Matérias primas Aromas de Natal: Parte III, Abeto

Aromas de Natal: Parte III, Abeto

12/14/15 10:09:15 (3 comentários)

por: Juliett Ptoyan

O Fragrantica continua os preparativos para o Ano Novo (de repente já falta muito pouco!); em Aromas de Natal, já falámos de picea e canela, e hoje gostaria de vos apresentar o abeto, a única árvore conífera cujos cones crescem apontando para cima. Bom, sim, o abeto também faz lembrar o Agente Cooper a caminho de Twin Peaks.

 
Cena de "Twin Peaks" (dir. David Lynch)
 
Kyle MacLachlan menciona o Abeto Douglas (Pseudotsuga menziesii) nas primeiras cenas de sua viagem, e diz que nunca tinha visto tantas árvores. Não nos surpreende: este tipo de abeto compõe grande parte das florestas da costa do Pacífico e é originário do Norte da América (Twin Peaks tinha lugar aí).
 
 
O mito que as coníferas podem viver apenas em climas duros não diz respeito a todas as variedades de abeto - existem muitos entre as variedades termofílicas, como o espanhol e o siberiano. Mas "amar o calor" não significa "sensível ao frio": por exemplo, a Abies sibirica é tolerante a temperaturas tão frias como -25 °C, apesar de seu crescimento em tais condições ser mais lento do que o usual. 
 
 
Pode ser difícil diferenciar as variedades de abeto, mas existem dicas para determinar se é um abeto (em vez de pinheiro). Existem várias características: primeiro, a forma da coroa do abeto é quase sempre simétrica; segundo, o abeto tem agulhas grossas sem espinhos (mais largas e longas do que as do pinheiro) que são verde escuro com duas faixas brancas nos lados.
 
Terceiro, os cones do abeto crescem no topo da árvore, e virados para cima, como já dissemos. Também, esta árvore não tem os pequenos canais dentro do tronco nos quais corre a resina. Quanto ao bálsamo canadiano (também conhecido como bálsamo de abeto) - é feito de resina mole do Abies balsamea, o único que tem estes canais - e, de acordo com os naturopatas, esta substância viscosa pode curar todas as doenças.
 
E os óleos essenciais? São feitos de outras variedades de abeto. Além do canadiano, há o abeto prateado para a produção de óleo - o cheiro é suave, especiado, balsâmico, com um delicado toque cítrico; e o siberiano - seu aroma mais frio e menos especiado. Atenção aos falsificados: por vezes os produtores podem substituir este óleo com fraçoes de estrato de pinheiro.
 
 

Na perfumatia, o abeto ocorre frequentemente em conjunto com outras notas de coníferas - como em Chimaera de Tiziana Terenzi que tem bálsamo canadiano misturado com pinheiro; Xeryus combina abeto & cedro; e em Fou d'Absinthe, as agulhas de abeto são gentilmente mergulhadas num banho de absinto. Aftelier tem um denso e balsâmico Fir (gosto de ideia de produzi-lo em forma sólida, porque sabe bem espalhar na pele em vez de vaporizar); Fir Balsam de Frank Boclet pode não ser tão balsâmico, mas também merece atenção.

O seco e crepitante Fraser Fir pode ser encontrado na Demeter; Umbra de Ramon Monegal oferece-nos um coquetél de abeto e oxigênio: é uma textura arejada como uma núvem de agulhas igualmente distribuídas junto à base com notas de musgo.

 
Para comemorar o Ano Novo usamos muito os abetos Canadiano, Fraser e Nordmann - são lindos e as agulhas não picam; quem gosta de artesanato usa nas mesas festivas e para decorar velas; as agulhas de abeto também se adicionam em banhos de vapor.
 
 
O que pensam do cheiro do abeto? Conseguem distinguir das outras coníferas, ou acham igual ao cheiro dos pinheiros? Já experimentaram
aromas com notas de abeto?
 
 
 

Juliett Ptoyan é uma jornalista de perfumes que colabora com várias revistas, organiza ateliês de perfume e regularmente escreve em seu blogue, bouquetjuliett.ru.

Tradução: Miguel Matos

 



Anterior Matérias primas Seguinte


Advertisement

MathKortz
MathKortz

Bira é possível, desde que você encontre algum abeto plantado em algum parque/casa, preferencialmente no sul do país, rsrs. Existem várias espécies de abeto. Os abetos amis usados nas fragrâncias, são esses da costa noroeste do continente americano (Pacífico do Canadá e EUA), aí esses vai ser bem difícil encontrar mesmo...

May
29
2016
Bira
Bira

Seria muito bom poder sentir o odor in natura de abeto.... Morar nos trópicos não permite.

May
28
2016
MathKortz
MathKortz

Coníferas são muito dificeis de reconhecer, chamamos tudo popularmente de "pinheiros", mas são parentes também dos cedros (os que mais se assemelham a não-coníferas), araucárias (que geralmente apresentam folhas apenas nas pontas extremas dos galhos), tuias e ciprestes (esses com formato bem mais cônico, fechado, e folhas tubulares que se desenvolvem de caules de textura também folhosas, estes dos galhos propriamente ditos).

Muito bom relembrar Twin Peaks e o agente cooper!
Aqueles cenários lembram mesmo esse clima, dá até a impressão do cheiro das árvores

May
27
2016

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jimmy Choo Man IceJimmy Choo
Jimmy Choo Man Ice

FunfairSP Parfums Sven Pritzkoleit
Funfair

Lisbon BluesSP Parfums Sven Pritzkoleit
Lisbon Blues

SuntanglamSP Parfums Sven Pritzkoleit
Suntanglam

Mon GuerlainGuerlain
Mon Guerlain

Tangier MemoriesTeresa Helbig
Tangier Memories

TeresaTeresa Helbig
Teresa

A Bulldog in the AtelierTeresa Helbig
A Bulldog in the Atelier

#Bon Bon CherieFaberlic
#Bon Bon Cherie

Faberlic by Valentin Yudashkin GoldFaberlic
Faberlic by Valentin Yudashkin Gold

Fresh & Clean VacayVictoria`s Secret
Fresh & Clean Vacay

Warm & Cozy VacayVictoria`s Secret
Warm & Cozy Vacay

Sweet & Flirty VacayVictoria`s Secret
Sweet & Flirty Vacay

Vanilla Opi-OudIkiryō
Vanilla Opi-Oud

AppleRum and JasmineIkiryō
AppleRum and Jasmine

Blood Cherry CordialIkiryō
Blood Cherry Cordial

FugueIkiryō
Fugue

Eau Hyper FraîcheCourreges
Eau Hyper Fraîche

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Marcas populares e perfumes: