Avaliação de Fragrâncias A Suave Androginia de Living Lalique

A Suave Androginia de Living Lalique

03/20/15 06:01:49 (Um comentário)

por: Miguel Matos

Fui apresentado à última criação Lalique, Living Lalique, em Outubro na exposição TFWA Expo em Cannes. Com um frasco deslumbrante como este, fiquei instantaneamente impactado. Deve ser um dos frascos mais notáveis que eu tenho visto ultimamente na indústria de perfumes. Claramente identificável como reminiscente dos belos designs do artista francês, mestre de obras em vidro nos períodos Art Nouveau e Art Deco, o frasco de Living Lalique dá a impressão de um perfume extremamente sofisticado. A maioria dos perfumes Lalique é excelente, na minha opinião, e os frascos são quase sempre lindíssimos. Por isso, aqui não há surpresa. Mas este é um frasco especial, muito clássico e vintage. mesmo entre dezenas de outros frascos em minha coleção, este se destaca por sua elegância.



Tenho estado à espera do lançamento oficial de Living Lalique para vos dar minha opinião sobre ele. Tenho estado ansioso por isso porque sou apaixonado por esta edição e é de fato um perfume surpreendente, não é o que se espera, mesmo lendo a lista de notas. De fato, Living Lalique pertence à mesma família de estranheza de outra jóia nesta linha, Perles de Lalique. Esta marca é um símbolo e um exemplo de um nome mainstream que consegue manter um nívvel superior de qualidade e uma abordagem artística às fragrâncias. Há um cuidado enorme no design dos frascos e uma preocupação como o perfume lá dentro para que seja sempre uma surpresa de combinações invulgares e originais.



Antes de chegar ao assunto do aroma propriamente dito, tenho de sublinhar de novo a rara qualidade do design deste frasco, um pesado bloco hexagonal de vidro com uma sensação orgânica, dentro do estilo Art Nouveau. Cada lado é facetado e os rebordos são marcados com finas linhas brancas. Há um anel dourado com a inscrição gravada “Living Lalique” e por cima dele repousa uma tampa transparente com um desenho a branco e dourado de um pássaro. Tudo isto é perfeito até se abrir o frasco e se descobrir que a bela tampa afinal é feita de plástico pobre com pouca qualidade de acabamentos. O pesado frasco fa um estranho contraste com a leveza da tampa de plástico que tenta imitar o vidro. Bem, afinal nem tudo é perfeito.



Agora, chegando ao assunto do perfume em si. É uma fragrância baseada na íris, como disse Elena aquando da notícia sobre esta edição. Mas não se deixem enganar, pensando que será um perfume muito feminino e atalcado. É o oposto disso, na verdade. Que surpresa! Quando o vaporizei pela primeira vez pensei: “Será uma fragrância masculina?” Sim existe uma clara predominância da íris, mas ela está casada com uma enorme dose de madeiras e vetiver. Lembram-se de qualidade unisex do grandioso Perles de Lalique? Pois bem, é a mesma sensação. Quando se cheira pela primeira vez há uma explosão depimenta preta, íris e vetiver. Todas as notas doces listadas como a baunilha e a fava tonka estão sutilmente misturadas pelo meio, mas apenas para dar corpo e suavidade. Tudo o resto é seco e duro. Que grande contraste para um frasco tão feminino e delicado. Esta não é a íris da maquilhagem, nem a da qualidade atalcada e terrosa. É mais aproximada com a íris que tem sido usada nas fragrâncias masculinas nos últimos tempos. Não é um perfume difícil, e parece até que já o cheirámos antes, em algum lado. Mas é adorável, elegante e andrógino, e eu o adoro. Contudo, há um senão: é um perfume muito tímido e vive rente à pele. Preciso de cinco vaporizações em meu pescoço e depois reaplicar a cada hora com a mesma dose. E mesmo assim ninguém o consegue cheirar em minha volta. O que é uma pena, porque é um aroma interessante e algo que eu poderia usar muito, mas eu gosto dos perfumes fortes e ousados... Tenho usado ele ocasionalmente desde Outubro com grande prazer. Mas a menos que leve consigo um vaporizador de carteira, você vai ver que estará desejando mais daquela lufada inicial de íris e vetiver, mas não a terá. Na caixa diz que é eau de parfum mas a longevidade e projeção são mais próximas a uma eau de cologne. Por favor, maravilhosos artistas da casa Lalique: Eu sei que existe uma versão Parfum de Living Lalique. Podem lançá-la rapidamente? Obrigado!

Imagens: Miguel Matos

Miguel Matos é um jornalista português obcecado por arte e perfumes. Ele é o editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa e dirige sua própria revista cultural, Umbigo, além de colaborar com textos para museus e galerias de arte, tendo editado também um livro de entrevistas com artistas. Ele coleciona perfumes e é especialmente apaixonado por vintages. Ele é escritor, tradutor e editor do Fragrantica.com.br

 

 



Anterior Avaliação de Fragrâncias Seguinte


Advertisement

paladino
paladino

frasco realmente lindo..
o desenho da tampa tem uma pegada meio hunger games (jogos vorazes) rs

Mar
21
2015

Adicione sua resenha

Torne-se um membro desta comunidade perfume online e você poderá adicionar seus próprios comentários.

Advertisement

Advertisement

Novos perfumes

Jeu d'Amour FélinKenzo
Jeu d'Amour Félin

Secret Potion No. 2Bullfrog
Secret Potion No. 2

Secret Potion No. 1Bullfrog
Secret Potion No. 1

Peonia Nobile Edizione SpecialeAcqua di Parma
Peonia Nobile Edizione Speciale

Amber WoodElegantes
Amber Wood

Chesterfield ClubElegantes
Chesterfield Club

Royal VetiverElegantes
Royal Vetiver

Le Ballet BlancRepetto
Le Ballet Blanc

Flower by Kenzo Eau de LumièreKenzo
Flower by Kenzo Eau de Lumière

Burner Perfume No 7: Red DodecahedronAether Arts Perfume
Burner Perfume No 7: Red Dodecahedron

Crema di Lime e CognacKyse Perfumes
Crema di Lime e Cognac

JKyse Perfumes
J

Bois de Santal et TerreKyse Perfumes
Bois de Santal et Terre

Baldessarini Cool ForceBaldessarini
Baldessarini Cool Force

IrisoirSultan Pasha Attars
Irisoir

SapphireThameen
Sapphire

EmeraldThameen
Emerald

RubyThameen
Ruby

Mademoiselle RochasRochas
Mademoiselle Rochas

Regent LeatherThameen
Regent Leather

Green PearlThameen
Green Pearl

RivièreThameen
Rivière

La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017Guerlain
La Petite Robe Noire Eau de Toilette My Cocktail Dress 2017

Anti AntiPMP Perfumes Mayr Plettenberg
Anti Anti

Silence The SeaStrangelove NYC
Silence The Sea

Mont-RoyalClaude Andre Hebert
Mont-Royal

MétropoleClaude Andre Hebert
Métropole

Ville-MarieClaude Andre Hebert
Ville-Marie

Notre-DameClaude Andre Hebert
Notre-Dame

A l`Ombre des ClochersClaude Andre Hebert
A l`Ombre des Clochers

Marcas populares e perfumes: