Matérias primas Calone: O Ar dos Anos 90

Calone: O Ar dos Anos 90

08/02/16 04:10:30 (2 comentários)

por: Matvey Yudov

Toda geração tem o seu próprio registro de perfume no tempo. Para a dos anos 90, seria uma das maiores tendências, uma ânsia pelo frescor da melancia.

Um único ingrediente para perfumes, Calone 1951, foi o responsável pelo surgimento de uma família de perfumes inteiramente nova de aromas aquáticos. Ele foi primeiro sintetizado por J. J. Beereboom, D. P. Cameron e C. R. Stephens da Pfizer em 1966.

Muito frequentemente na química, enquanto buscamos por algo, outra coisa é descoberta. O químico alemão Alfred Baur tentava inventar explosivos similares a TNT, mas em 1888 ele, em vez disso, sintetizou o primeiro almíscar artificial. Albert Hofmann explorava alcaloides e descobriu algumas propriedades interessantes de dietilamida de ácido lisérgico (LSD) vários anos depois dessa substância ter sido sintetizada (você pode fazer uma busca e encontrar mais informação sobre a descoberta no “Bicycle Day” em 1943). Shashikant Phadnis, que não falava inglês muito bem e confundia “teste” e “gosto” (“taste”), descobriu por acidente que a Sucralose era 600 vezes mais doce que o açúcar. A mesma companhia Pfizer, enquanto buscava por um remédio para a doença isquêmica do coração, descobriu Sildenafil (vendido como Viagra), um remédio usado para tratar disfunção erétil. Esses são alguns exemplos populares de descobertas feitas involuntariamente.

Voltemos ao Calone. Como eu mencionei acima, Calone 1951 foi inventado por químicos da Pfizer ou, para ser mais preciso, funcionários da empresa de perfume Camilli, Albert & Laloue, fundada em Grasse em 1830, comprada pela Coty no mesmo ano e depois passada para o controle do grupo farmacêutico Pfizer em 1863. Os químicos estavam trabalhando com Cetonas cíciclas, incluindo Benzodiazepinas, como parte de uma grande pesquisa para encontrar um tranquilizante acessível, e eles acabaram o sintetizando e o vendendo como diazepam benzodiazepina (Valium).

No laboratório havia uma política para nomear todos os novos compostos com um código especial, que incluía as primeiras letras do nome da empresa, a classe do composto inventado e sua sequência numérica: Camilli+Albert+Laloue+ketone+=CALone. A substância registrada com o número 1951 (metil benzodiazepina) foi a única que tinha um forte odor de melancia. Ela foi imediatamente patenteada por precaução e durante os próximos 20 anos Calone 1951 havia sido um ingrediente de perfume marginal, basicamente usado apenas em pequenos traços de acordes florais, predominantemente na criação do cheiro de lírio-do-vale. Quando a patente expirou, Calone 1951 entrou para sua era gloriosa: o primeiro perfume com uma quantidade significativa de Calone (1,2%), Aramis New West for Her (1989), deu origem a uma nova tendência de perfumes aquáticos. Diferentes empresas começaram a produzir esse composto e ele é agora conhecido por muitos nomes: Aquamore, Watermelon Ketone, Ozonor, Ozeone, Calone 161 ou simplesmente Calone.

Para sua informação, a empresa Camilli, Albert & Laloue foi adquirida pela Société Marcel Blanc em 1985, e em 1996 tornou-se parte da corporação finlandesa Cultor.

Na sua forma pura, o Calone possui um cheiro fresco, um tanto verde e ozônico, com nuances características de ostra e melancia. Сalvin Klein Escape (1991), com 0,8% de Calone, oficialmente aprovou a nova moda dos perfumes aquáticos frescos. Centenas de perfumes em que o Calone aparecia como nota principal surgiram, enquanto outros ingredientes apenas enfatizavam suas diferentes facetas, especialmente seus traços metálicos frescos. Depois de uma longa e intensa moda de 10 anos, todo mundo se cansou do Calone de maneira que muitos perfumes foram reformulados para diminuir seu “frescor marinho”, e alguns deles (por exemplo, o já mencionado CK Escape) o abandonaram completamente.

Calone tirou proveito de sua singularidade por um bom período de tempo, mas os químicos não pararam e pesquisaram quase toda possibilidade que substituísse Benzoxazinona e Benzodioxepinona. Descobriu-se que a substituição do grupo de metilas por algo mais forte resultado em um odor mais potente. Um dos primeiros ‘Calones” foi Transluzone, sintetizado pela Firmenich.

Transluzone tem um cheiro mais floral [compare sua estrutura com a do Lilial] e menos marinho. Você pode encontrá-lo em Replica - Beach Walk (Maison Martin Margela) e in Biotherm Eau Ocean.

Cascalone e Aldolone (patenteados em 1997) também foram inventados pela Firmenich. O primeiro tinha um odor aldeídico ozônico (remetendo a Adoxal), que é mais intenso que Calone, sem a faceta de ostra. Aldolone também é um ingrediente aldeídico ozônico, e muito fácil de se trabalhar, porque não contém as propriedades desagradáveis do Calone (é bem difícil balancear o Calone e incorporá-lo de forma agradável dentro de uma estrutura de perfume como um todo).

Azurone, um produto da Givaudan, foi patenteado em 2000, e agora está disponível ao público geral apenas como a base Ultrazur. Azurone é ao mesmo tempo mais forte e mais difusível. Foi testado pela primeira vez na quantidade de 0,06% no perfume Oscar Marine Spirit (Oscar de la Renta, 2005). Outro perfume, que eu não conseguiria imaginar sem esse ingrediente, é Secretions Magnifiques (Etat Libre d’Orange, 2006); contém 0,025% de Azurone.

Entre as Benzodioxepinonas, gostaria de mencionar o produto Conoline de Calchauvet SA. Seu perfil olfativo é diferente: fenólico, courino, terroso, com nuances de jacinto e lírio-do-vale, e quase sem frescor ozônico.

Uma série de compostos foram descobertos com odor muito mais intenso que o Calone, por exemplo, o aroma de 124 e 219 são várias vezes mais potentes. Eles têm um cheiro diferente de sua inspiração original, Calone – o primeiro é mais frutado e aldeídico, o segundo mais verde e metálico.

Calone 1951 tem seu próprio perfume nominal, “Calone 17” (em forma de vela perfumada e fragrância para casa), dedicado a ele por Le Labo. O Calone marinho e ozônico nessa fragrância é trabalhado com notas de gerânio e âmbar. Calone não é certamente o único modo de colocar um perfume no caminho “marinho fresco”, mas ele se tornou um clássico e deu origem a um grande grupo olfativo de perfumes aquáticos.

Mat Yudov

Mat Yudov é um químico, perfumista e músico. Mat é um investigador e especialista na química de materiais aromáticos. Ele se formou na Universidade Estatal de Moscou "Lomonosov" em 1999. Ele escreve no popular blogue de perfumes  leopoldray.blogspot.com 

(em russo).

 

Tradução: Daniel Barros

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

Arle
Arle

Aplaudindo de pé esta matéria, gosto muito de conhecer a química por trás das fragrâncias. É perceptível a nota de calone em L'eau D'Issey Pour Homme de Issey Miyake, na sua saída apesar de bastante cítrica e herbal verde-picante, sente-se um aroma levemente salino, gelado e com acordes de ostra. Em Acqua de Gio Essenza da Giorgio Armani as notas de Cascalone e Paradisone são fortíssimas, bastante potentes, já estas nele apresentam-se com uma característica aquática, cintilante, ozônica e ligeiramente frutal-fresco, o jasmim com florais brancos dominam o coração desse perfume. Apesar das mais variadas notas para criar o frescor marítimo o calone é realmente uma nota excepcional. Daniel Barros parabéns e muito obrigado pela tradução de um artigo interessante como este.

Aug
02
2016
Joice SP
Joice SP

Amei a matéria! Sou fã do calone e mesmo sendo "datado" (década de 90) eu o considero atemporal! Acho fascinante quando descobrem, sem querer, verdadeiros tesouros olfativos, como foi o caso do calone.
Muito obrigada por enriquecer nossos conhecimentos!!!

Aug
02
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Sweet ScentLouis Cardin
Sweet Scent

Passion ScentLouis Cardin
Passion Scent

Shiny AmberAnna Zworykina Perfumes
Shiny Amber

Chocolate Perfume OilDame Perfumery
Chocolate Perfume Oil

Esprit Pure Summer Edition For MenEsprit
Esprit Pure Summer Edition For Men

Esprit Pure Summer Edition For WomenEsprit
Esprit Pure Summer Edition For Women

Dream FearlesslyMary Kay
Dream Fearlessly

Live FearlesslyMary Kay
Live Fearlessly

Marcas populares e perfumes: