas, como se vê, tem os seus 'desafetos'. É o que revela o artigo e algumas resenhas aqui do Fragrantica mesmo.

Eis o magnífico mundo do perfumes e sua imensa diversidade de impressões, gostos, tendências e até reações químicas. Esta diversidade é o que mais me encanta e desperta curiosidade. Assim não fosse, o que seria de nós amantes dos perfumes?

PS: O autor da matéria tem carinho por Etat Libre d’Orange Secretions Magnifiques... Vejam só! Rsrsrs...

Aug
15
2016
Giseleuchoa
Giseleuchoa

Interessante realmente essa questão de percepção. Tem um perfume que tem opiniões muito divergentes sobre sua fragrância, alguns o consideram um doce gourmand, e outros só sentem um odor herbal de mato ( me encontro no segundo grupo), o escada magnetism. Não entra na minha cabeça como alguém pode sentir cheiro de sobremesa nele, para o meu nariz é puro cheiro de capim cortado que está entrando em decomposição ao sol. Mas percepções são muito pessoais realmente.

Aug
15
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Tangier MemoriesTeresa Helbig
Tangier Memories

TeresaTeresa Helbig
Teresa

A Bulldog in the AtelierTeresa Helbig
A Bulldog in the Atelier

#Bon Bon CherieFaberlic
#Bon Bon Cherie

Faberlic by Valentin Yudashkin GoldFaberlic
Faberlic by Valentin Yudashkin Gold

Fresh & Clean VacayVictoria`s Secret
Fresh & Clean Vacay

Warm & Cozy VacayVictoria`s Secret
Warm & Cozy Vacay

Sweet & Flirty VacayVictoria`s Secret
Sweet & Flirty Vacay

Vanilla Opi-OudIkiryō
Vanilla Opi-Oud

AppleRum and JasmineIkiryō
AppleRum and Jasmine

Blood Cherry CordialIkiryō
Blood Cherry Cordial

FugueIkiryō
Fugue

Eau Hyper FraîcheCourreges
Eau Hyper Fraîche

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

Marcas populares e perfumes: