Perfumaria de Nicho Cosmopolitan – Nossa Primeira Boutique de Alta Perfumaria

Cosmopolitan – Nossa Primeira Boutique de Alta Perfumaria

09/19/16 03:46:01

por: Daniel Barros

Você lê sobre um perfume exclusivo, se interessa por ele, e logo se pergunta: mas onde encontro? O fato é que não há muitas lojas no Brasil vendendo fragrâncias que vão além de marcas de designers e celebridades, sem falar é claro das nacionais. É o que chamamos de alta perfumaria – termo emprestado da moda (haute couture). São composições feitas em menor escala, com uma melhor qualidade de ingredientes e maior ousadia e/ou inovação. Enquanto a perfumaria de massa visa agradar o maior número possível de consumidores com criações mais comuns e forte investimento em marketing, a de nicho foca no líquido em si.

Em 2015, as empresárias Evanete Santos e Cristiane Vilar, sem experiência prévia na indústria, enxergaram uma oportunidade ao abrir no Brasil uma boutique especializada em alta perfumaria. A Cosmopolitan do Brasil está localizada no Distrito Federal por diversos fatores, entre os quais: naturalidade e domicílio das fundadoras, proximidade com a ANVISA e órgãos governamentais, baixo tráfego alfandegário no aeroporto Juscelino Kubitschek e alto poder aquisitivo e mente aberta dos brasilienses. Entretanto, o plano é abrir pontos de vendas em todo o Brasil.

Segundo Evanete, uma das sócias, o objetivo inicial da Cosmopolitan foi abrir o mercado brasileiro para a perfumaria artística ultrapassando várias etapas: apresentação do conceito de perfumaria de nicho, educação do público e o desenvolvimento comercial. A empresária afirma que as vendas vêm crescendo lenta e gradativamente (consumidores finais / varejistas), como resultado do trabalho iniciado há 15 meses desde a inauguração do showroom. Devido ao interesse crescente do público varejista, a expectativa para 2017 é de que o crescimento da distribuição seja acelerado com abertura de pontos de venda em cidades variadas.

Daniel: Afinal, a alta perfumaria é melhor que a perfumaria de massa, aquela do shopping ou do duty free?

Evanete: São universos diferentes, entretanto há produtos excelentes, medianos e medíocres em todas as categorias. Por outro lado, a alta perfumaria proporciona ao público a oportunidade de autodescoberta sensorial e olfativa, bem como a oportunidade de vivenciar experiências de consumo singulares.

Daniel: Noto que as marcas oferecidas variam bastante de estilo. Com que critérios foi feita a seleção das marcas?

Evanete: Ao formar o nosso catálogo de produtos, observamos três aspectos de viabilidade. Primeiramente as condições comerciais, depois as qualificações do fornecedor através de dossiês técnicos/sanitários e procedência, e finalmente o universo da marca em relação a aspectos criativos e artísticos.

Daniel: Como vocês trabalham a divulgação?

Evanete: Fazemos muitos eventos com o nosso showroom e utilizamos mídias sociais e os serviços de uma assessoria de imprensa.

Daniel: Como o público brasileiro tem se mostrado perante as marcas oferecidas?

Evanete: O público em geral mostra excelente receptividade, porém, de um certo modo, ainda busca nas criações da alta perfumaria similaridades com a perfumaria seletiva. Por outro lado, existe o público que já possui conhecimento sobre perfumaria de nicho e se sente satisfeito em saber que agora tal categoria de perfumes existe no Brasil.

Criações de Teo Cabanel, M. Micallef e Mark Buxton (fotos: Fernando Lackman)

Daniel: Sabemos que a alta perfumaria é alvo de connoisseurs ou pessoas de alto poder aquisitivo. Qual é o público de vocês?

Evanete: Nós queremos como nosso público todos os apreciadores de perfumes que estejam abertos a vivenciar novas experiências olfativas.

Daniel: Eu percebo que esse mesmo público muitas vezes prefere comprar no exterior. Vocês têm o mesmo sentimento?

Evanete: De certo modo, sim. Porém não costumamos generalizar, pois percebemos que existe um público que fica satisfeito em ter outras opções no Brasil sem necessariamente precisar esperar uma viagem para fazer compras.

Daniel: Quais são os desafios e oportunidades em estabelecer um negócio de alta perfumaria no Brasil atualmente?

Evanete: São vários os desafios. Os principais são lidar com os aspectos burocráticos, tributários e sanitários específicos do Brasil, e ultrapassar aspectos culturais relacionados ao consumo institucional. Como oportunidade, vemos a possibilidade de sermos pioneiros em desenvolver e liderar o mercado de alta perfumaria no Brasil.

Os perfumes favoritos de Evanete: Cuir de Nacre, Hegoa, Tubéreuse Rosé, Cologne à l’Italienne, Rose Émois.

E os de Cristiane Vilar: Barkhane, Black Angel, Ciel d’Opale, Terre de Sarment, Cologne à la Française.

Daniel Barros é proprietário da Ego In Vitro – consultoria que ajuda pessoas a encontrar perfumes de acordo com seu estilo e personalidade. Para isso, desenvolveu uma metodologia comprovada de experimentação de amostras dentre as mais de 1300 fragrâncias de seu acervo. É também autor dos guias 202 Perfumes para Provar antes de Morrer – Edição Masculina e 303 Perfumes para Provar antes de Morrer – Edição Feminina. Recentemente começou a criar seus próprios perfumes. Daniel mora atualmente em São Paulo, Brasil. 



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