Matérias primas Carob Tree

Carob Tree

07/12/12 14:10:20 (Um comentário)

por: Dr. Chandra Shekhar Gupta

Nome Científico:
Ceratonia siliqua


Família:
Leguminosae ou Fabaceae 
       

NOME POPULAR

O nome científico alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) é derivado da palavra grega keras, "chifre,"  e da palavra latina siliqua, que se refere a dureza e formato da vagem. O nome popular tem origem no hebraico charuv (fala-se Raruv) e derivado da palavra árabe kharrub, para depois se desdobrar em algarrobo ou garrofero em espanhol, carrubo em italiano, caroubier em francês, Karubenbaum em alemão, charaoupi em grego, charnup em turco, and garrofer ou garrover in catalão, e finalmente alfarrobeira em português.


Na Ásia é conhecida como chiao-tou-shu (China), gelenggang (Malaysia) e chum het tai (Tailândia).  A alfarrobeira também é conhecida como figueira-de-pitágoras ou figueira-do-Egito. Em inglês é conhecida como pão de São João (St. John’s bread), em referência  ao uso presumido dessas vagens como comida, por São João Batista, ou o termo em alemão "Johannisbrotbaum" de onde ele é derivado.
 

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO 

A origem exata da alfarrobeira é incerta, porém acredita-se que  a árvore tem origem na região mediterrânica. A alfarrobeira é conhecida desde os tempos antigos em muitos países da bacia do Mediterrâneo, geralmente em locais secos e amenos. Nos últimos tempos a alfarrobeira vem sido cultivada em regiões parecidas com a mediterrânea, tais como a califórnia, arizona, México, Chile, Argentina, África do Sul e Índia. geralmente as árvores são enxertadas juntamente com oliveiras, parreiras, amendoeiros e cevada.


BOTÂNICA

A alfarrobeira é uma árvore ou arbusto que atinge até 10 m de altura, com uma coroa larga e um tronco grosso, com casca áspera e marrom, e galhos robustos. As folhas possuem uns 10-20 cm de comprimento, de cor verde escuro e aparência e textura brilhante sobre a superfície superior; enquanto recebe cor verde pálido na superfície inferior. A alfarrobeira não perde suas folhas no outono, mas sim a cada dois anos em julho. Além disso, renova apenas parcialmente suas folhas na primavera (abril e maio).



A alfarroba é uma espécie dióica com algumas flores hermafroditas. Flores heterossexuais e bissexuais são raras na inflorescência. As flores são pequenas e dispostas em espiral ao longo do eixo da inflorescência em cachos, suportados em esporas de madeira velha e até mesmo saindo diretamente do tronco (caulifloro). As flores são vermelhas com matizes verdes. O cálice é vermelho-esverdiado na cor e comporta nectários. O fruto é uma vagem indeiscente, alongado, comprimido, reta ou curva, engrossada nas pontas, atingindo 10-30 cm de comprimento, 1,5-3,5 cm de largura e cerca de 1 cm de espessura, com um ápice sem corte ou obtuso. As vagens são marrons com uma superfície rugosa e são coriáceas quando maduras. A polpa compreende uma camada de couro exterior (pericarpo) e uma região interna mais suave (mesocarpo). As sementes estão localizadas na vagem transversalmente, separadas pelo mesocarpo. Elas são muito duras e numerosas, ovado-oblonga comprimida, em forma e textura lisa,  e cor marrom brilhante.
 
 

PROPRIEDADES QUÍMICAS

 

A alfarrobeira tem sua importância devido às suas vagens, que contêm sementes valiosas e polpa. As vagens são ricas em açúcar, e as sementes são ricas em proteínas. Vagens maduras de alfarroba contém uma grande quantidade de taninos condensados​​. O açúcar pode ser extraído das vagens pelo álcool e os melaço obtido como um sub-produto, que pode ser fermentada para produzir o álcool etílico. As sementes de alfarrobeira também contém vitamina A, D, E e vestígios de B1. A vagem contém uma enzima que atua sobre a uréia formando carbamato de amónio.
Uma goma de vulgarmente conhecida como goma de alfarroba ou Tragasol, é obtida a partir das sementes. Goma de alfarroba ee extraída apartir das córneas branco-acinzentadas dos endospermas, separados das sementes por máquinas específicas. É inodoro e tem um sabor mucilaginoso.

 

Perfumes e Colognes com notas de alfarrobeira snao poucos; um deles é o Bois Naufrage que foi lancado na primavera de  2010—incluindo notas de alfarrobeira, sais marinhos e ambargris.


USOS

As sementes são usadas para alimentar gado -  São trituradas até formar um pó para poder ser dado ao gado, pois são difíceis de mastigar.

A farinha das sementes de alfarrobeira é muito nutritiva - e utilizada na produção de pão em 25% da farinha.

Goma de alfarroba é utilizada como espessante de rayon, algodão e outros fios; como acabamento, estampagem e para trás de enchimento de tecidos, como um retardador de curtimento; como um agente para facilitar a hidratação durante a batida de polpas e melhorar a resistência úmida de papel na indústria do papel . É também utilizado como um espessante para pastas de impressão de cor em chita.

Importações americanas de alfarroba são principalmente para aromatizar tabaco.

 

As vagens podem ser usadas como medicamento no tratamento de tosse, e um extrato concentrado de vagens de alfarroba é sugerido como um agente edulcorante para preparações farmacêuticas.
 
A madeira alfarrobeira é usada para trabalhos madeira,  por ser fonte de Algarobbin, um corante natural utilizado para o tingimento de tecidos têxteis, a que se dá uma cor castanho claro. O pó pode ser adicionado a bolos, doces, pães, sorvetes ou bebidas, como agente aromatizante.
 
Alfarroba em pó "cacau" tem vantagens sobre o chocolate na medida em que tem menos calorias e não contém cafeína nem teobromina. Seu sabor não é tão rico como o chocolate escuro, mas assemelha-se chocolate de leite.

 

 

Fotos: SAGT, Comrade Foot, tree-species, enbodenumer, waltarrrrr
 


Autor: Dr. Chandra Shekhar Gupta (cshekhar)

Escritor Fragrantica

Tradução & Edição: SIMONE SHITRIT
 



 



 

 



Matérias primas Seguinte


Advertisement

Simone
Simone

Gostei muito desde artigo pois a alfarrobeira é uma das árvores mais estranhas que conheço. Sempre que viajo para Israel, acabo me deparando com uma delas. Uma vez viajei com a minha família para um lugar perto das montanhas do Golã para ir almoçar em uma fazenda. na entrada da casa tinha uma árvore gigante de mais ou menos 300 anos. O gosto da vagem é bem esquisito, e fracamente achei um pouco fedida também. meu sogro ama comer esse treco! ele faz doces e geléias... gostaria de ter cheirado as notas olfativas em algum perfume para realmente saber se são de qualidade. In natura não gostei muito...mas posso entender de onde vem a idéia do cacau...

Jul
12
2012

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Flowerbomb La Vie en Rose 2017Viktor&Rolf
Flowerbomb La Vie en Rose 2017

Mercedes Benz Man BlueMercedes-Benz
Mercedes Benz Man Blue

Solo Loewe EsencialLoewe
Solo Loewe Esencial

L'OblìoMeo Fusciuni
L'Oblìo

GlamourKhalis
Glamour

Bonbon Spring SummerViktor&Rolf
Bonbon Spring Summer

Sun Pop Green FusionJil Sander
Sun Pop Green Fusion

Sun Pop Coral PopJil Sander
Sun Pop Coral Pop

Sun Pop Arty Pink Jil Sander
Sun Pop Arty Pink

Sunkissed DreamsHawaiian Tropic
Sunkissed Dreams

Island ResortHawaiian Tropic
Island Resort

Summer DreamsHawaiian Tropic
Summer Dreams

Golden ParadiseHawaiian Tropic
Golden Paradise

Evening Rose D`OrAerin Lauder
Evening Rose D`Or

Tangier Vanille D`OrAerin Lauder
Tangier Vanille D`Or

1881 SignatureCerruti
1881 Signature

Pure Grace Summer SurfPhilosophy
Pure Grace Summer Surf

First Instinct for HerAbercrombie & Fitch
First Instinct for Her

Leather SensationByblos
Leather Sensation

Metal SensationByblos
Metal Sensation

Solarissimo MarettimoAzzaro
Solarissimo Marettimo

Musk MalakiChopard
Musk Malaki

Bonjour SeñoritaTous
Bonjour Señorita

Mia Me MineHalloween
Mia Me Mine

Gisada UomoGisada
Gisada Uomo

Gisada DonnaGisada
Gisada Donna

KastellorizoMaison de Parfum Berry
Kastellorizo

AdoualaMaison de Parfum Berry
Adouala

Ambre 35Maison de Parfum Berry
Ambre 35

Coeur NoirMaison de Parfum Berry
Coeur Noir

Marcas populares e perfumes: